Metro do Porto S.A

Metro do Porto - Multa indevida e falta de profissionalismo

Ana Catarino
Ana Catarino apresentou a reclamação
15 de dezembro 2018

Recebi uma carta em casa há mais ou menos uma semana, de uma multa de há mais de um ano (13 de Novembro de 2017), no valor de 60,00€. Neste dia (13 de Novembro de 2017), tinha acabado de sair da faculdade e apanhei o metro na paragem "Estádio do Mar". Com a pressa por o metro já se encontrar á espera , prestes a partir, passei rapidamente o andante que sabia que tinha carregado com 7 viagens pois tinha passado de manhã o mesmo, onde deu "válido" na máquina pois apareceu o botão verde. Entrei no metro onde iria sair uma paragem depois da que entrei (Pedro Hispano), onde podem confirmar que é a paragem mais perto da minha morada. Entrei com pressa para não perder o metro tendo horas para chegar ao local que pretendia, não olhando para a máquina pois sabia que tinha 7 viagens no meu andante. Prestes a chegar á minha paragem duas raparigas vêm ter comigo e dizem-me "Vêm ai dois "picas", podemos fingir que estamos contigo porque não temos andante?", disse que era igual pois eu tinha e não teria nada a ver com a situação. Os seguranças chegaram e eu disse que iria sair nesta pagaram (as portas já teriam aberto) e elas disseram que também iam sair. Nisto os seguranças saem também e pedem-nos os andantes. Nisto elas dizem não ter andante sequer e os dois seguranças (um deles bastante novo, reparando-se que não tinha muita experiência) perguntam-lhes que idade têm, ao que elas respondem "17 anos". Nisto o segurança mais novo diz "Podem ir então, senão dava MUITO TRABALHO estar a chamar um responsável vosso por serem menores. Tiveram SORTE hoje.". Após esta situação pedem-me a mim e eu tranquilamente dei o meu título de transporte sem sequer saber que não tinha validado direito. O segurança passou o andante e diz-me "O seu andante não está válido, deve ser um problema com o chip, mas tem 7 viagens". Não estando á espera da situação fiquei espantada e disse-lhe " Desculpe, mas não podia adivinhar, entrei á pressa e sabendo que tinha 7 viagens não me passou pela cabeça essa situação, pois de manhã, como certamente pode ver na máquina, foi validado." . Nisto o segurança mais novo pergunta-me que idade tenho e eu respondo "19". E ele diz-me "Então terei que multá-la pois já é maior de idade." Após isto, senti-me bastante revoltada pois foi uma situação de engano e eu tinha as 7 VIAGENS NO MEU ANDANTE e não foi uma situação propositada COMO A SITUAÇÃO DAS DUAS RAPARIGAS QUE FORAM DESCULPADAS PELA MULTA DE FALTA DE ANDANTE PORQUE "DÁ MUITO TRABALHO POR SEREM MENORES". Tenho várias perguntas após esta situação e após ter recebido esta carta em casa: Que tipo de trabalhadores são vocês que fazem o vosso trabalho "por preguiça ou não" ? Que tipo de trabalhadores são vocês que me dizem "Mas não se preocupe de certeza que a carta não vai para casa, se soubesse da situação antes, não teria passado o andante na máquina" ? Que tipo de trabalhadores são vocês que deixam pessoas que não têm andante ir embora e multam as que pagam as viagens mas houve apenas um problema de chip no meu andante e que por sinal É POR FALTA DE QUALIDADE DOS VOSSOS ANDANTES ? E porque é que a carta só aparece 1 ano depois em casa ? E ainda por cima com a frase " Caso tenha já regularizado a sua situação, por favor, ignore esta notifição" ? Se vocês não sabem o que se passa nos casos que multam, são os multados que têm que se responsabilizar por isso ? Demonstram uma falta de educação perante quem trabalha e acima de tudo não sabem fazer o vosso.
O que mais me deixa indignada e revela uma falta de coerência da parte dos vossos trabalhadores, é o facto de em 2015 ou 2016 eu ter recebido uma multa sendo menor e depois disto, assistir a uma situação em que desculpam duas menores PORQUE "DÁ MUITO TRABALHO" ? Toda a situação não passou de um mal entendido e penso ser uma vergonha da vossa parte porque, enquanto o vosso trabalhador mais novo sem noção do que estava para ali a falar, o outro trabalhador já com uma certa idade e pelo que parecia experiência, limitou-se a ir acender um cigarro e conversar com os outros colegas. FALTA DE COERÊNCIA E PROFISSIONALISMO é o que tem a vossa empresa.
Pedem-me 60€ por ter carregado o andante com 8 viagens e por haver um problema com o chip dos vossos andantes e pedem 0€ a quem nem andante tem? E ainda por cima dizem-me que a carta nunca virá para casa de certeza e que se chegar a carta a casa e só se chegar é que posso elaborar uma queixa ? Passado mais de um ano? É uma falta de coerência da vossa parte.
Agradecia a regularização deste processo.

Data de ocorrência: 15 de dezembro 2018
28 de janeiro 2019
Exma. Senhora
Ana Teresa Nunes Barroso Catarino,

Enviamos nesta data resposta á sua exposição via email.

Melhores cumprimentos
Gabinete de Apoio ao Cliente
Ana Catarino
Ana Catarino avaliou a marca
28 de janeiro 2019

Acho que o metro do Porto deve fazer uma modoficação nos trabalhadores e rever os preços (haver preços diferentes para certos tipos de multa)