Metro do Porto S.A
  • metro@metrodoporto.pt

Metro do Porto - Indeferimento exposição

Leonardo Melo apresentou a reclamação
1 de junho 2023
No dia 14/02 fui até a cidade de Porto para buscar uma mercadoria que comprei e precisei utilizar o transporte metro para me deslocar. Como minha morada é em Viseu, e foi a primeira vez que utilizei o serviço tive bastante dificuldade de utilizar as linhas. Comprei ticket e fui até meu destino, entretanto na hora de retornar fui até uma estação diferente que ficava mais próximo de onde eu já estava, o metro chegou e começou um empurra empurra que acabei me ralando e o metro partiu sem conseguir embarcar. Quando o outro metro estava aproximando perguntei a um funcionário se poderia pegar o metro que estava chegando para ir até minha estação Trindade, o funcionário confirmou e perguntei também se meu bilhete (z2) era válido e o funcionário me disse (sim sim). Embarquei no metro mas ao descer na estação acabei sendo parado por um colega da fiscalização onde me disse que estava fora da zona. Sem entender o que estava acontecendo perguntei ao fiscal e ele de forma super ríspida me falou que eu estava querendo enganar a fiscalização, (Acredito que aproveitou por eu ser brasileiro e recém chegado em Portugal) e eu informei que não sabia o que estava acontecendo, e que só cheguei até lá pois fui orientado pelo colega que poderia utilizar meu ticket, entretanto o fiscal já foi pedindo meu documentos, não teve nem paciência de me explicar melhor o que estava de errado e já foi preenchendo meus dados em um celular, perguntei novamente o que estava acontecendo e ele me disse que ao final ele esclarecia, logo que acabou de preencher ele me falou que eu estava sendo multado e que ano adiantaria eu explicar a ele pois ele só fazia a multa e que eu poderia recorrer. Super triste com a situação e atrasado para voltar para voltar pra Viseu, só disse ao fiscal que depois resolvia pois ia perder o autocarro e então depois com a cabeça descansada eu recorri através do email apoio.clientes@metrodoporto.pt, que demorou mais de 3 meses para receber uma resposta, liguei na empresa três vezes durante esse período e sempre fui mal atendido, os colegas só falaram que precisava aguardar o retorno via email, perguntava o prazo e ninguém sabia me dizer, e quando foi dia 26/05 recebi um e-mail falando que meu pedido foi INDEFERIDO, e que tenho até 26/6 para pagar o valor da multa. Sinceramente estou muito triste com a situação, além de passar pelo constrangimento no dia da atuação, acredito que só me parou pois sou Brasileiro, ainda me cobram uma multa por ter apenas seguido uma orientação do funcionário em uma das estações do metrô.
Portando, peço encarecidamente que seja analisado e retirado a atuação, pois fui apenas visitar a cidade de Porto e não tinha conhecimento das normas e não tinha intensão alguma de infligir uma norma, só queria utilizar o serviço de metrô como qualquer outro cidadão português. Melhores cumprimentos!
Data de ocorrência: 14 de fevereiro 2023
29 de junho 2023
Algum retorno?
Exmo. Sr. Leonardo Melo,

No seguimento da sua exposição e contestação ao indeferimento ao auto de notícia nº 8207906, vimos pelo presente confirmar esse indeferimento porquanto a Metro do Porto disponibiliza a todos os seus Clientes informação concisa e clara sobre o zonamento necessário para viajar entre a Estação de Origem e a Estação de Destino. Na dúvida, é só consultar a lista amarela que se encontra afixada entre o ecrã da máquina e o moedeiro afixada em todas as Máquinas de venda de títulos em toda a rede. Basta ver qual a Estação de destino a partir da estação de origem e à frente tem o tipo de título a adquirir (Z2, Z3, Z4...etc). Ou então, pode consultar a página web da Metro do Porto e ver as app "Planear viagem" ou "Contar as Zonas" para obter essa informação.

Relativamente à alegada informação errada fornecida pelo Agente de Estação, reforçamos que todos eles têm formação bastante para indicar o Título Z3 para o percurso Matosinhos/Trindade, local onde V. Exa. validou e ficou sem título válido para poder embarcar novamente. De resto essa informação foi-lhe transmitida pelos validadores onde o Sr. Leonardo Melo confirmou por duas vezes a mensagem obtida de título inválido.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

A Equipa do Gabinete de Apoio ao Cliente
Metro do Porto, S.A.
Exmo. Sr. Leonardo Melo,

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

A Equipa do Gabinete de Apoio ao Cliente
Metro do Porto, S.A.
30 de agosto 2023
Bom dia, embora não concorde, não vou me prolongar no assunto. Pode enviar no meu e-mail a guia para pagamento, por favor? Obrigado!