MetLife Europe Limited

MetLife Europe Limited - Venda de seguros por telefone

Maria Teixeira
Maria Teixeira apresentou a reclamação
25 de novembro 2021
No passado dia 09SET2021, fui contactada por telefone, por um colaborador da MetLife. Informou-me da parceria que tinham com o Oney Bank e passou a discorrer sobre os meus dados pessoais com o maior à vontade. Ainda apanhada de surpresa, fui confirmando os meus dados que julgo, foram fornecidos, na íntegra, pelo o Oney Bank, concretamente, pelo cartão Oney Auchan.
Abordou a questão do Seguro de Acidentes Pessoais de Circulação e solicitou a minha autorização para gravar a chamada. Na minha boa fé, acedi, mas fui repetindo que aceitava receber informação sobre o seguro, apenas para avaliação, remetendo qualquer decisão para momento posterior. Compreendo que vender seguros, por telefone, implica assertividade, no entanto o que senti foi agressividade e obsessão em concretizar a venda.
Em 13SET2021 recebi a documentação e, logo saltou à minha vista a referência à Apólice nº 5010906705 Oney (anexo A). A partir desse momento, todo o desenrolar desta situação, passou a configurar uma burla através do telefone. Um contrato, abusivamente, celebrado por telefone, sem a concordância do cliente.
Respondi na mesma data que não estava interessada naquele seguro e, para evitar males maiores, suspendi a autorização de débito direto (SEPA) que emiti a favor do cartão Oney Auchan.
A MetLife acusou a receção do meu e-mail ( Anexo B) e aceitou o meu pedido de anulação do contrato de seguro que, à minha revelia, celebrou abusivamente.
Seria de esperar que a MetLife, no cumprimento da legalidade e no respeito pelos direitos dos consumidores, anulasse a apólice e encerrasse o processo. Não foi o que aconteceu. Desde o e-mail a aceitar a anulação do contrato, não recebi mais nenhum contacto da MetLife.
Recebi duas comunicações do Oney Bank, em Novembro, reclamando o pagamento da 1ª mensalidade do seguro que não subscrevi.
Portanto, o Oney Bank, através do cartão Oney Auchan, pressiona os clientes a pagar as importâncias que a MetLife lhe solicita, prestando-se a um papel de cobrador acéfalo, sem escrutínio, sem contraditório, em evidente conluio naquele que parece ser um esquema de burla na venda de seguros da MetLife por telefone.
Data de ocorrência: 9 de setembro 2021
MetLife
15 de dezembro 2021
Exma. Senhora,

Na sequência da reclamação apresentada no P.Q- Portal da Queixa, a qual mereceu a nossa melhor atenção, vimos por este meio informar que na presente data foi remetido um email no qual este Segurador procede aos necessários e devidos esclarecimentos.

Com os melhores cumprimentos

Gestão de Reclamações | Iberia |Operations| MetLife
Maria Teixeira
Maria Teixeira avaliou a marca
12 de janeiro 2022

Entidade com comportamento agressivo e fraudulento face aos consumidores.