C. Santos - Veículos e Peças, S.A.

C. Santos VP - Viatura imóvel cobrança de atualização de software bateria em garantia

Ricardo Jorge Rodrigues Bettencourt
Ricardo Bettencourt apresentou a reclamação
6 de junho 2022
Após ter ficado com a viatura imóvel (veiculo elétrico), aparecendo no visor, "falha de bataria diriga-se a oficina", contatei assistência 24H que rebocou-o. Após a referida reparação de que consistiu na atualização de software da bateria de alta tenção, informação transmitida pelo responsável de unidade, referindo-se como "software muito antigo", questionando o mesmo sobre quem recaía a responsabilidade dos custos da mesma, dado que esta situação é alheia ao proprietário do veiculo, este refere que é da responsabilidade do cliente, ficando assim o mesmo com o onus de todas as atualizações promovidas pela marca (SMART) para que o veículo possa andar, não sabendo ainda dar resposta com que periodicidade as mesmas são necessárias. Desta forma o proprietário fica a merecê das atualizações promovidas pela mesma, ou com o veiculo inoperacional.
Data de ocorrência: 6 de junho 2022
C. Santos VP
7 de junho 2022
Exmo. Sr. Ricardo Bettencourt
Acusamos a receção da sua reclamação, através da qual nos dá conhecimento do seu descontentamento no que concerne à sua última visita às nossas oficinas do Funchal. Lamentos antes de mais, todos os inconvenientes decorridos desta situação e agradeço o facto de nos ter contactado.
A C. Santos VP é muito sensível à opinião dos seus clientes, sendo o envio do seu testemunho um importante contributo para a melhoria contínua dos produtos Mercedes-Benz e dos serviços que prestamos.
Iremos averiguar a situação concreta que nos coloca junto do Responsável da Oficina e daremos mais informações o mais breve possível.
Com os nossos melhores cumprimentos,

Pela Provedoria do Cliente C. Santos VP
Rita Pereira
C. Santos VP
30 de junho 2022
Exmo. Sr. Ricardo Bettencourt

Volto ao contacto após obter a informação relativa ao histórico do serviço relativo ao Smart de V. Exa.
Efetivamente após diagnóstico, a intervenção efetuada revelou-se essencial para a reverter a imobilização da viatura e foi realizada de acordo com os procedimentos da marca.
As necessidades de atualizações de software são procedimentos alheios às Oficinas Autorizadas e que têm a ver com as politicas do fabricante mas que normalmente são identificadas aquando das manutenções das viaturas sempre que as mesmas são conectadas aos equipamentos de diagnóstico.

Assim e não existindo outro facto a que possa fazer referência, lamentamos mais uma vez o facto alvo de reclamação, queremos, contudo, que fique com a certeza que o assunto beneficiou da nossa melhor atenção. Na esperança de podermos continuar a merecer a sua confiança, encontramo-nos inteiramente disponíveis para qualquer esclarecimento que julgue necessário.
Com os nossos melhores cumprimentos,

Pela Provedoria do Cliente C. Santos VP
Rita Pereira
Ricardo Bettencourt
30 de junho 2022
Conforme descrevem anteriormente as atualizações devem ser identificadas e efetuadas a quando das revisões e tal não aconteceu ficando assim o valor a cargo do cliente e posteriormente ao efetuar revisão é novamente debitado o valor de atualização de software. Nesse sentido não pode ficar a "belo prazer" da marca as referidas atualizações provocando imobilização da viatura.
Ricardo Jorge Rodrigues Bettencourt
Ricardo Bettencourt avaliou a marca
15 de setembro 2022

Simplesmente não houve contato da marca