MEO Marca Recomendada
Altice Portugal
  • Rua Andrade Corvo, 6

TMN - Queixa da Política de Utilização Responsável

antonio garcia
antonio garcia apresentou a reclamação
30 de julho 2013

Sou cliente TMN à já algum tempo e nunca assisti a uma situação destas. Eu percebo que tenha que existir uma pur, mas da forma que está a ser aplica, a pur é apenas uma forma camuflada de aplicar uma limitação de trafego, num tarifário que é ilimitado, e como devem compreender, 128 kbps é uma velocidade "pré-histórica", que só é concedida mais uma vez para camuflar um corte de serviço por limitação de trafego, ou seja ao reduzir a velocidade, teoricamente continuam a assegurar o serviço de banda larga, não podem ser acusados de não fornecerem o serviço, mas sinceramente ter 128 kbps e nada é praticamente o mesmo, na pratica e na realidade. Não percebo como querem promover um serviço como o 4G, por exemplo, que tem por base a velocidade e a transferencia de dados aplicando esta condições. E se há sobrecarga de dados em determinada zona, a decisão certa a tomar seria diminuir a velocidade a quem usa a banda larga para fins ilícitos e não de forma indiscriminada e certa, ou seja aos 15 gb. Outra forma de solucionar o problema, seria melhorar a cobertura e os meios técnicos disponíveis para suportar o serviço. Gostava agora de obter resposta para as seguintes perguntas: 1 - Contratualizei o serviço banda larga plus, que é ilimitado, facto este que vocês fazem questão de realçar na pagina do tarifário no vosso website e neste momento tenho uma ligação de 128 Kb, o que me limita as possibilidades de tráfego; não o limita totalmente, apenas o restringe a um valor muito menor do que era possível no contrato. Neste momento estou limitado única e exclusivamente a navegar por páginas, que exijam pouco trafego, estando por isso praticamente impossibilitada a visualização de vídeos no youtube por exemplo ou ouvir radio online. Uma limitação desta ordem, impossibilita a normal utilização do serviço contratado. 2 - Gostaria de saber onde se baseiam, num estudo independente, para afirmar que o consumo médio de internet de banda larga é de 15 Gb por mês. 3 - Gostaria de saber porque afirmam que a ANACOM vos "obrigou" a colocar a PUR nos 15 Gb e contactando a ANACOM eles afirmam que apenas aceitaram as indicações das operadoras móveis. 4 - Gostaria de saber porque as vossas publicidades informam que nos casos da Banda Larga Soft e Banda Larga Regular é indicado que a partir de um determinado valor a velocidade de ligação passa para 128 kbps e nos casos de pacotes ilimitados nada é indicado, uma vez que apesar da indicação ser ilimitado, ele está limitado a 15 gb sempre e até ao fim do mês e não apenas quando a rede está congestionada. 5 - Gostaria de saber que quebras de serviço ocorreram de modo a que tenham de cortar velocidades de ligação para manterem a qualidade de serviço, que até agora, sem necessidade de cortes, era a mesma durante o mês inteiro, fosse qual fosse o nosso consumo. Peço que seja dada real atenção a esta situação, que não é só problema meu e que a resposta obtida não seja do genero, das resposta que tenho obtido junto do apoio a clientes das tmn, que sinceramente e vou ser muito sincero parecem copy paste umas das outras, ou seja respostas modelo que não têm qualquer respeito pela queixa do cliente, invocando sempre o principio da estabilidade do serviço, que pelo que percebo, só a pouco tempo e como já referi e que ocorrem. Era suposto que a tecnologia e as telecomunicações evoluissem no sentido normal, que é o da constante transferencia de dados e não da constante limitação na transferência de dados. Recordo por ultimo que nas condições gerais diz e passo a citar: "a tmn poderá aplicar uma política de utilização responsável" A palavra poderá, implica que a aplicação da pur, não seja indiscriminada e efectiva sempre que um cliente atinga os 15 gb, mas sim aplicada nos casos em que seja necessário e passo novamente a citar: "garantir uma elevada qualidade de serviço a todos os utilizadores, prevenindo situações abusivas ou que coloquem em causa a estabilidade da rede" Com os melhores cumprimentos e esperando resposta breve, António Garcia

Data de ocorrência: 30 de julho 2013
6 de agosto 2013
Caro António Garcia,

Estamos a analisar a questão e entraremos em contacto assim que possível.

Até breve,
Luís Oliveira
7 de agosto 2013
Caro António Garcia,

Verificamos que foi enviado e-mail a si pelos nossos serviços no seguimento do exposto.
Estaremos disponíveis para futuros esclarecimentos.

Até breve,
Luís Oliveira