58.0

Mercadona - Falta de urbanidade

Mafalda Areal
Mafalda Areal apresentou a reclamação
20 de novembro 2020
Na presente data dirigi-me à Loja do Mercadona sita na Rua Sousa Aroso (Porto) para adquirir vários produtos, entre os quais um pack de cerveja.
Em face da situação actual, e ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 5.º da Resolução do C. de Ministros n.º 70-A/2020, é proibida a venda de bebidas alcóolicas em hipermercados a partir das 20h.
Assim, e uma vez que eram quase 20h, dirigi-me à caixa de pagamento por forma a conseguir concluir as compras.
Escolhi uma fila e, enquanto aguardava pela minha vez, um funcionário dirigiu-se a mim e indicou-me gentilmente que havia caixas vazias e que podia passar para uma dessas caixas, em vez de aguardar na fila em causa.
Apesar disso, e antes que chegasse às referidas caixas, apareceram outros clientes, que tomaram o lugar a que o funcionário se referia.
Pediu-me de imediato desculpa e, em face do sucedido, optei por me colocar na fila de uma das caixas, sendo que havia outros clientes à minha frente.
Quando chegou a minha vez de ser atendida, o funcionário da Caixa recusou-se a passar as bebidas alcoólicas uma vez que, a partir das 20h00, tal era proibido. Expliquei-lhe que ainda não eram 20h00 e que só estava naquela situação porque me tinham sugerido que trocasse de caixa, pelo que agradecia que concluísse a compra, antes que fossem 20h00, já que, até lá, não havia qualquer obstáculo à compra.
Em resposta o funcionário disse-me bruscamente que não o faria porque era o emprego dele que estava em causa.
Disse-lhe que compreendia a sua posição mas que, de facto, ainda não eram 20h00 e que ele podia perfeitamente concluir a compra sem desrespeitar as normas legais.
Assim, o funcionário em causa chamou o colega que me havia dito para trocar de fila e, dirigindo-se a este, disse perante mim: "Porque é que disseste para trocar de fila? Agora está-me a f*der o juízo por causa das bebidas".
O Colega em causa, visivelmente atrapalhado, pediu-lhe que chamasse o Gerente para tentar resolver a situação, ao que o colaborador que estava na caixa respondeu "Vou chamar, mas não me cheira".
Até à presente data, fui sempre extremamente bem tratada nos supermercados do Mercadona, tendo sempre elogiado a simpatia e atenção desmedidas que me eram habitualmente dispensadas por parte dos colaboradores.
Aliás, a postura do primeiro funcionário, que me indicou que havia caixas vazias, para as quais podia trocar, coaduna-se com a postura habitual dos funcionários daquela loja.
A falta de urbanidade e uso de linguagem inapropriada por parte do segundo colaborador, por seu turno, é de lamentar e em muito prejudica a imagem do supermercado.
Data de ocorrência: 20 de novembro 2020
Mercadona
21 de novembro 2020
Cara Mafalda,

Agradecemos a sua reclamação a qual mereceu a nossa melhor atenção, iremos entrar em contacto para que nos possa contar o que aconteceu.

Sem mais, nos despedimos agradecendo toda a atenção dispensada.

Apoio ao Cliente Mercadona
Mafalda Areal
Mafalda Areal avaliou a marca
9 de janeiro 2021

A marca não deu qualquer seguimento à Reclamação apresentada.