MEO

TMN - Burla com o serviço Unlimited

Catherine Surrel
Catherine Surrel apresentou a reclamação
9 de dezembro 2013

No passado dia 9 de novembro 2013 pelas 16.30h dirigi me a loja Tmn do Almada Forum no sentido de obter informações sobre a campanha “unlimited M” e aquisição do Iphone 4s 8Gb associado a esse mesmo tarifario. A funcionaria “Monica” que me atendeu explicou me as condições do tarifario em questão, fidelização de 24meses a Tmn, chamadas gratuitas para redes Tmn e Pt. 120 Min para as outras redes, 1Gb de Internet/Mês, mensalidade de 29.90€/Mês e 249.90€ para o equipamento. Perguntei se existia alguma contra partida ou mais alguma especificação a esse tarifario e foi me respondido que não.
Resolvi então aderir a promoção achando a bastante vantajosa visto eu gastar com o moche a volta de 25€/mês.

No dia 10 de novembro 2013 e após falar com varias pessoas que aderiram a promoção e após pesquisa na internet qual não foi o meu espanto quando descobri qua afinal o tarifario “Unlimited” era limitado, limitado a 5000m/mês para a rede Tmn e Pt e não Ilimitado como fui informada na loja e como tinha visto na pagina da Tmn.
Liguei para o 1696 por volta das 22: 00 e o operador me informou que eu tinha que ir a loja reclamar, rescindir o contrato e decolver o equipamento. O mesmo operador informou me que de facto era verdade o tarifario era limitado e apos os 5000min seria cobrado 10c/min, informação essa que não consta no contrato assinado por mim.

No dia 11 de novembro 2013 pelas 11h dirigi me novamente a loja do Forum Almada para rescindir o contrato e fui informada pela funcionaria que tal não era possivel. Apos alguma insistencia da minha parte acabou por aceder ao meu pedido de foma a cancelar a adesão ao tarifario mas sempre a insistir no facto que a devolucão do valor pago pelo telemovel não era possivel, como tal teria de ficar com o equipamento (Nº de processo de reclamação 3-23443320386).
Frente a funcionaria liguei novamente para a linha de apoio a Tmn, 1696 onde fui novamente informada que era possivel devolver o equipamento mas que cada loja tinha o seu procedimento, e que assim sendo poderia enviar o equipamento paraa morada de remessa livre da Tmn na Povoa de Santa Iria, e que em 2semanas seria reembolsada.
Fiz uma reclamação no livro .

No dia 12 de novembro 2013 pelas 10h00 da manhã liguei novamente para a linha de apoio de forma a ter a certeza que a morada em questão estava correcta. Foi me novamente indicada a morada de remessa livre e enviei o equipamento por correio nesse mesmo dia.

No dia 15 de novembro 2013 por volta das 20h30 recebi uma sms da Tmn a informar que o meu tarifario Moche tinha sido alterado para “Unlimited M” quando tinha sido informada na loja no dia 12 que essa alteração estava cancelada devido a rescisão do contrato. Reclamei junto do operador que em menos de 1hora inverteu a situação e alterou novamente o meu tarifario para Moche.

No dia 25 de novembro 2013 o equipamento veio me devolvido pela Tmn com uma carta onde me informaram que o equipamento tinha de ser devolvido no local onde o adquiri, sempre com a informação que o equipamento é um Iphone (Apple).

