MEO Marca Recomendada

MEO - Serviços de valor acrescentado

Tiago apresentou a reclamação
26 de agosto 2017

Boa noite,

Venho por este meio demonstrar o meu descontentamento para com as subscrições indevidas de serviços de valor acrescentado que cada vez mais são feitas de forma enganosa nos dias de hoje.

Cada vez se vê mais este tipo de serviços que são apresentados como publicidade em aplicações (na maioria grátis) para smartphones e que com um simples click, seja intencional ou não, subscreve automaticamente um ou mais serviços com custos a rondar os 3€ por semana (cada), informação esta enviada através de SMS.

A MEO (não sei se acontece o mesmo com outras operadoras) por defeito não bloqueia estes serviços, tendo de ser o cliente através de reclamações ao balcão pedir para que sejam bloqueados. No meu caso pedi à mais de um ano que bloqueassem, mas não sei se de propósito ou não voltaram a activar.

A ANACOM que também nada faz e deixa este tipo de serviços operar em Portugal à anos. Cada vez mais se vê casos destes, basta vir ao portal da queixa para ver a quantidade de consumidores com o mesmo tipo de problemas.

O meu caso é simples, basicamente acedi (sem querer) à cerca de 24h a uma publicidade de uma aplicação grátis e já vou com 5 serviços subscritos no valor total de 15€, algumas após ter feito reclamação no balcão da MEO por volta da hora de almoço. Até chegaram a restituir o dinheiro e supostamente a bloquear os serviços, mas o que é certo é que continuo a receber SMS novas de novos serviços subscritos.

Não preciso que me resolvam o problema pois fiz uma nova reclamação ao balcão pelas 22h e já foi enviada para o departamento que trata destes assuntos ao que me disseram para aguardar por uma chamada lá para a segunda ou terça feira. Até lá é acumular serviços e mais serviços, sejam jogos ou conteúdo impróprio. Até já desisti de carregar o cartão, não vale a pena fico logo sem dinheiro.

Pedia apenas a vossa sensibilidade para com este assunto e que se possível bloqueiem a adesão a estes serviços por defeito a todos os novos clientes. Obrigando o cliente a efectuar o pedido por escrito caso os pretenda subscrever.

Data de ocorrência: 26 de agosto 2017
31 de agosto 2017

Venho por este meio dar o ponto de situação e pedir que resolvam o problema o quanto antes.

Já fui 3 vezes ao balcão e até ao momento ainda não me cancelaram os serviços de valor acrescentado nem me restituíram alguns dos valores retirados.

Para verem a falta de organização da MEO, fui a 3 lojas diferentes e todas fizeram procedimentos diferentes:

- A primeira restituiu o dinheiro de dois serviços subscritos e pediu para bloquearem estes e futuros serviços.

- No mesmo dia fui a outro balcão, pois novos serviços continuavam a ser subscritos sem meu consentimento e neste balcão disseram-me que não existia nenhum pedido para efectuarem o bloqueio (mas o que é certo é que restituíram o valor de 2 serviços da primeira vez), procederam a um novo pedido e disseram-me para aguardar dois dias úteis que iria ser contactado.

- Passado dois dias úteis, ainda não tinha recebido qualquer chamada por parte da MEO e por isso resolvi ir a outra loja onde me disseram que não podiam fazer nada pois o pedido já estava encaminhado (nem podiam restituir o valor dos novos serviços pois não lhes era permitido fazer isso no balcão ?!?! Então como é que da primeira vez o fizeram), conclusão fiz uma reclamação no livro.

Até ao momento tenho 5 serviços de valor acrescentado subscritos, sem perceber como é que um simples click numa publicidade leve a 5 serviços subscritos (1 ainda percebo agora 5). Também percebo que o problema não seja directamente relacionado com a MEO, o que eu não entendo é como à mais de um ano pedi que bloqueassem este tipo de subscrições no meu cartão e passado este tempo todo do nada subscrevem 5 serviços, tiram-me 15€ e demoram uma eternidade para resolver o problema.

Peço que me seja restituído o valor total de 9,46€ equivalente a 3 serviços e que desta vez BLOQUEIEM mesmo este tipo de subscrições PARA SEMPRE!

2 de setembro 2017
Boa tarde Tiago.

Após análise verificamos a subscrição de conteúdos de empresas de serviços de subscrição (Vetrya, JetMultimedia e Mobiground). Estas subscrições pode ocorrer, ainda que acidentalmente, por resposta a SMS recebida dessa empresa, acesso a link da empresa ou clicando em algum pop-up desta empresa, num acesso internet a partir do seu nº. Estas empresas e as subscrições efetuadas às mesmas não estão relacionadas com o MEO, somos alheios à gestão do serviço e atuamos apenas como intermediários no pagamento. Face ao seu pedido efetuámos bloqueio deste tipo de serviços no nº terminado em 9xxxxxx62, de modo a que esta situação não volte a ocorrer, operação registada no pedido nº 3-228902593347. Contudo não nos é possível aceder ao seu pedido de reembolso já que não se verifica qualquer incorreção. Aproveitamos para esclarecer que o MEO permite aos seus clientes efetuarem o bloqueio destes serviços diretamante na sua área de cliente.

Até breve,
Maria Santos
6 de setembro 2017
Boa noite Maria,

Pelos vistos não me fiz entender a si e aos seus colegas da MEO.

Reitero que foi efectuado o bloqueio aos serviços SVA à mais de um ano agravando portanto esta situação, pois estas subscrições não deveriam ter acontecido mesmo que por engano meu.

De qualquer forma até ao dia de hoje foi-me creditado uma parte do valor total de todos os SVAs subscritos. O valor total cobrado foi de 22,41€ correspondente a 7 serviços. No dia 25/08 foi-me creditado o valor correspondente a 2 serviços (6,48€), ao mesmo tempo foi também indicado que os serviços seriam barrados contudo até ao dia 2/09 foram activos mais 5. A MEO efectuou hoje (dia 5) o crédito de 9,46€, por conseguinte considero que ainda é devido o valor de 6,47€ (22,41-6,48-9,46), tendo em conta que foi este o valor efectivo de cobranças de SVA. Acuso que o barramento encontra-se activo (ver anexo), espero que desta vez seja para sempre!

Em relação à área de cliente, eu não bloqueei os serviços porque queria me esclarecessem este assunto pois não faria sentido eu estar a desactivar serviços que sem o meu consentimento foram activos!

Como nota e sugestão final: eu não subscrevi 7 serviços de maneira alguma, posso sim ter "clickado" por engano em 1 pop-up de publicidade mas não em 7, dai a minha indignação para com este tipo de serviços que estando ou não relacionados directamente com a MEO não deixam de ser uma peça fundamental para que este "embuste" perdure, basta analisar a quantidade de reclamações que existem espalhadas pelo portal da queixa, entre outros. Acho que seria de bom senso a MEO não activar estes conteúdos por defeito, mas sim quando o cliente assim o entender seja por escrito ou área de cliente.

Concluo que ainda não restituíram o valor total que me foi retirado, mais concretamente 6,47€.

Tiago
Esta resposta tem um anexo privado
13 de janeiro 2021
Exmo.(a) Sr.(a),