53.6
C. Santos - Veículos e Peças, S.A.

C. Santos VP - Exigência de 2.000€ para desbloqueio de Mercedes

Miguel apresentou a reclamação
7 de fevereiro 2023
Em Outubro de 2020 comprei na Mercentro, uma viatura de serviço MERCEDES E300DE, matrícula 39 ZT 64, de 2020. Sempre fiz a manutenção dessa viatura no concessionário autorizado Mercedes mais próximo, a C. Santos de Alfragide.

Ora, em Janeiro de 2023, não tendo a viatura ainda 3 anos e com apenas cerca de 80.000 kms, o display central deixou de funcionar normalmente, passando a arrancar, passar algum radio, mostrar a mensagem de arranque e voltar a desligar-se, num ciclo contínuo de ligar / desligar. Note-se que, sem écran central não tenho controlo de funções tão vitais para a condução como a ventilação e desembaciamento, radio e media, telefones, navegação, etc.

Levada a viatura à C. Santos disseram-me que não haveria problema, que se tratava apenas de uma atualização do software Mercedes e que, caso não se resolvesse por si, deveria deixar a viatura lá durante um dia para forçarem o sistema a completar essa atualização. Dado que não se resolveu por si, deixei então lá a viatura durante um dia, após o que recebi uma chamada a pedir para deixar mais um dia - e assim fiz. Ao levantar a viatura foi-me então dito que o sistema não conseguia atualizar e que deveria haver um bloqueio, pelo que já tinham consultado a Mercedes sobre o que fazer nestas situações.

Qual não é o meu espanto quando me comunicam que a responsabilidade do sistema Mercedes não atualizar me será imputada, mas que, graciosamente, fazem 45% de desconto. Veja-se que o "arranjo" com esse desconto fica em mais de 2.000€!!! Esta é uma viatura de uma marca premium, que custou muitas dezenas de milhares de euros e que deixa de funcionar corretamente ao fim de 3 anos, curiosamente pouco após cessar a garantia! Não aceito ser responsabilizado por as atualizações do sistema Mercedes bloquearem. É, claramente, uma avaria "induzida" pela própria marca, provavelmente de forma involuntária, mas pela qual não aceito ser responsabilizado!

Estou há quase 3 semanas nesta situação. Aguardo resolução pronta.
Data de ocorrência: 7 de fevereiro 2023
6 de março 2023
Decorre hoje um mês sem que haja qualquer resposta à minha reclamação.

A viatura continua em falha não resolvida pela C. Santos VP, desde que lhe foi enviada a atualização da Mercedes, o que torna a sua condução muito mais difícil e incómoda.

Aparentemente, a política de culpar o cliente pelas falhas do concessionário e/ou marca, procurando vender serviços adicionais logo após o fim da garantia, mantém-se.
21 de março 2023
Praticamente 2 meses sem sequer ter resposta da Mercedes. O Processo entrou no Centro de Arbitragem. É uma vergonha o que estas grandes empresas fazem, agora. A ASAE pouco ou nada faz para as obrigar a cumprir a lei.
28 de abril 2023
Exmo. Sr. Dr. Paulo Miguel Henriques,

Lamentamos antes de mais lamentamos o atraso na resposta à insatisfação reportada por V. Exca. neste portal, bem como todos os inconvenientes decorridos desta situação e agradeço o facto de nos ter contactado.
O C. Santos VP é muito sensível à opinião dos seus clientes, sendo o envio do seu testemunho um importante contributo para a melhoria contínua dos produtos Mercedes-Benz e dos serviços que prestamos.

Relativamente ao caso que nos reporta, tivemos oportunidade de apurar que de facto a resolução da anomalia da viatura Mercedes-Benz E 300 Station só será possivel através da substituição do painel central, diagnóstico obtido após realização de vários testes e seguidas todos os procedimentos preconizados pela marca. Para o referido serviço o C. Santos VP conseguiu junto do importador uma comparticipação de 45% para o custo de peça, estendendo este desconto para a respetiva mão de obra.

Assim, entendemos que foram realizados todos os procedimentos necessários para o diagnóstico e resolução da anomalia enquanto representantes da marca Mercedes-Benz, pelo que estamos totalmente disponíveis para a resolução da mesma. Disponibilidade que já foi manifestada também ao Centro de Arbitragem do Setor Automóvel.

