Metro do Porto S.A
  • metro@metrodoporto.pt

Metro do Porto - Metro - expresso póvoa de varzim - porto

Dario Silva apresentou a reclamação
29 de maio 2022
No passado dia 20.05.2022 comprei 5 viagens (ida e volta) Póvoa de Varzim-Porto-Póvoa de Varzim, sendo as duas primeiras referências com o respetivo cartão (152 2267 5548 3009U; 1253 3262 6711 0785U; 1162 8291 5621 0048U; 1239 0632 0389 7985U; 1320 6361 8959 3476U, (Zona G) cujo custo total foi de 29,70 € para me deslocar, com 4 familiares, ao Porto no Metro Epresso das 13h40.
Há hora marcada embarcamos no respetivo metro e, após o inicio da viagem, pela instalação sonora da viatura fomos informados que o metro iria parar em todas as estações/apeadeiros até chegar ao Porto, ou seja, paragem em mais 15 estações do que o previsto (1ª anomalia).
No entanto, esta anomalia não seria a única. Quando chegamos à 3ª paragem "Alto de Pêga" o maquinista do metro e um segurança, de forma autoritária, arrogante sem o minimo de consideração por qualquer passageiro e sem comunicarem qualquer justificação para o efeito, mandaram sair todos os passageiros dando ordens para que caminhassem ao longo da linha do metro, até à estação de Vila do Conde, o que todos tiveram de o fazer sobre sol escaldante.
Chegados cansados à estação de Vila do Conde, tivemos de esperar, espalhados pela estação, cerca de 10 minutos até à chegada de uma outra composição do metro que nos levou até ao Porto numa carruagem tão cheia que mais parecia que eramos sardinha em lata, parando em todas as estações e apeadeiros.
Como penso que compreenderão, estas anomalias provocaram-me danos patrimoniais, e não patrimoniais, nomeadamente custo dos bilhetes que paguei para um serviço que não foi cumprido desde o momento que eu e as 4 pessoas que me acompanharam entraram na primeira composição do metro, o esforço físico a que fui obrigada a fazer quer pelo facto de ter de fazer toda a viagem em pé com prejuízo para a minha débil saúde onde se inclui os meus problemas de coluna e o estado de ansiedade pelo atraso substancial na chegada ao Porto.

Fico a aguardar vossas notícias para poder decidir em conformidade,

Maria Orlanda Barbosa Gonçalves Lima
Data de ocorrência: 20 de maio 2022
27 de junho 2022
A resposta da "Metro do Porto" é, no mínimo, estranha. Admitem de alguma forma o erro mas não se pronunciam quanto ao ressarcimento das despesas que tive por um serviço não executado nos termos contratados.
28 de junho 2022
Foi enviada resposta a 29 de maio via Metro do Porto
1 de julho 2022
Continuo a aguardar que a "Metro do Porto" se pronuncie quando ao ressarcimento do danos patrimoniais e não patrimoniais.
4 de julho 2022
Resposta enviada pela base de dados da Metro do Porto
4 de julho 2022
Metro do Porto deu uma resposta tentando-se justificar do mau serviço prestado aos clientes que, pelo menos naquele dia e hora pagaram por um serviço que não tiveram. Relembro que foi contratualizado um serviço expresso, quando a locomotiva começou a andar fomos informados que pararia em todas as estações e, pouco após termos iniciado a viagem tivemos de sair da carruagem, percorrermos a pé umas centenas de metros, para retormarmos a viagem (com paragem em todas as estações e apeadeiros).
5 de julho 2022

Da Metro do Proto recebi o seguinte email:

"Boa tarde Senhora Maria Orlanda Barbosa G Lima,
Em resposta à sua reclamação, que mereceu a nossa melhor atenção, serve o presente para informar que não existe qualquer nexo de causalidade entre o facto imputável à Metro do Porto e os danos eventualmente alegados na exposição que nos dirige, uma vez que os atrasos e anomalias são um risco inerente ao uso da circulação de transportes coletivos.
Assim, em conformidade com o acima referido, entende esta Sociedade nada ter a ressarcir seja a que título for.
Lamentamos a situação reportada, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,"

Aparentemente, para a Metro do Porto, os seus clientes são "obrigados" a aceitar e calar todos os atrasos e anomalias que acontençam num serviço por eles prestados (viagens/transporte público). O substituir uma viagem expresso por uma viagem a parar em todos os apeadeiros e estações agravado por obrigar os passageiros a sairem no 3 apeadeiros, percorrer cerca de 1 km a pé, debaixo de sol tórrido e entenderem que não têm de compensar o cliente pelos danos causados, nem que seja pelo valor dos bilhetes de um serviço defeituosamente realizado é, no mínimo, política do posso, quero e mando de uma empresa do 3º mundo.
Agradeço que revejam a vossa posição.

Maria Orlanda G Lima
21 de julho 2022

A Metro do Porto continua sem dar sequência à reclamação, limitando-se a dizer que lamenta...

Mario Orlanda G Lima
27 de julho 2022
Foi enviada resposta a 4 de julho e a Metro do Porto deu a reclamação como fechada.
28 de julho 2022
A Metro do Porto continua sem dar uma resposta que possa considerar satisfatória face à gravidade do incumprimento na prestação dos serviços para o qual foi paga.
25 de agosto 2022
Continuo a aguarda, no mínimo, a devolução do valor correspondente aos bilhetes, ou sdeja, de 29,70 €.
15 de setembro 2022
A resposta foi enviada pela Metro a 15-06-2022 e nova resposta relativo ao pedido de reembolso a 04-07-2022. A Metro do Porto já deu como concluído e encerrado o assunto. Lamentamos no entanto o cliente achar a resposta não ser satisfatória.
29 de setembro 2022
Continuo a agaurdar que a Metro do Porto se digne ressarcir o cliente do valor dos serviços deficientemente prestados. Continuo a pensar que a Metro do Porto é uma pessoa de bem.
14 de outubro 2022
Informamos que a Metro do Porto deu por encerrada a reclamação em julho 2022.
16 de outubro 2022
Continuo a aguardar que a Metro do Porto se digne ressarcir a cliente do valor dos serviços deficientemente prestados
31 de outubro 2022
Continuo a aguardar resolução do problema
Dario Silva avaliou a marca
28 de dezembro 2022

Um empresa que se marimba para os seu clientes que, por questões de mobilidade, são obrigados a recorrer aos seus serviços.

9 de setembro 2022

Continuo a aguardar que os responsáveis por edtas questões, na Metro do Porto tdnham no mínimo, bom senso.