MEO Marca Recomendada
  • Rua Andrade Corvo, 6

TMN - Equipamento de Comunicação

Jose Alves apresentou a reclamação
5 de junho 2013

Boa Tarde Isto é um excerto do texto de um email que recebi recentemente da TMN: “No seguimento do seu contacto, o qual agradecemos, confirmamos as informações prestadas no nosso contacto telefónico de 18/04/2013 e na carta enviada no dia 22 de abril de 2013, informamos que o bom funcionamento e consequente garantia dos equipamentos, apenas pode ser atestada pela marca ou seu representante, uma vez que são estes que executam as reparações e definem os prazos de garantia, e não a tmn. (..)” Visto que a TMN neste caso é o intermediário entre marca-cliente, também de ser responsável pelo cliente-marca. Sendo neste caso a marca Sony. Aquando da compra do equipamento é necessário assinar uns documentos, documentos esses em que a TMN se compromete com o cliente bem como o cliente se compromete com a marca e a TMN. Este equipamento já foi comprado á cerca de 2 anos, desde então só tem vindo a dar “problemas”. Problemas que são avarias técnicas e não por falta de zelo, o equipamento já foi substituído 2 vezes por um novo e no entanto continuou a ter avarias técnicas, também já foi para reparação entre 6 a 8 vezes ja perdi a conta e saliento que desde de Março que nem tenho equipamento bem como passo a vida num “vai e vem” na loja TMN. Com isto tudo já apresentei queixa na DECO e na TMN, por escrito e nada fazem. Na Deco a informação dada foi que a marca não faz o reembolso nem troca do equipamento enquanto este encontra-se na garantia. Tendo em consideração que o valor monetário deste equipamento é acima do razoável (260€), o qual não usufrui na sua totalidade, tenho o direito de ser ressarcido. Coloco a seguinte questão: O que acontece quando a garantia terminar?! Visto que a TMN já não se responsabiliza a partir do momento em que o equipamento deixa de estar na garantia. Mais levantei o equipamento no dia 30 de abril 2013 voltando a entrega-lo do dia 03 de Maio e voltei a levantar no 25 Maio 2013 entregando novamente no dia 26 Maio 2013 sempre com o mesmo problema. No dia 5 de Junho recebo uma chamada da TMN a dizer que o orçamento para a reparação do equipamento e de 50€ isto é ou não é de loucos. Pondo isto, a que instituições, como consumidor, devo recorrer para aplicar os meus direitos. Se pretender que enviou toda a documentação desde da troca do equipamento com também as vez da sua reparação terei muito gosto em faze-lo. Aguardo resposta breve Melhores cumprimentos, José Alves

Data de ocorrência: 5 de junho 2013
6 de junho 2013
Caro José Alves,

Estamos a analisar a situação apresentada e logo que possível entraremos em contacto.

Até breve,
Luís Oliveira
7 de junho 2013
Boa tarde José Alves.

Fomos informados que foi enviada resposta escrita, em formato e-mail, à exposição que nos submeteu.
Continuamos ao dispor para futuros esclarecimentos que considere necessários.

Até breve,
Luís Oliveira
13 de junho 2013
Esta foi a resposta dada pela reparador a tmn. Como e possível um equipamento com menos de 24horas após de estar ligado a corrente desde das 19:00 do dia 25/5/2013 ate as 07:00 do dia 26/5/2013 quando o usei entre essa hora ate mais ou menos 10:30 foi quando notei que o touchscreen estava a descolar novamente a onde existe mau manuseamento.

Caro José Alves,

No seguimento da situação que nos reportou, relativa à avaria do seu equipamento Sony realizado através do "Portal da Queixa", que mereceu a nossa melhor atenção, esclarecemos que:

1. O resultado da despistagem à avaria do equipamento, com a Participação de Avaria nº 71518649, revelou vestígios de mau manuseamento, encontra-se com o touchscreen descolado do lado superior esquerdo, derivado a ter sido forçado por uma força externa, pelo que esta situação não é abrangida pela garantia.;

2. Segundo os procedimentos das reparadoras, sempre que um equipamento apresenta danos imputáveis ao cliente, a garantia do equipamento não pode ser considerada;

3. Deste modo, tendo sido recusado o orçamento de reparação, informamos que o equipamento foi devolvido para levantamento, sem qualquer intervenção técnica.

Para qualquer esclarecimento adicional, contacte o Apoio a Clientes ligando 1696* ou visite-nos na área de cliente em ptcliente.pt e em tmn.pt.

Ficamos, como sempre, à sua disposição.

Obrigado,

Nuno Pinho
Serviço ao Cliente

* €0,235/chamada + IVA das redes tmn, UZO e PT Comunicações; €0,380/minuto + IVA de outras redes móveis e fixas (taxação ao segundo após o 1º minuto).
28 de agosto 2013
Nao resolvida esta entregue ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo da Madeira
13 de janeiro 2021
Exmo.(a) Sr.(a),