Pela Provedoria do cliente C. Santos VP
Rita Pereira
7 de junho 2023
A Mercedes já foi uma grande marca. Pagava-se caro, mas sabíamos que tínhamos um produto de qualidade, e uma marca em que podíamos confiar. Agora vende carros cujos cujas peças deixam de funcionar 3 meses após o final da garantia e, mesmo depois de uma tentativa de acordo, não marcam atempadamente a reparação da viatura.
Desaconselho totalmente a compra de Mercedes. Há excelentes outras marcas no mercado que oferecem muito mais.
Em conclusão: NÃO COMPRE MERCEDES, NUNCA!
7 de junho 2023
Boa tarde Doutor Paulo Miguel Henriques,
Informamos que, apos analisarmos o processo, vamos conceder, como cortesia comercial, o custo total da mão de obra da substituição da peça, ficando apenas ao seu encargo, o pagamento dos 55% do valor da peça, visto a marca apenas comparticipar com 45%.
Temos a informar que a peça em questão, tem que ser encomenda à fabrica e demora cerca de 3 a 5 dias uteis a ser entregue nas nossas instalações, pelo que solicitamos, assim que lhe for possível, que nos comunique se pretende avançar com a substituição da mesma, afim de podermos fazer o pedido com a maior brevidade.
Com esta decisão, esperamos ir ao encontro das suas espectativas.

Pela Provedoria do cliente C. Santos VP
Claudia Costa
9 de junho 2023
Boa tarde Dr. Paulo Miguel Henriques,
Conforme troca de e-mail's com a Dra. Raquel Almeida do Centro de Arbitragem do Setor Automovel, vimos desta forma, finalizar este processo, dado ter aceite a nossa proposta de substituição da peça, bem como a data para se dirigir as nossas instalações.
Assim e não existindo outra ocorrência a que possa fazer referência, lamentamos mais uma vez o facto alvo de reclamação. Queremos, contudo, que fique com a certeza que o assunto beneficiou da nossa melhor atenção. Na esperança de podermos continuar a merecer a sua confiança, encontramo-nos inteiramente disponíveis para qualquer esclarecimento que julgue necessário.
26 de junho 2023
Reconheço o esforço da C.SANTOS : após alguma insistência da minha parte acabou por me oferecer a mão de obra na reparação da viatura. Tiro-lhes o meu chapéu a agradeço-lhes a atenção!
No entanto, mantenho a opinião de que NÃO SE DEVE COMPRAR UM MERCEDES.
Nesta altura há, de certeza, muito melhores compromissos de qualidade/preço no mercado.
Acabei por ter de pagar 1.900€ por uma peça fundamental da viatura que avariou 3 meses após o fim da garantia. Ou seja, se a lei atual já estivesse em vigor em 2020 - quando comprei o carro - a marca teria de me substituir a peça gratuitamente.
A lição que tirei: QUEM COMPRE UM MERCEDES ARRISCA-SE A VER UMA PARTE IMPORTANTE DO VEÍCULO AVARIAR-SE DIAS OU SEMANAS DEPOIS DE TERMINADA A GARANTIA E TER DE PAGAR A REPARAÇÃO, COMO SE A CULPA FOSSE SUA.
Ora, por um Mercedes paga-se mais do que por carros da mesma categoria e esperar-se-ia uma maior qualidade ou, no mínimo, maior cuidado com o cliente.
Tal não acontece. PELO QUE NÃO SE DEVE COMPRAR UM MERCEDES: VAI-SE PAGAR MUITO MAIS DO QUE POR OUTRAS MARCAS SEM QUE SE TENHA QUALQUER RETORNO EM QUALIDADE OU ATENÇÃO AO CLIENTE.
28 de junho 2023
Bom dia Dr. Paulo Miguel Henriques,
Lamentamos, todos os inconvenientes decorridos relativamente a este processo e agradecemos o facto de nos ter contactado.
Queremos contudo, garantir que tudo fizemos internamente e junto do importador, para que os custos da intervenção não tivessem proporções tão elevadas.