Metro do Porto

Pedro Carinhas Marques Vasconcelos
Pedro Vasconcelos apresentou a reclamação
19 de abril 2017

Bom tarde,
Na sequência de um acontecimento ocorrido no passado dia 3 de Abril, venho por este meio explicar o que ocorreu e mostrar o meu desagrado perante a falta de disponibilidade e de compreensão por parte da empresa Metro do Porto. No passado dia 3 deste mês (2a feira) fui para a faculdade de metro e já enquanto andava para o metro, lembrei-me que teria de carregar o passe mensal visto que não tinha maneira de ter carregado dia 1 e 2 uma vez que tinha sido fim-de-semana. Sou cliente dos serviços deste empresa há muitos anos e carrego sempre o passe mensal do metro nos primeiros dias do mês, como as entidades responsáveis devem conseguir verificar se forem verificar os registos, por isso não sou alguém que pretenda usufruir dos serviços do metro sem pagar ou algum infractor intencionado. Tinha teste e estava com pressa e lembrei-me que deveria ter viagens singulares apesar de não ter carregado o passe mensal. De facto, a máquina por onde se passa o passe fez um som positivo e fui despreocupado para a faculdade. Acontece que à vinda para casa, ao passar o passe pela máquina a máquina não fez nenhum som e entrei no metro despreocupado pensando ainda ter as tais viagens singulares, uma vez que de manhã tinha conseguido passar o meu andante. Repito que carrego sempre o passe o mais cedo possível e tencionava fazê-lo assim que chegasse a casa. Acontece que nessa manhã deveria ter gasto a última viagem singular e por isso, ao voltar para a casa da faculdade os fiscais da empresa 2045 multaram-me com uma multa no valor de 120 euros, mostrando-se nada compreensíveis perante a situação que tentei explicar. Numa situação semelhante, o ano passado fui multado num dos primeiros dias do mês por mera distração ao passar o passe e não ter reparado na luz vermelha quando tinha sido impossibilitado de carregar o passe em dias anteriores por razões semelhantes à desta vez. No ano passado, após o sucedido paguei de imediato o valor da multa porque mostraram-se pouco flexíveis quando tentei comunicar com as devidas entidades. Desta vez, tenho tentado contactar o metro por telefone para o número que disseram que deveria reclamar (225081000) e por email para o mail do metro, não obtendo nenhuma resposta. Conheço casos de pessoas que já enunciaram o sucedido cuja multa foi perdoada, mas neste caso a empresa metro não se mostra nada disponível porque ignora os meus contactos. Estou disponível para colaborar mas tenho direito em reclamar a multa, quando sinto que sou a última pessoa que deveria ser multada, ao contrário de milhares de outras pessoas que não pagam os transportes diariamente sem terem quaisquer passes mensais ou viagens singulares de forma regular ou pessoas cujas multas são absolvidas porque os fiscais da empresa 2045 ignoram sejam quais esses motivos forem.

Data de ocorrência: 19 de abril 2017