MEO Marca Recomendada
  • Rua Andrade Corvo, 6

MEO - Valor da faturação diferente do acordado

David apresentou a reclamação
16 de março 2015

Boa tarde, em Agosto de 2014 fui contactado pela MEO a fim de rever as minhas condições contratuais. Ficou na altura acordado que a mensalidade teria o valor de 29.90€ durante 24 meses. Foi-me referido várias vezes ao telefone este montante como sendo o valor total a pagar pela mensalidade do pacote Fibra 30 com 110 canais, telefone e Internet 30Mb. O valor da mensalidade já inclui a box com gravação. Acontece que neste momento já me encontro a pagar 31.50€, são 2.50€ a mais que o valor que foi acordado. E não foram consumidos serviços adicionais que façam com que o valor suba. Tenho em minha posse os dados da chamada sob a qual foi realizado este negócio e não hesitarei em munir-me deles, foi dito várias vezes que a mensalidade seria 29.90€ durante 24 meses. Não tendo existido qualquer alteração de impostos (que poderia explicar uma subida do preço), não aceito esta mensalidade por não cumprir com o que foi acordado, e caso não seja respeitada, o contrato fica automaticamente cancelado por incumprimento por parte da MEO.

Data de ocorrência: 16 de março 2015
1 de abril 2015
Boa tarde David Ribeiro,

Lamentamos a demora. Entraremos em contacto consigo, para esclarecimento do ocorrido, com a maior brevidade possível.

Até breve,
Jorge Brito
7 de abril 2015
Boa tarde David Ribeiro,

Como indicado por e-mail, foi enviado alerta na sua fatura de outubro de 2014 para a atualização de preços a ocorrer a 1 de janeiro de 2015.
Ficamos ao dispor para qualquer questão adicional.

Até breve,
Jorge Brito
8 de abril 2015

agradecia que reabrissem a presente reclamação pois não se encontra - de todo - resolvida.

Na fatura mencionada (Outubro de 2014) refere o seguinte: "A 01-01-2015 entram em vigor novos preços e condições. Informação disponível a partir de 01-12-2014 em meo.pt ou através do número 16 200, opção 2."

Onde está, no portal MEO, o valor da mensalidade que me diz respeito? Não encontrei.

Além disso, podem comprovar através do levantamento da chamada que me foi feita para renegociar a mensalidade, o valor acordado foi de 29.90€ durante 24 meses, e não foi mencionado em momento algum que esse valor seria sujeito a alterações fosse porque fosse. No limite, em caso de alterações de IVA poderia ser aceitável uma alteração visto escapar ao controlo da empresa gerir este tipo de situações, no entanto, tal não se verificou. A Sra. que me contactou (cujos dados não divulgo por uma questão de confidencialidade da Sra, visto surgirem aqui publicamente), fez questão de mencionar várias vezes - 29.90€ durante 24 meses.

Por uma questão de princípio, vejo duas soluções possíveis:
1. Repor o valor da mensalidade e assegura-lo ate ao final da fidelização (e repor os valores já cobrados a mais). Esta hipótese tem que garantir que a fidelização não é renovada, isto é, mantem-se inalterada tal como está;
2. Abdicar da fidelização visto não terem cumprido com o acordo realizado

Só vejo estas duas hipóteses como razoáveis, qualquer uma das duas para mim é aceitável, e não vejo margem para qualquer outra hipótese. É uma questão de honrar os compromissos, ou o fazem, ou então dão a possibilidade ao cliente de optar por um operador mais honesto e acessível (ex.: Vodafone).
David avaliou a marca
8 de abril 2015

David Autor
28 de abril 2015

Considerando que a reclamação foi reaberta a meu pedido (não está resolvida), aguardo que a mensalidade seja regularizada, os valores em causa repostos ou em alternativa que seja cancelado o contrato sem penalização para o cliente.