MetLife Marca Recomendada

• reclamacoes@metlife.pt

MetLife Europe Limited - Adesão de seguro sem o meu consentimento

Ana Figueiredo apresentou a reclamação
1 de fevereiro 2023
No passado mês de janeiro, dei conta de estar a ser debitado um valor no meu cartão Wizink sem eu saber do que se tratava. Após contactar diretamente a Wizink e me ser dada informação sobre o débito, contactei a MetLife de imediato para perceber por que razão me estariam a retirar um valor da minha conta sem o meu consentimento. Foi-me dada informação de ter aceitado um seguro uns 2/3 meses atrás. Quando percebi do que se tratava, nem queria acreditar. Por trabalhar muito com chamadas semelhantes a estas, no dia em que fui contactada, por empatia, aceitei ouvir a chamada até ao fim e as condições contratuais. Fui informada da possibilidade de receber as condições contratuais de um seguro e respetivo cartão, de forma a poder analisar e considerar se pretendia avançar com a adesão. Ao que parece, o seguro ficou ativo sem o meu consentimento, tendo-me sido retirado o valor de 12,91€ mensais de novembro de 2022 a janeiro de 2023. Eu nem os meus dados bancários dei durante esta chamada, o que me parece mais do que indicativo da minha não intenção de aprovar ou aceitar o que quer que fosse.

Após reclamação da situação, enviam-me sempre o mesmo email automático, onde consta que "após audição no Departamento responsável a Gravação se encontra em conformidade". Já por duas vezes perguntei o que é que isto quer dizer e apenas me respondem com a mesma frase. Tendo sido enviada a gravação da chamada, por exigência minha, saliento o seguinte:
- Minuto 10:50: “Nós gostaríamos, obviamente, que pudesse receber a nossa documentação para que possa ler, confirmar em casa com mais calma, comparar, ora aí está, com um produto que já tem e verificar de que forma é que vai colmatar essas mesmas falhas (…). O que nós queremos é que possa então verificar com mais calma se é do seu agrado, ou não, em dar continuidade.” Ao que eu respondo: “Sim, posso receber e ler”.
- Minuto 17:20: “Não, eu posso consultar depois [as condições contratuais]. A minha dúvida é só na questão de receber o cartão (…) estarem a enviar-me o cartão, eu ainda não confirmei se quero fazer este seguro”.

Esta frase não podia ser mais clara das minhas intenções. Em momento algum da chamada eu digo que quero ou aceito fazer um seguro com a MetLife. Eu não queria, de forma alguma, aceitar um seguro sem receber uma documentação que me foi prometida para validação prévia. Dessa forma, tendo assim todas as provas necessárias, o valor dos meses cobrados por um serviço que eu não aceitei devem ser-me devolvidos na totalidade e não aceito nada menos que isso.

Sinto-me enganada por alguém com quem tentei ser empática pelo trabalho que tem e que é, muitas vezes, rejeitado durante os primeiros segundos de chamada telefónica. Ocorreu uma prática desleal e agiram de má-fé para comigo, uma vez que nunca aceitei qualquer oferta. Não aconselharei a MetLife a ninguém com quem me cruze por terem desrespeitado a minha vontade e por me sentir enganada por esta empresa.
Data de ocorrência: 31 de outubro 2022
8 de fevereiro 2023
Exma. Senhora,

Na sequência da reclamação apresentada no P.Q-Portal da Queixa, em 01-02-2023, a qual mereceu a nossa melhor atenção, vimos pelo presente meio informar que na presente data foram remetidos todos os necessários e devidos esclarecimentos para o seu endereço electrónico.

Gestão de Reclamações | Iberia |Operations| MetLife, em 08-02-2023
8 de fevereiro 2023
Foram remetidos todos os necessários e devidos esclarecimentos para o meu endereço electrónico, mas continuam a não me devolver todas as mensalidades cobradas indevidamente. A técnica de call center pode ter dito tudo o que vocês lhe enfiam no guião, mas eu não consenti, em momento algum, SUBSCREVER um produto. O que eu aceitei foi receber, PARA LEITURA PRÉVIA, as condições contratuais do que poderia ou não dar continuidade (ACEITAR ou NÃO ACEITAR). Na chamada até estranhei estarem a falar de enviar um cartão quando eu, EM MOMENTO ALGUM, ACEITEI SUBSCREVER O QUE QUER QUE FOSSE. Foi isto que eu verbalizei e, desta forma, tendo ou não vocês uma parceria com qualquer banco que seja, não foram autorizados pela titular da conta a retirar o que quer que fosse de lá. E, por essa mesma razão, continuo a aguardar que me sejam devolvidos todos os valores retirados da minha conta WiZink sem o meu consentimento.
22 de fevereiro 2023
Exma. Senhora,

Na sequência da reclamação apresentada no P.Q-Portal da Queixa, em 08-02-2023, a qual mereceu a nossa melhor atenção, vimos pelo presente meio informar que na presente data foram remetidos todos os necessários e devidos esclarecimentos para o seu endereço electrónico.

Gestão de Reclamações | Iberia |Operations| MetLife, em 22-02-2023
Ana Figueiredo avaliou a marca
6 de março 2023

Avançam com contratos de forma matreira e pouco clara. Não recomendo, de todo, pela falta de ética e profissionalismo.