MEO Marca Recomendada

MEO - Subscrição indevida de canal

Fabrício Mota
Fabrício Mota apresentou a reclamação
3 de agosto 2016

Boa noite. Ao ver a factura de Julho (factura electrónica em que só reparo no valor total) e quando reparei que o valor era diferente do habitual, constatei que apareciam os itens Oferta Disney Movies on Demand Periodo de Faturação: 14 jun a 30 jun €2,667 Disney Movies on Demand Periodo de Faturação: jul 2016 .Tentei explicar que tal subscrição é impossível de ser voluntária pois: 1.Não tenho filhos, moro sozinho; 2. não me interessam filmes ou séries infantis; 3. seria incapaz de subscrever a mais um vosso serviço a pagar depois de tantas vezes ter já sido prejudicado, uma vez que num espaço de um ano fiquei por 4 ou 5 vezes sem serviço adsl por períodos de tempo consideráveis... Pedi que o valor, de €7,667 fosse removido da minha factura e a subscrição deste inútil canal Disney fosse cancelada sem qualquer penalização... A resposta foi que tinha que pagar a factura na sua totalidade e as restantes mensalidades de fidelização mesmo que tivesse sido um erro ou não, mas se quisesse (esta é fantástica) podia cancelar o canal e pagaria os meses na mesma, ou seja conseguiria ficar sem o canal mas com o prazer de pagar todos os meses na mesma.... Tentei saber por mail quando é que foi feita a subscrição e responderam me que foi feita em 14 de Abril às 08:39. Ora isto prova, como suspeitei, que não fui eu que subscrevi o canal uma vez que me encontrava fora da minha residência, em Lisboa pois havia ido ver o jogo Benfica-Bayern na noite anterior e a essa hora estava num expresso de volta e como moro sozinho o erro só pode ter acontecido da vossa parte. Fiz questão de mandar outro mail a dizer que não pagava o valor de €7,667 da factura de Julho e esperava o imediato cancelamento da subscrição do canal em questão sem penalização visto ter comprovativos e testemunhas que atestam o que havia referido. Não houve resposta, dirigi me a um posto meo, a agente viu alguns dos comprovativos que tinha comigo como o bilhete da jogo e fez nova reclamação em meu nome. Num espaço de poucos dias outro agente telefonou-me e disse me que tinha reparado que eu tinha feita várias reclamações acerca do mesmo assunto e disse que não valia a pena continuar a reclamar porque a situação era clara para a MEO, engano ou não o que interessa é o período de fidelização e que tinha que pagar e mais nada e por mais que reclamasse a resposta seria sempre a mesma, mesmo tendo comprovativos e testemunhas que me colocam fora da minha residência na data da referida subscrição. Disse que não me conformava e que iria através de outros canais procurar outra solução (anacom, DECO, ect)pois esta situação é profundamente injusta e e de inicio apenas quereria apenas que a tal subscrição fosse cancelada sem penalização e não pagar o valor da mensalidade do canal mas agora pondero rescindir com justa causa. Mesmo que a MEO não resolva favoravelmente o caso e eu tenha que ir através de outros mecanismos legais repor a verdade e a justiça , espero que fique aqui bem espelhado nesta reclamação o tipo de serviço, qualidade de agentes Meo e das suas respostas que o utente MEO o se arrisca a lidar...

Data de ocorrência: 3 de agosto 2016
Fabrício Mota
2 de setembro 2016
Bom dia. Só para dizer que a situação se encontra resolvida mas que tive que recorrer ao Centro de Arbitragem e para quem tem problemas semelhantes com entidades ou empresas fica o endereço * PROIBIDO *://www.arbitragemdeconsumo.org/ - a mediação é gratuita!

Gostava também de endereçar alguns pontos do email que a responsável MEO enviou na troca com o centro de arbitragem que num tom condescendente afastou qualquer responsabilidade ou culpabilidade deixando velada a responsabilidade na minha pessoa. Diz a responsável MEO que:

-"o cliente usufruiu da oferta de duas mensalidade espelhadas nas facturas de Maio e Junho" - não usufrui de qualquer oferta porque até à factura de Julho nem sequer sabia da existência de tal canal na minha box

-"a activação de canais adicionais, premium, pack temáticos, ou qualquer outro serviço adicional é efectuado directamente pelo cliente na MeoBox, não tendo a MEO qualquer interferência no processo" - este era o ponto essencial da questão: mantendo eu sempre a posição de que não fui eu que subscrevi, naquele dia, àquela hora o canal pois não me encontrava em casa e não havia ninguém na minha habitação pois moro sozinho, os agentes MEO tinham sempre a mesma narrativa, que alguém manualmente activou o serviço na box e que agora era impossível manualmente cancelar a subscrição em período de fidelização e muito menos pelos agentes MEO remotamente. Ora o curioso é que depois desta minha queixa ao conselho de arbitragem e as respectivas diligências tomadas por vossa parte junto da MEO o impossível tornou-se possível e a subscrição foi cancelada remotamente sem qualquer intervenção da minha parte ou de qualquer outra pessoa na box . Depreendo pois que estes agentes ou estão mal informados ou agem de má fé. Fica a questão no ar, se me podem cancelar a subscrição remotamente, também não a podem activar? Não sou fã de teorias da conspiração mas vou apenas relatar um episódio que sucedeu: durante este conflito um agente MEO ligou-me a perguntar pelo grau de satisfação MEO, eu disse que era péssimo e descrevi o litígio, ele pediu para eu aguardar a ver e podia fazer algo, dois minutos depois disse que nada podia fazer em relação ao canal tal como tantos outros agentes MEO mas podia oferecer um desconto nas mensalidades do serviço que seria um pouco mias de 10 euros de desconto na mensalidade, mas isto claro se fizesse nova fidelização de 2 anos... Ora pode ser um questão de mau timing mas é que este conflito e esta nova oferta desenrolam se no momento do fim da minha fidelização do contrato com a MEO que expira Outubro... Cada um tire as ilações que quiser...

-"apenas em 19/07/2016 o cliente se dirigiu à MEO relativamente ao assunto em causa, ou seja 3 meses após a activação dos canais"- este argumento capcioso que acho profundamente lamentável, deixa no ar uma interpretação da ideia que eu possa ter subscrito o canal para gozar 3 meses gratuitos e depois cancelar e não pagar nada, o que é ridículo já que tal canal não me interessa para nada e na minha visão acresce que só fortalece a ideia que desconhecia tal subscrição, uma vez que, como tal havia dito anteriormente , só me apercebi da subscrição do canal precisamente quando a factura revelou valores diferentes dos que estava habituado a pagar

Apesar de na forma a resposta da MEO seja um autêntico desastre e na minha opinião um erro de relações públicas que ignora totalmente o lado do cliente apesar das provas apresentadas, e que é tanto mais grave vindo de alguém responsável pelo Gabinete de Satisfação do Cliente, no conteúdo a MEO cancelou a subscrição e removeu os valores nas facturas respeitantes ao canal, por isso pela minha parte dou a situação como resolvida. Fica a lição, se vários agentes disserem que nada pode ser feito, recorram a organismos fora da entidade, Centro de Arbitragem, DECO, ANACOM, etc

Cumprimentos
Esta resposta tem um anexo privado
4 de agosto 2017
Boa noite Fabrício Sandrino dos Reis Alves Mota,