53.6
C. Santos - Veículos e Peças, S.A.

C. Santos VP - Reclamação oficina Alfragide

Sofia Pires
Sofia Pires apresentou a reclamação
25 de abril 2022

Venho por este meio mostrar o meu total desagrado com a oficina C. Santos VP | Alfragide.

Tenho uma Mercedes C220d e no mês passado desloquei-me a esta oficina porque ouvia um barulho no carro e inclusive durante o fim de semana acendeu a luz do motor no painel. Liguei para a oficina e agendei um diagnóstico para o dia 25 de Março.

Ligaram-me ao fim do dia com o diagnóstico feito (163.84€). Sensores NOX a serem substituídos (assumidos pela marca) e um qualquer problema com o ar condicionado (daí o barulho que se ouvia quando se ligava a sofagem). Avançamos com o orçamento que nos deram com o valor de 310.24€, para a retificação do barulho que se ouvia da sofagem e obviamente com a substituição dos sensores NOX (sem qualquer custo para nós). Foi substituída uma polia e a correia do ar condicionado. Esta substituição foi feita no dia 31 de Março. Fui buscar o veículo, supostamente pronto, no dia 1 de abril.

Para meu espanto, quando vou buscar a carrinha vou dar uma volta com o gestor de clientes, e o barulho persiste. Foi-me informado que aquando o diagnóstico feito no dia 25 de Março, saltaram procedimentos porque deviam ter desmontado algumas peças e não o fizeram. Não tive qualquer desconto por terem saltado passos. Ridículo, um gestor de clientes dizer isto. Teriam de resolver o problema de qualquer forma e pediram-me que levasse lá a carrinha, novamente, na semana a seguir para (outra vez) tentarem perceber o que se passava.

Deixo a carrinha, novo diagnóstico. Novo orçamento. Desta vez 174.96€. Foi substituída a unidade de ventilador. Carrinha pronta, vou buscá-la. Nesse fim de semana, preciso de fazer uma viagem e noto que o barulho persiste! Não quero acreditar. Com tanta peça substituída até à data, com tanto diagnóstico o meu carro ainda não estava arranjado. Volto a ligar na segunda feira para a oficina, explico a situação e voltam a pedir que fosse lá deixar o carro. Desta vez assumem o erro, fazem as correções que acham necessárias o carro está pronto para o ir buscar.

Inevitavelmente, preciso novamente de fazer uma viagem. O barulho que se ouvia, continua! A baixa rotação é bastante notório. Ridículo. O meu carro foi 5 vezes a esta oficina e não conseguiram resolver o problema. Foi tudo pago. Apenas da última vez é que assumem o erro. Mas entretanto a carrinha tem que voltar para lá e apresentam-me um orçamento de 1646.76€ para a substituição do compressor do ar condicionado. Quem é que me garante que é desta vez que a carrinha fica arranjada? Quem é que vai ser responsabilizado por todas as vezes que mexeram na carrinha e apontaram tudo ao lado?

Isto é inadmissível, porque escolhi uma oficina da marca Mercedes para evitar estes problemas. Inicialmente, como refiro, foi feito um diagnóstico. Diagnóstico esse que foi pago. E para quê? Não diagnosticaram nada. ZERO!

Acredito que terei uma boa resposta da vossa parte, que se inteirem deste problema e que me consigam dar uma resposta aceitável porque a única proposta que esta oficina faz é devolver todo o dinheiro pago até agora (apenas se recusa a devolver o dinheiro pago para o diagnóstico ERRADO). Para, até os próprios, prontamente devolverem o dinheiro pago até agora é porque sabem que as coisas não foram bem feitas desde o início. Estou bastante descontente.
Data de ocorrência: 25 de abril 2022
C. Santos VP
26 de abril 2022
Exma. Sra. Sofia Ferreira,
Acusamos a receção da sua reclamação, através da qual nos dá conhecimento do seu descontentamento no que concerne à anomalia da sua viatura. Lamentos antes de mais, todos os inconvenientes decorridos desta situação e agradeço o facto de nos ter contactado.
A C. Santos VP é muito sensível à opinião dos seus clientes, sendo o envio do seu testemunho um importante contributo para a melhoria contínua dos produtos Mercedes-Benz e dos serviços que prestamos.
Para que possamos analisar o caso concreto e apresentar uma solução peço por favor que nos envie a matricula da viatura para o e-mail provedoriacliente@csantosvp.pt que possamos consultar todo o histórico no nosso sistema e verificar o que se passou com a nossa equipa técnica.
Muito obrigada
Melhores Cumprimentos
Provedoria do cliente C. Santos VP
C. Santos VP
31 de maio 2022
Exma. Sra. Sofia Pires,
Retomamos o contacto para lhe darmos nota de todos os esforços que foram desenvolvidos pelo C. Santos VP, nomeadamente pelo Responsável da nossa Oficina Autorizada de Alfragide no sentido da resolução da anomalia reportada.

