MEO
  • Rua Andrade Corvo, 6

MEO - Subscrição de serviço IPX sem o meu consentimento

Vitor Monteiro apresentou a reclamação
20 de fevereiro 2017

A Factura de Janeiro de 2017, referente aos consumos efectuados em Dezembro de 2016, apresentava um valor adicional de 15,48€ referentes a consumos extra contractuais. Como nesse mês efectivei chamadas internacionais e tanto eu como a minha mulher ultrapassamos o platfond de internet disponível, contava com esse valor extra. Apenas achamos estranho o valor ser tão alto e o facto de termos recebido mensagens em que referiam que o limite de comunicações extra mensalidade tinha sido atingido e qualquer comunicação feita a partir daí seria descontada no saldo do cartão.

Contudo, a factura do mês de Fevereiro de 2017 que recebi hoje mesmo, apresentava um valor adicional de 20,99€ o que me deixou bastante surpreso e assustado.

Consultando a minha área cliente da MEO descobri que estava a pagar desde 17 de Dezembro uma subscrição a um serviço apenas descrito como "IPX". Contactei imediatamente o vosso serviço de apoio ao cliente e expus o problema, pedindo cancelamento imediato da dita subscrição e reembolso do valor pago pela mesma na factura de Janeiro e emissão de nova factura de Fevereiro sem o valor extra associado à subscrição.

O assistente da MEO infelizmente não me pôde ajudar em nenhum dos aspectos devido à hora tardia em que a chamada foi feita (01:30 da noite de domingo para segunda), mas referiu que a equipa de atendimento presente a partir das 7 da manhã seria capaz de ajudar muito mais. Referiu apenas que tal subscrição deve ter sido feita por acidente com algum pop-up que foi seleccionado sem intenção ou por malware.

Para meu espanto, fazendo uma busca rápida por MEO e IPX, verifico que este não é um problema tão incomum assim e que já levou a queixas por parte de outros utilizadores. Como tal, ainda antes de tomar outras acções junto da MEO, quero fazer esta queixa para que a MEO tenha maior controlo nas subscrições que os seus utilizadores façam para que esta tenha sido a última vez que alguém tenha de passar por isto.

Irei também ordenar junto da minha entidade bancária o cancelamento do débito directo até que a MEO me garanta que a subscrição está devidamente cancelada e que o valor já retirado da factura de Janeiro me seja restituído.

Data de ocorrência: 20 de fevereiro 2017
22 de fevereiro 2017
Efectuei contacto telefónico e em principio a situação estará resolvida. A operadora que me atendeu foi super prestável (obrigado Susana) e não só cancelou a subscrição e colocou um bloqueio a futuras subscrições fraudulentas, como também me garantiu que deverei ser reembolsado. Se há um conselho que deva dar a outros utilizadores de smartphones é pedirem às suas empresas fornecedoras de telecomunicações para colocarem um bloqueio a qualquer tipo de subscrição, levantando esse bloqueio apenas quando tal seja necessário para o utilizador. Questionei porque é que essa opção não é feita de base e a operadora da Meo informou-me que a empresa não pode fazer qualquer tipo de bloqueio sem o consentimento do cliente. Darei essa queixa como resolvida quando me for restituído o valor retirado pelas subscrições, mas a meu ver, a MEO continuará a merecer a minha confiança.
Vitor Monteiro avaliou a marca
8 de agosto 2017

Insisto que a marca deverá prevenir subscrições indevidas como medida de segurança. A mim quer-me parecer que este até é capaz de ser um negócio lucrativo para eles e dão a desculpa de que a "liberdade das escolhas dos seu clientes é mais importante".