MEO Marca Recomendada
  • Rua Andrade Corvo, 6

MEO - Uso abusivo de serviço não contratado

Pedro Oliveira apresentou a reclamação
26 de fevereiro 2014

Adquiri um telemóvel Smatphone Samsung Fresh no final de Dezembro, onde coloquei o meu cartão Pré-Pago, após troca por cartão adequado ao novo telemóvel. Á cerca de uma ou duas semanas atras verifiquei o meu saldo (só verifico por vezes pois tenho noção do dinheiro que vou gastando com chamadas) e qual não foi o meu espanto, só tinha €5.13. Achei impossível pois não tinha feito chamadas que justificassem essa diminuição de saldo. Tentei contactar a linha de apoio no dia, e não consegui ligação, optei então por mandar um pedido [THREAD ID : 3-CFUB7LY] de extrato através da área cliente do site, pedido esse que me pediram para enviar um documento por escrito juntamente com a copia do CC, mas não me disseram para onde enviar, pois o endereço, noreply@telecom.pt, endereço este que não se deve responder pelo que sei.

Liguei então para o 1696 e la consegui falar com um operador, que me informou que o saldo estava a sofrer esta diminuição porque estaria a utilizar o serviço
"internet no telemóvel", serviço este que nunca solicitei. Disse então que nunca tinha utilizado Internet no telefone a não ser por WiFi, ao que me respondeu que
"julgava que eu julgava que estava a utilizar o WiFi, mas que na realidade estaria a utilizar o tal serviço "internet no telemóvel" e que me era cobrado €1.25/dia ",
que nunca solicitei. Pedi desde logo que suspendesse o serviço pois não o pretendo utilizar, respondeu-me que não podia e que teria que ligar para o 12030 (Serviço de apoio técnico - serviço de internet e MEO WiFi) e que um assistente me iria ajudar na configuração do meu telefone, para que não voltasse a acontecer. Lá liguei e o assistente ajudou-me numa configuração (desactivar os "dados moveis" (que ja tinha desactivado no inicio), o modo de rede para GSM), e solicitou-me outro procedimento (editar o ponto de acesso APN) que não é possível fazer pois as opções no telemóvel não o permitem por estarem bloqueadas. Desde esse dia que não tem sido descontado saldo indevidamente.

Primeiro, não tendo eu solicitado qualquer serviço de "internet no telemóvel", acho abusivo que me venham cobrar um serviço que NUNCA solicitei nem usufrui. Segundo, nunca usufrui desse tal serviço, o meu telemóvel só acede á internet quando ligo o WiFi (serviço este que não tem qualquer coisa a ver com a meo/tmn, é uma ligação gratuita com ligações abertas ou com as respectivas passwords), pois noutras situações o telefone informava para verificar ligação à internet e nunca acedia à internet. Todos os restantes dados transferidos para o meu telefone foram através de WiFi.

Já soube de situações idênticas à minha, o que concluo que isto é um "esquema" para, literalmente, roubarem (esta é a expressão que melhor se aplica a esta situação) as pessoas que adquirem smartphones. Pois a meo/tmn nao tem o direito de colocar ou cobrar através do meu telefone qualquer quantia ou serviço que nao seja requerido por mim, e se o tiverem agradeço que me façam prova disso. Não será por comprar um Smartphone que aceito todo tipo de serviço que sirva para me extorquir saldo abusivamente.

Solicito então que me enviem um extracto desde o inicio de Janeiro de 2014, para eu ter conhecimento do valor que a meo/tmn me roubou. Segue em anexo a cópia do meu CC conforme solicitado por vós.

Solicito também não ser contactado para qualquer acção comercial que tenha a ver com a meo/tmn, porque se eventualmente poderia haver a possibilidade de solicitar os serviços meo, essa possibilidade após esta situação, está completamente fora de questão.

E como é obvio solicito que me seja reposto o saldo que me foi roubado através dessa v/ brincadeira da "internet no telemóvel", pois eu desde que usufruo dos v/ serviços (e já la vão uns bons anos) NUNCA vos solicitei tal serviço.

Data de ocorrência: 26 de fevereiro 2014
5 de março 2014
Boa tarde Pedro Oliveira.

Estamos a verificar as situações que nos expõe, entraremos em contacto em resposta aos mesmos logo que possível.

Até breve,
Maria Santos
11 de março 2014
Bom dia Pedro Oliveira.

Verificámos que foi contactado no seguimento da situação que nos apresentou. Ficamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional que considere necessário.

Até breve,
Maria Santos