MEO Marca Recomendada

Rogério Barrocas
Rogério Barrocas apresentou a reclamação
27 de maio 2014

PT-MEO
Venho por este meio expor um caso vergonhoso que se está a passar comigo:
Após vários contactos telefónicos de um vendedor, decidi aderir para experimentar o serviço do pacote MEO Total 24 (05-Mai-2014) uma vez já ter Zon Iris.

Durante esses contactos, entre várias questões técnicas, perguntei se com uma única box conseguia ter vários pontos de TV em casa e foi-me dito que a meo não fazia esse tipo de instalações, mas que comprando um simples aparelho numa loja de consumíveis electrónicos que procedia a essa instalação facilmente, mas nunca me explicando que a ligação seria feita por telefone, ( uma vez não perceber muito do assunto) prossegui contando ter as minhas 3 TV´s com sinal e alugando ainda mais uma box.

Também perguntei se a ligação de 24 MB era segura. ao qual o operador me responde que a linha era garantida de 24 MB, (este ponto era fundamental para mim), assim sendo fiz a adesão, Marcada a instalação(17-Mai-2014) ninguém do lado da meo, informou que após a instalação do equipamento deixaríamos de ter direito ao normal período de experimentação de 15 dias, por se tratar de um adesão via telefone.

Dois dias antes da instalação (15-Mai-2014) fui novamente contactado por alguém da meo a perguntar/informar se/que a instalação se mantinha no dia 17-Mai-2014, ao qual respondi afirmativamente, sem acrescentarem qualquer informação adicional sobre períodos de fidelização ou experimentação.

No dia da instalação (17-Mai-2014), perguntei à equipa técnica que se deslocou a minha casa da possibilidade de instalação dos vários pontos de TV, onde me foi dito que isso não era possível fazer numa instalação meo, sem alugar mais box´s e que o tal aparelho existia, mas obrigava a que todas as TV's estivessem sempre sintonizadas no mesmo canal, (pois a linha a ser instalada seria por telefone), em seguida pedi ao técnico para testar a velocidade de Internet onde me reporta que a mesma era de 2 MB no meu PC, ao qual eu fiquei espantado e reclamei de imediato o serviço, o técnico explica então que a velocidade da meo perde 5 mb por cada Box (eu aluguei 2) e 4 pelo telefone, explicando que em casa só estava a receber 16 MB, isto fazendo as contas seria 16-5-5-4= 2MB.

Posto isto como não fui informado pelo o operador vendedor sobre estes problemas informei a equipa da meo para não proceder à instalação do serviço MEO Total 24. Todavia, a equipa de instalação informou-me que tinha 15 dias de período experimental e caso não estivesse satisfeito com o serviço que podia cancelar o mesmo dentro desse período. De salientar que não assinei qualquer documento no dia da instalação, nem me foi pedido qualquer assinatura ou entregue qualquer documento, no qual achei estranho.

Aliado o problema da TV e o sinal de Internet ser muito menos de metade do contratado reportei o cancelamento do serviço ainda com o técnico em minha casa, por via telefone como o técnico aconselhou fiz a chamada com o mesmo de volta da instalação e uma vez mais nem a operadora que me cancelou o serviço de imediato soube-me avisar sobre o período experimental nem mesmo o técnico a ouvir toda a conversa, deixa de instalar o serviço e continua como se nada se passa-se, ainda a nota que a operadora podia ter avisado sobre a situação da instalação com o técnico.

Como o serviço era fraco ainda com o técnico em casa, mandei retirar todos os aparelhos e cabos do mesmo ficando a espera da recolha como o mesmo me informou.

Deste modo, no dia seguinte num acto de confirmar a desactivação, dirigi-me a uma loja física da meo (Centro Comercial Vasco da Gama) com os aparelhos e descrevi toda esta situação de modo a cancelar o serviço, onde o operador da loja física me informou que como o contrato tinha sido feito por telefone, teria de fazer o cancelamento pela mesma via. Assim sendo, o operador da loja pegou no telemóvel da própria loja e ligou para alguém da meo numa de tentar perceber como estava a minha situação para procedermos ao cancelamento. Depois de um questionário de mais de 30 minutos, ficou claro que o cancelamento estava efectuado e que este foi feito no período experimental e que seria contactado mais tarde para proceder à marcação da recolha dos equipamentos, me dando um comprovativo assinado por ele mesmo.

No dia 13 ou 14-Maio-2014 fui contactado via telefone por um operador da meo a indagar de novo os motivos do cancelamento, o qual informei que já tinha efectuado o cancelamento e que estava apenas à espera da marcação da recolha dos equipamentos. Posto isto, a operadora em questão informou-me que corria o risco de sofrer uma penalidade monetária até final de contrato, dado que o cancelamento foi feito dentro do período de fidelização, ainda tentei explicar a minha situação a operadora onde numa atitude muito grosseira nunca tentou perceber a situação em sí afirmando sempre a mesma coisa, indignado pedi para falar com alguém responsável onde o mesmo me avisou da mesma situação e para aguardar por uma carta e proceder à marcação da recolha dos equipamentos.

No dia 27Maio-2014, recebi uma carta da PT a mencionar a penalidade de 897.049 EUR e que este valor seria cobrado na última factura a enviar e que teria de devolver os equipamentos numa loja meo TMN no prazo de 30 dias e caso não o faça que será facturada uma indemnização por cada aparelho.