No dia 26 de novembro 2013 pelas 16:30 dirigi me novamente a loja do Forum Almada no sentido então de devolver o equipamento tal como consta na carta emitida pela Tmn. Fui atendida por uma funcionaria chamada “Paula” que me informou que os vendedores não são obrigados a fornecer as informações todas aos clientes a não ser que os mesmos façam as perguntas especificas.
Chamou a “Responsavel de loja” do nome de “Daniela” que apareceu com uma identificação falsa tendo o cracha com o nome de “Catia”. Quando a confrontei com essa mesma situação informou me que se tinha esquecido da placa em casa e estava a usar a da colega.
Expliquei lhe então que vinha devolver o equipamento adquirido na loja do dia 9 de novembro e mais uma vez essa devolução foi me recusada apesar da carta em mão da Tmn. A “Daniela” disse me que tal devolução não era possivel e que a rescisão de contrato também não era possivel, que eu tinha assinado um contrato e que tinha que respeitar o contrato até ao fim. Voltei a insistir no facto de não ter sido informada das limitações do tarifario e mais uma vez a “Daniela” referiu que os vendedores não são obrigados a informar os clientes dessas limitações por terem haver com a politica de utilização responsavel que em nada tem a ver com o contrato.
Informei novamente que também não tinha sido informada dessa politica de utilização responsavel e simplesmente me disse que tem a ver com responsabilidade de cada um.
Mandei chamar o superior da “Daniela” do seu nome “Bruno” que alegou não ser possivel a devolução do equipamento por ser da marca “Apple” e por não ter sido adquirido Online mas sim directamente na loja, informação essa que também não consta nem na Internet, nem no contrato nem na factura. Informei que adquiri o telemovel na loja Tmn e não na Apple logo são as condições da Tmn que prevalecem e em nada tenho que ser prejudicada pela condições da Apple ainda por mais não tendo sido informada dessas condições. Apos mais uma vez insistencia da minha parte o“Bruno”forneceu me por escrito a informação do porque de não ficarem com o equipamento e que o meu tarifario era o moche e que não existia nenhum pedido de alteração pendente e confirmou me mais uma vez a rescisão do contrato mas somente em questão ao tarifario e que se a situação da devolução do telemovel não se resolvia os proprios funcionarios teriam de pagar essa diferença. Acrescento que tenho uma testemunha que estava comigo na loja. E acrescento também que nesse mesmo dia a vendedora “Monica” que me vendeu o equipamento também tinha um cracha com o nome de “Catia” nesse dia. Reclamei novamente no livro .

No dia 29 de novembro 2013 pelas 16:51 e logo a seguir pelas 17:07 fui contactada pela linha de apoio ao cliente da Tmn, operadora “Teresa” que me informou que apos analisas as minhas reclamações o tarifario iria mesmo ser alterado para “Unlimited M”, novamente com a desculpa que eu tinha assinado um contrato com a Tmn e que não tinha outra escolha a não ser ter que cumprir o contrato, e que lamentava muito o facto de não ter sido informada devidamente mas era assim mesmo. Pedi então que a resposta as minhas 2 reclamações fossem dadas por escrito e não verbalemente e que após essas respostas poderiam então proceder as alterações que quisessem que eu seguiria com as minhas reclamações.

No dia 4 de dezembro 2013, sem ainda ter recebi qualquer resposta escrita as minhas reclamações, as 12:45 recebi uma sms da Tmn,informando que o meu tarifario tinha novamente sido alterado para “Unlimited M”.
Liguei mais uma vez para a linha de apoio ao cliente e foi me dito que a situação iria ser imediatamente invertida.
Nesse mesmo dia pelas 21:00 voltei a ligar para a linha de apoio ao cliente visto que nada tinha acontecido e o Operador informou me que ia de seguida proceder a reclamação interna e em 48h maximo iria ter novamente o tarifario Moche activo.

Informo que aquando a minha 1 reclamação jã tinha sido contactada pela propria vendedora “Monica” no sentido de saber o porque de ter reclamado, mas nunca cheguei a receber nenhuma resposta escrita.

No dia 8 de dezembro 2013, liguei as 8:00 da manha para a linha de apoio ao cliente e fui informada que simplesmente se não me deram resposta em 48h e porque não havia resposta a dar, que já tinha sido informada no dia 29 de novembro 2013 que o tarifario iria ser alterado e que não havia qualquer alternativa agora.

Data de ocorrência: 9 de dezembro 2013
MEO
10 de dezembro 2013
Boa tarde Catherine Surrel,

Foi enviada carta relativa à sua questão.
Ficamos disponíveis para qualquer questão adicional.

Até breve,
Luís Oliveira
Catherine Surrel
28 de janeiro 2014
Assunto resolvido após queixa nos julgados de paz onde a Tmn me deu razão!!!! Voltei a ser moche e fiquei com o Iphone sem qualquer custo adicional..