Metro do Porto
Metro do Porto S.A
  • Avenida Fernão Magalhães, 1862 7º
    4350-158 Porto
  • metro@metrodoporto.pt

Metro do Porto - Máquinas das estações em condições deficitárias/avariadas.

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeiro apresentou a reclamação
19 de março 2015

À Metro do Porto S.A

Assunto: Reclamação

Venho por este meio comunicar que discordo totalmente com o auto nº 347820 que me foi aplicado pelo Sr. Hugo Pereira Fiscal/Vigilante da empresa EULEN nº567, que assegura a fiscalização dos títulos de bilhete/andante da Metro do Porto.
No dia 18-03-2015 quando tentei carregar o meu andante nas máquinas da estação do metro do IPO, as mesmas estavam com avarias (como é costume), uma delas não aceitava notas nem fazia a leitura do cartão de MB, mesmo tentando com outro cartão MB e na outra não era possível pagar com notas porque não tem essa opção, mas também pelo facto de os botões numéricos não estarem todos em funcionamento.
O Fiscal/Vigilante disse-me que as máquinas são vandalizadas e que os custos das mesmas são de elevado custo…Agora digo eu: Tenho alguma coisa a ver com essa situação? Não me parece…Vocês tem de fazer manutenção às máquinas para que os utentes possa cumprir com os seus deveres.
Eu tenho direitos mas sei quais os meus deveres enquanto cidadão, como tal, aqui a questão não são apenas os 120€ aplicados, porque até poderia ser apenas 1€,mas sim o facto de ser um auto sem lógica nenhuma, porque não houve bom senso por parte do Fiscal/Vigilante que trabalha para a Metro e pelo que vi, apenas se preocupou em passar a multa e não em tentar verificar os factos relatados pela minha pessoa.
O mesmo não se prestou para verificar o estado deficitário das máquinas em questão.
Eu poderia ter saído na estação do Polo Universitário, porque tive tempo para o fazer, mas como não temia nada e sei que a razão está do meu lado, decidi esperar pelo mesmo e expor-lhe a anomalia, mas sem efeito algum!
Quero também referir que a estação da lapa tem validadores avariados, máquinas para carregar o andante/passe sem terem o MB funcionar de ambos os lados, nem sempre aceita moedas, o troco está sempre restringido e neste preciso momento uma delas não faz as leituras dos andantes nem se consegue carregar os mesmos, esta situação já está assim há quase um ano, vergonhosamente!
Dirigi me á esquadra da Policia na Rua do Paraíso para expor esta situação e fui aconselhado a fazer esta reclamação.
Tenho também duas testemunhas que usam com frequência estas estações e podem testemunhar o que eu estou aqui a mencionar.
Só para terminar, os Vigilantes/Fiscais dizem que temos uma estação de tolerância, mas pelo que verifiquei, não existe nada na lei que me obrigue a faze-lo, até porque quando tenho responsabilidades e horários a cumprir, não sou obrigado a sair na estação seguinte por falhas que são única e exclusivamente vossas!
Para eu cumprir a 100% o meu dever vocês devem de ter as máquinas operacionais também a 100% e em vez de andarem à caça da multa, deviam de se preocupar em resolver estes problemas graves que estão a causar transtorno aos utentes, como foi o meu caso.

Aguardo uma breve resposta e resolução da vossa parte, a fim de evitarmos a via Judicial.

Cumprimentos Cordiais.

Carlos Ribeiro
(portador do B.I. nº 12643071)

Data de ocorrência: 19 de março 2015

Pois e os tugas é que são xenófobos...

Pois e os tugas é que são xenófobos...