Na procura de todos os factos e causas relativas à insatisfação que nos apresentou, a Provedoria do Cliente do C. Santos VP apurou os seguintes factos:

 No dia 18/04 a viatura Mercedes Benz Classe C Matrícula 90-ZZ-84 deu entrada nas nossas oficinas do C. Santos VP de Alfragide, com uma queixa recorrente de “RUIDO A BAIXA VELOCIDADE QUANDO LIGA O AR CONDICIONADO”.
 Perante esta queixa, efetivamente seguiram-se dois diagnósticos errados, que resultaram em duas faturas pagas pelo cliente (174,96€, 310,24€) dando origem à persistência do ruido. Após esta deteção foi identificado pelo nosso controlador de qualidade em conjunto com o cliente que efetivamente o referido ruido apenas acontece apenas quando se liga o botão do “AC”.
 Após verificação, foi enviado mail ao Sr. Hugo Ferreira no dia 20/04 orçamento de reparação, no valor de 1924,15€, compreendendo a substituição do compressor de Ar Condicionado. No mesmo e-mail, e após conversa telefónica com o assessor de serviço Paulo Gonçalves, foi garantido por nós que iriamos proceder ao crédito do valor pago nas duas reparações que não resolveram o problema.
 No dia 22 de Abril, a viatura foi levantada por V. Exas, por uma questão de necessidade pessoal (sendo que até à data lhes foi disponibilizada uma viatura de cortesia). Nesta altura , dado que as reparações estavam a ser suportadas pelo stand onde a viatura foi adquirida, foi pedido ao nosso Responsável de Oficina que contactasse o referido Stand, coisa que tentou mas sem sucesso.
 No dia 28 de Abril voltaram a contactar-nos, entendendo que não deveriam suportar a nova reparação, e desta vez foi-nos pedido para não voltarmos a contactar o stand, tendo V. Exas. reclamado diretamente na marca.
 No dia 05 de Maio, foi contactados pela Sra. Sofia manifestando o seu desagrado pelo facto de ter enviado uma reclamação a qual não tinha sido respondida por nós. Foi-lhe apresentada pelo nosso Responsável toda a correspondência, pontos de situação, e orçamentos com o Sr. Hugo Ferreira. Foi-lhe e apresentada novamente a proposta de reparação, tendo a Sra. Sofia solicitado o contacto ao stand para assumir o respetivo custo.
 No dia 05 de Maio o nosso responsável falou com o dono do stand, Sr. Alexandre, cerca das 21h, tendo exposto a proposta anteriormente apresentada aos proprietários. O stand solicitou um desconto comercial, ao qual acedemos, tendo apresentado proposta final dia 11/05 (por motivos de intervenção cirúrgica). A proposta foi aceite pelo stand e pela proprietária da viatura (por escrito) no dia 11/05 e encomendado o compressor do ar condicionado.
 No dia 26 de Maio demos por concluída a tendo a viatura sido já entregue sem qualquer anomalia.

Assim e não existindo outro facto a que possa fazer referência, lamentamos mais uma vez o facto alvo de reclamação. Na esperança de podermos continuar a merecer a sua confiança, encontramo-nos inteiramente disponíveis para qualquer esclarecimento que julgue necessário.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Pela Provedoria do Cliente C. Santos VP,
Rita Pereira