53.6
C. Santos - Veículos e Peças, S.A.

Mercedes-Benz C. Santos VP - Entrega do carro com uma avaria que não existia, e o cliente é que paga?!

Cláudia Neves apresentou a reclamação
29 de agosto 2016

Venho por este meio expor uma questão.
No passado dia 22 de Agosto o meu carro deu entrada na C. Santos do Caminho do Poço Barral, Funchal, para a substituição de uma porta devido a acidente de viação (do qual não tive culpa). A viatura já tinha sido alvo de peritagem e tudo mais, seria só proceder à ordem de trabalhos.
A entrega estava prevista para dia 24 de Agosto, mas só a 25 de Agosto é que me devolveram o carro, pois a 24 ainda não estava pronto. Não pedi veículo de substituição mesmo tendo direito pelo seguro. Mas até aqui, tudo bem, sem problemas.
O carro deu entrada sem qualquer problema ou avaria, a única questão era arranjar o que se tinha danificado com o embate.
Quando vou a sair do stand com o meu carro, no dia 25 de Agosto, uns metros mais à frente do stand, liga-se a luz do ABS, e o carro não anda a mais de 50 km/h.
Voltamos para trás, para que verificassem a situação. O carro teve de ficar mais um dia na oficina. Quando fomos levantar o carro no fim do dia 26, informaram-nos que o sensor do ângulo de viragem de direção era a causa do problema, e substitui-lo iria-nos custar, 476,85€.
Para além disto ainda nos foi cobrado o valor de 16,84€ do teste rápido que fizeram ao carro.

A minha dúvida é a seguinte:
É de procedimento comum um carro dar entrada na oficina sem nenhum problema, avariar algo enquanto o carro está nas mãos do técnico, e ter de ser o cliente a pagar? Ter de ser o responsável? E ainda pagar um "teste rápido a executar"?

Não deixei lá o carro para substituição do sensor, não me parece que seja justo ter de pagar por um problema que o carro não tinha quando deixado no stand.
Escolhi deixar o carro na vossa oficina, devido à marca me transmitir qualidade, segurança, profissionalismo, mas confesso que esta situação me desiludiu bastante, parece-me estranho o sensor avariar precisamente nos dois dias que esteve na oficina.

Gostaria de um esclarecimento da vossa parte quanto ao sucedido.

Grata pela atenção,
Com os meus melhores cumprimentos,

Cláudia Neves.

Data de ocorrência: 29 de agosto 2016
C. Santos VP
30 de agosto 2016
Acusamos a Receção da sua reclamação, através do qual nos dá conhecimento do seu descontentamento no que concerne á sua visita á nossa oficina.
A C. Santos VP é muito sensível à opinião dos seus clientes, sendo o envio do seu testemunho um importante contributo para a melhoria continua dos produtos Mercedes e dos serviços prestados pela nossa empresa.

Quanto á mesma, a viatura em questão tem uma avaria no sensor de ângulo de volante, foi reparada a porta de trás e alinhado o veiculo que era o que estava contemplado na peritagem . O alinhamento era para ver se a viatura tinha desalinhado, porque passou de raspão na jante de trás direita(muito ligeiro).Após esta intervenção não necessitava de teste de estrada, uma vez que o alinhamento foi corrigido e só nas rodas da frente(nada a ver com o sinistro)mas já que estava contemplado assim o feita .
Após a entrega da viatura e quando voltou para trás e queixou-se de que a luz de ESP se encontrava acesa, solicitamos que desligasse a chave e já não acendeu a luz, foi ligado o Star e vi que tinha anomalia no sensor.
Foi-lhe solicitado para deixar a viatura no dia seguinte para ver qual a avaria, foi diagnosticado que o sensor estava avariado e concluímos que não tinha nada a ver com o sinistro, essa mesma peça fica montada no interior do volante e tem uma avaria interna.

Não existindo outro facto a que possa fazer referencia, lamentamos mais uma vez o facto alvo da reclamação, queremos contudo, contudo que fique com a certeza que o assunto beneficiou da nossa melhor atenção.
31 de agosto 2016
Caríssimo Senhor,

Não respondeu a nenhuma das questões por mim colocada.
É óbvio que a avaria do sensor nada tem a ver com o sinistro. Se ler bem a minha reclamação, essa questão não é levantada, nem sugerida uma única vez.
O acidente aconteceu a 30-06-2016, o carro deu entrada na vossa oficina a 22-08-2016, pois só nesta altura chegaram as peças para substituição.
Nestes quase dois meses de espera, o carro sempre funcionou bem, sem qualquer avaria no sensor de ângulo de volante. Logo, logicamente, esta avaria nada tem a ver com o sinistro.
Deixei o carro na vossa oficina em perfeitas condições, e a avaria só aparece depois de alinharem a direcção.

A minha pergunta é:

- Se o sensor avariou enquanto trabalhavam no carro, é o cliente que tem de pagar?

- Qual o motivo que pode levar à avaria do sensor, precisamente no momento de alinhamento de direcção?

É que é muito estranho um sensor avariar precisamente nos dois dias que esteve na vossa oficina.

Que tipo de imagem pretende a Mercedes passar, entregando um carro a um cliente, com uma avaria que não existia antes?
Deixo o carro funcional nas vossas oficinas e levanto um carro avariado?!?!
Desculpem-me mas isto não me parece nada correcto.

E a Mercedes ainda marca neste portal esta reclamação como resolvida.
Não, não está resolvida.
E gostaria de um esclarecimento da vossa parte, uma resposta às minhas questões.

Cláudia Neves.
C. Santos VP
13 de setembro 2016
Bom dia Ex.ª Cláudia Neves,

Em seguimento da nossa conversa de ontem, venho desta forma reforçar o que foi transmitido por ambas as partes intervenientes.
Visto que me transmitiu que a luz dos sensores já não se encontra acesa, nada podemos fazer para tentar verificar de onde vem a anomalia, mas encontramos-mos ao dispor na eventualidade de a luz voltar a acender.
Reforço ainda que fica com um crédito na nossa oficina para poder usufruir deste numa próxima intervenção á sua viatura.
Não existindo outro facto a que possa fazer referencia, lamentamos mais uma vez o facto alvo da reclamação, queremos contudo, que fique com a certeza que o assunto beneficiou da nossa melhor atenção.

Cumprimentos.
Cláudia Neves avaliou a marca
31 de agosto 2016

Penso que quem faz a reclamação é que deveria ter a opção de a marcar como resolvida. A marca marcou a minha reclamação como resolvida e verdadeiramente nem responderam às questões por mim colocadas.