Metro do Porto

Metro do Porto - Multa

Beatriz Ferreira
Beatriz Ferreira apresentou a reclamação
1 de junho 2018

No passado dia 18 de Maio (sexta-feira) foi-me passada uma multa no metro do Bolhão pelas 18h. Apesar de não possuir o passe andante comigo na altura, garanti ao agente que insistiu em passar-me a multa que o possuía, no entanto tinha sido assaltada uns dias antes e não possuía qualquer tipo de documento comigo, inclusive o cartão de cidadão (tive que ligar a um amigo para vir atestar com o seu cc por mim, e, reforçando que tinha sido assaltada dias antes, não possuía sequer telemóvel para efectuar esta chamada, o que dificultou ainda mais a situação. Foi-me fornecido um telemóvel pessoal do agente para efectuar a chamada). O agente em questão garantiu-me que, se me dirigisse a uma Loja Andante e apresentasse a multa, conseguiriam anulá-la pois conseguem de facto comprovar que eu possuo passe Andante, carregado na altura em questão (mês de Maio). Tal não foi o caso, quando me dirigi à Loja Andante na Trindade, no dia 21 de Maio (segunda-feira), e quando expliquei a minha situação à funcionária da loja, esta me respondeu "dizem sempre isso, mas não importa, não há nada que possa fazer, vai ter que pagar a multa". Acho isto completamente injusto, aliás uma vergonha que me tenham mal-informado na altura da multa de forma a que, a meu ver, eu não tivesse a oportunidade de contestar. Ainda por cima sou estudante e não trabalho, não podendo sujeitar os meus pais a pagar por todos os meus erros, que neste caso não considero que seja erro da minha parte, pois eu possuo passe Andante que estava carregado na altura, e apenas não o possuía comigo pois, como já referi anteriormente, fui assaltada uns dias antes e na altura não possuía sequer dinheiro para voltar a fazer um cartão novo, que tem o custo de 6 euros.

Data de ocorrência: 1 de junho 2018

E qual é a desculpa para não ter comprado um bilhete?