MEO Marca Recomendada
85.6
Altice Portugal
  • Rua Andrade Corvo, 6

TMN - Desbloqueio telemóvel com 4 anos.

Helder Fernandes
Helder Fernandes apresentou a reclamação
22 de janeiro 2014

Após tentar aderir ao serviço M4O e não ser possível, devido á falta de cobertura de fibra na minha rua, fui forçado a aderir á ZON4i.
Então surgiu o meu problema, como o meu telemóvel e da minha esposa foram adquiridos à TMN em pré-pagos há 4 anos atrás, e quando liguei para a linha de apoio 1696 a solicitar o desbloqueio dos telemóveis, para usufruir do novo serviço, foi-me informado que o custo de desbloqueio de cada equipamento é de 129,98€.
Acho uma fraude cobrar este valor por um equipamento adquirido há 4 anos e uma contra-ordenação grave conforme indicado no Decreto-Lei n.º 56/2010, de 1 de Junho. No artigo 2º ponto 1 a lei é bastante clara, cito, "É proibida a cobrança de qualquer contrapartida pela prestação do serviço de desbloqueamento dos equipamentos referidos no artigo anterior, findo o período de fidelização contratual."
Assim sendo não compreendo a posição da TMN e o valor calculado.
Atempadamente irei fazer uma reclamação no livro na loja TMN da minha area de residência e fazer uma denuncia à ANACOM.
Até lá se por este meio for contacto por parte da TMN para resolver este assunto de forma mais simples, estou ao inteiro dispor.

Data de ocorrência: 22 de janeiro 2014
23 de janeiro 2014
Bom dia Helder Fernandes.

Estamos a verificar a sua exposição acerca do desbloqueio do equipamento, contactamos que com a maior brevidade possível acerca deste assunto.

Até breve,
Maria Santos
Helder Fernandes
24 de janeiro 2014
Após expor a minha insatisfação neste portal, fui contactado por um colaborador da TMN que entendeu os motivos da exposição aqui realizada, e informou-me que realmente o valor não estava correcto. Indicou-me a loja TMN à qual me deveria dirigir para efectuar a resolução do meu problema.
Mas esta sugestão apenas piorou a minha insatisfação, desloquei-me à loja, expus todos os acontecimentos à colaboradora Catarina, da loja TMN, e a mesma com uma grande calma informa-me que não tem qualquer registo do contacto que recebi por parte da TMN e que o valor a pagar é o mesmo que me foi indicado inicialmente, não demonstrando qualquer interesse para a resolução do meu problema.
Acho inaceitável que uma empresa com as dimensões da TMN não tenha forma de partilhar a informação entre os seus colaboradores. Sinto-me agora lesado pois tive de me ausentar do trabalho e ter custos com a deslocação à loja.
Expus a minha insatisfação na loja TMN e ficarei a aguardar um novo contacto.
3 de fevereiro 2014
Boa tarde Helder Fernandes.

Enviámos-lhe e-mail no seguimento do feedback que nos remeteu.
Sempre que necessário, estaremos ao dispor.

Até breve,
Maria Santos
23 de janeiro 2014

Boa tarde.

Como o Sr. Disse, comprou em Pré-Pago, por tanto, não existe Fidelização, só em casos de fidelização de 24 meses (periodo máximo), é que desbloquear o equipamento é que tem o custo 0€!

Decreto-Lei n.º 56/2010, de 1 de Junho, Artigo 2º, ponto 4: " Não existindo período de fidelização, pelo serviço de desbloqueamento do equipamento não pode ser cobrada uma quantia superior à diferença entre o valor do equipamento, à data da sua aquisição ou posse, sem qualquer desconto, abatimento ou subsidiação, e o valor já pago pelo utente."

Todos nós sabemos que comprar equipamentos "bloqueados às operadoras" fica mais barato do que comprá-los desbloqueados.

As operadoras, têm "de receber" o valor de desconto que fazem.

Existe uma operadora que é excepção (ou era não sei se ainda fazem essa promoção), a Optimus, costuma vender equipamentos já desbloqueados (consultar as condições).

Cumprimentos

TIGER!
Essa operadora vende os equipamentos desbloqueado, ams com as suas caracteristicas, ou seja quando colocado um SIM CARD de uma outra operadora, o TLM vai reconhecer as definições da operadora, optimus, não é de facto a melhor opção, comprei um Nokia E72 e tenho esse problema, sempre que coloco definições de fábrica, fica a dica!