Após recepção da carta, pesquisei na Internet sobre casos do género, e venho a constar que o mesmo se passa com muitos "clientes" do serviço PT-Meo.
Depois de tanta falta de profissionalismo e falta de informação dos serviços de “helpdesk” que me leva a concluir que só podem estar a agir de má fé.

Questões:
- como é possível efectuar contratos por telefone, sem fornecer informações criticas desse mesmo contrato, a as duvidas por mim feitas serem respondidas com o contrario da realidade?

- como é possível eu pedir a não instalação do serviço aquando da equipa da meo se deslocou a minha casa, dado que os requisitos falados no dia do contrato não se cumpriam e este indicarem-me que eu tinha 15 dias para experimentar o serviço e que podia cancelar durante esse período e agora dizem-se que o "período de experimentação" terminava nesse dia?

- como é possível durante o processo de cancelamento ninguém me indicar de penalizações?

- como é possível ligar para o serviço de helpdesk e dirigir-me a loja da meo e indicarem-me que o cancelamento estava concluído sem problemas uma vez que me encontrava no período experimental.

- com base na linha anterior e de acordo com os argumentos da meo, se o serviço não tiver qualidade, o cliente é sempre obrigado a ficar "agarrado" durante dois anos ou sofrer uma penalização calculada com base não sei o quê, dado que o contrato omite mais uma vez este tipo de informação;

- porque é que eu tenho de ficar com um serviço de Internet de 2Mbps se no contrato me estavam a vender 24Mbps?

- porque é que eu tenho de ficar com um serviço de Tv para 2 televisões onde eu referi ter 3 em casa e ser necessário a instalação nas mesmas?

- como é que eu posso atestar um produto sem que este esteja instalado?

- como é possível o técnico meo falar comigo sobre a recolha dos equipamentos por parte dos estafetas da própria meo, e agora enviam-me uma carta a dizer tenho de ir a uma loja entregar os equipamentos?

Cumprimentos Rogério Barrocas

Data de ocorrência: 27 de maio 2014
28 de maio 2014
Boa tarde Rogério Nunes,

Estamos de momento a analisar a situação exposta, assim que possível dar-lhe-emos feedback.

Até breve,
Jorge Brito
29 de maio 2014
Boa tarde Rogério Nunes,

Enviámos-lhe carta no seguimento do exposto. Irá recebe-la nos próximos dias. Estamos ao dispor para questões futuras.

Até breve,
Jorge Brito
Rogério Barrocas
6 de junho 2014
Venho por este meio uma vez mais mostrar a minha indignação.
Como é referido em cima pela vossa resposta realmente recebi em minha casa 11 dias depois a tal carta em resposta ao meu protesto/reclamação em cima mencionado/a. Resposta essa directa ao seguinte ponto ( Caro cliente lamentamos que não tenha usado ou gostado dos nossos serviços Meo-PT mas mesmo assim queremos os nossos 2 anos de mensalidades a pagar).

Uma vez mais talvez por texto escrito por mim ser muito longo não prestaram qualquer atenção no que foi escrito.

VOLTO A REFERIR E EM EM LETRA BEM GRANDE PARA FICAR BEM LEGÍVEL.

-O SERVIÇO NUNCA FOI USADO EM MINHA CASA, NEM INSTALADO.

-TODOS OS APARELHOS DO MESMO E RESPECTIVA CABLAGEM FOI ENTREGUE NA LOJA COMO NOVA, TENDO SIDO TIRADAS FOTOGRAFIAS COMO PROVA DE NUNCA SEREM USADAS.

-DEIXANDO UMA VEZ MAIS A NOTA QUE FOI PEDIDO AO TÉCNICO (Assis Cruz) EM PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NO DIA DE INSTALAÇÃO QUE NÃO PRETENDIA O SERVIÇO, AO QUAL O MESMO ME RESPONDE TAL ACTO TINHA DE SER FEITO POR TELEFONE, E NÃO CANCELOU A INSTALAÇÃO COMO MANDAM AS NORMAS.

É de lamentar tal resposta vossa para com a minha pessoa, imparcial em relação a milhares de casos em que dão a resolução do problema sem qualquer prejuízo para o cliente. Esses mesmo milhares de casos estão a vista de toda gente publicados nas várias plataformas Web (inclusive aqui no portal da queixa).

Solicito o mais rapidamente possível a resolução do meu caso, não deixando a possibilidade de avançar para uma queixa crime contra o vosso funcionário (Assis Cruz) e a vossa Empresa pelos danos que me estão a causar.

Terei todo o gosto em apresentar para toda gente ver a imparcialidade que vão dando relativamente a vários casos semelhantes, o que demonstra o vosso modo de funcionamento para com os clientes.

Fica a nota que a MEO-PT pretende sim reaver os seus lucros a todo o custo deixando a satisfação dos clientes para último plano, e numa tentativa de colectar mais alguns fundos obrigam os mesmo clientes a ficar com serviços medíocres totalmente fora daquilo que anunciam pela vossa publicidade.

Estarei pessoalmente se o assim o intenderem para se marcar uma reunião a fim de se resolver este assunto.

Com os meus melhores cumprimentos