MEO Marca Recomendada
  • Rua Andrade Corvo, 6

MEO - Roaming da MEO é uma Fraude

Gerson apresentou a reclamação
25 de maio 2018

Durante uma estadia na República do Dominicana no Passado mês de Abril entre os dias 21 a 29 recebi um sms da MEO (a 25/04/2018) a informar que teria ultrapassado o limite de Roaming (Acessos a Internet) no valor de 50€+iva.

Fiquei deveras surpreendido e preocupado, porque não só não tinha os dados moveis do meu telefone (Samsung s8+) ligados, bem como, todo o acesso à internet que fiz durante as minhas férias foi recorrendo ao wi-fi do próprio hotel onde estava hospedado. Incomodado com a situação e com a desagradável surpresa do sucedido, contatei a Meo assim que regressei a Portugal, questionando o seguinte:

1) Como fora possível registarem aquele consumo; já que não solicitei a ativação do serviço de roaming no estrangeiro (muito menos acesso a internet)

2) Como não havia recebido qualquer aviso do limite mínimo (imposto pela Meo e com o desconhecimento e consentimento do cliente);

3) Que acessos (sites, apps, etc) resultaram naquele consumo.

Decorrente desta conversa foi registada via telefone (em chamada gravada) uma reclamação (nº 3-273815956846). Passados uns dias recebo o seguinte mail:

"Date: quinta, 10/05/2018, 20:03
Subject: Esclarecimento 961604668[THREAD ID : 3-3IM7CJ6I]

Caro Gerson Carola,
No seguimento do seu pedido, e após tentativas de contacto sem sucesso, informamos que a fatura nº 506326185 (05/2018) inclui acessos de internet em roaming na Republica Dominicana. A taxação está correta e de acordo com os acessos efetuados, tarifa roaming zona 2, que poderá consultar acedendo a https://www.meo.pt/telemovel/tarifarios/roaming/tarifa-base/dados

Não dispomos de informação de quais as aplicações em que foram feitos acessos, tendo em conta o sigilo e proteção de dados pessoais. Temos apenas registos que os acessos ocorreram nos dias 24 e 25/04/2018 e que poderá confirmar na Área de Cliente em meo.pt. Procedemos à alteração do limite extramensalidade roaming dados para Eur10,00+iva, tal como solicitado.

Para mais informações, estamos sempre disponíveis pelo 16 200 e na Área de Cliente em meo.pt.

Obrigado e até breve,
Serviço ao Cliente
meo.pt"

Sobre a resposta é importante referir que não houve até à receção do mail, ou até à data que escrevo esta reclamação qualquer contato da Meo, pelo contrário eu próprio liguei para a Entidade para atentar sobre o ponto de situação, ao que me foi dito para aguardar. É impressionante a dualidade de critérios e informação contraditória que a Meo tem para com os seus clientes, já que me havia sido dito que o limite mínimo não poderia ser reduzido ou retirado, mas ao que parece e segundo a resposta enviada, já foi possível alterar o valor para 10€+iva.

Ora isto por si demonstra um total descrédito e falta de respeito para com os clientes. Pois a empresa deveria zelar não só pela proteção de dados como garantir que não haja situações que conduzam a enganos e/ou a fraudes, nomeadamente, acessos indevidos a Roaming e outros serviços de valor acrescentado no estrangeiro ( já que ao que parece o serviço foi ativado de forma automática) e como tal deveriam de dar –se a opção ao cliente de escolher o seu próprio limite ou pura e simplesmente inibir esse mesmo acesso.

Liguei novamente à Meo após receção desta resposta, pedi para falar com o departamento de faturação que mostrou-se completamente insensível à minha frustração e preocupação, dizendo-me apenas que não tinham muito mais a fazer relativamente à minha situação e que o valor iria ser faturado no final do mês.
Após isto, sentindo-me completamente de "mãos atadas" face à posição da Meo e, entendi indagar junto da ANACOM e do Centro de Arbitragem de conflitos de Consumo.

Em relação à Meo, entidade com a qual tenho além das comunicações moveis, tv, internet e telefone fixo em casa há mais de 8 anos, apenas informar que irei rescindir os meus contratos se não houver a anulação imediata deste valor de consumo que é vergonhoso, quer na forma como foi faturado quer na forma como de forma omissa como foi registado.

Para aqueles que assim como eu já sofreram na pele esta e outras situações semelhantes, espero ter contribuído para que não incorram na mesma situação.

Aguardo por uma resolução.

Data de ocorrência: 25 de maio 2018
Boa tarde, Gerson Gomes.

Lamentamos a situação que nos reporta. Sugerimos que exponha a situação, de forma gratuita, diretamente através da opção "Pedidos" disponível na sua área de cliente, em my MEO (conforme indicado em * PROIBIDO *://xvf.px.xsl.pt), onde poderá acompanhar a evolução do pedido, para além dos canais oficiais de apoio ao cliente indicados em www.meo.pt/contactos.

Até breve,
Ana Vaz
Boa tarde cara Ana Vaz,

Agradeço a sua sugestão. Contudo a mesma já havia sido registada via telefone e já foi respondida via mail. Se ler com atenção a minha relação está nela contida o mail em resposta da MEO que basicamente ignorou a minha situação e não fez.

Ainda assim enviei mail para o departamento de faturação da Meo no passado dia 22/05/2018.

Cuja resposta ainda aguardo.

Boa tarde cara Ana Vaz,

Agradeço a sua sugestão. Contudo a mesma já havia sido registada via telefone e já foi respondida via mail. Se ler com atenção a minha reclamação, nela está contida o mail-resposta da MEO que basicamente ignorou a minha situação e nada fez sobre o assunto.

Ainda assim enviei novamente mail para o departamento de faturação da Meo no passado dia 22/05/2018, cuja resposta ainda aguardo.

13 de janeiro 2021
Exmo.(a) Sr.(a),