Metro do Porto
  • metro@metrodoporto.pt

Metro do Porto - Multa mal aplicada

Joana Coutinho
Joana Coutinho apresentou a reclamação
5 de maio 2019 (editada a 7 de maio 2019)
Ontem, dia 04/05/2019 foi-me aplicada uma multa no valor de 60€. Apanhei o metro na estação do Hospital de São João. Este seria o último metro que poderia apanhar para chegar a horas ao local que pretendia, então passei o cartão rapidamente e entrei no metro visto que a máquina me deu "Válido" porque apareceu luz verde. Qual o meu espanto quando chego à Trindade e o segurança que me pediu o andante me diz que não foi validado mas que ainda tinha viagens. E que a última vez que teria sido validado tinha sido no mesmo dia ás 16h. Eu sabia que tinha viagens porque as tinha comprado no próprio dia durante a tarde, precisamente quando foi validado. Expliquei que tinha validado e que não estava a perceber porque que não aparecia, ao que recebo a resposta "o que você queria era viajar sem pagar, só não percebo porquê que tem viagens, é para nos enganar?". Neste momento, colocam-me de lado e dizem que tinha que esperar que todas as pessoas passassem para tratarem do meu caso. Quando finalmente as pessoas saíram da estação, perguntam-me os meus dados e passam a multa e só depois vieram comigo a uma das máquinas e verificaram que mais uma vez o cartão não estava a contar o tempo e a descontar a viagem mas continuava a aparecer "Validado".
Após verem que eu estava a dizer a verdade a resposta que obtive foi " Compre outro cartão se não quer apanhar mais multas porque o problema é do cartão". Entretanto tinha que pagar um cartão novo, mais as viagens (quando ainda tenho viagens no cartão que não passa ) e uma multa de 60€!
Nunca tive a intenção de circular no metro sem pagar viagens e foi a primeira vez que me aconteceu uma situação destas e alguma falta de educação por parte dos seguranças!
Tenho mesmo que confessar que me sinto especialmente revoltada com a situação pois eu fui multada sem ter qualquer culpa e em outros casos como já presenciei, deixam ir as pessoas embora sem multas quando estas não querem pagar.
Sinto-me no dever de perguntar se não seria melhor reverem o material que todos nós, clientes, usamos. Se não deveriam de ter mais educação na maneira como falam e agem com as pessoas!
De uma empresa por onde passam milhares se não milhões de pessoas por dia, não se espera que este tipo de situações aconteçam. As multas devem ser aplicadas àqueles que viajam sem andante e não àqueles que viajam regularmente e fielmente nos vossos transportes.
É uma total indignação pedirem-me para pagar 60€ de multa quando o meu andante não funcionou corretamente, sabe-se lá porquê, e a outras pessoas que viajam sem andante não pedirem nada nem passarem multa!
Revejam os princípios da empresa.
Agradecia que regularizassem a situação o quanto antes.
Data de ocorrência: 5 de maio 2019