Metro do Porto

Metro do Porto - Multas passadas injustamente

Mariana Rocha
Mariana Rocha apresentou a reclamação
27 de junho 2022
No dia 1 de maio, eu e alguns amigos decidimos viajar no metro em direção à queima do porto. Entramos na estação trindade e vimos imensa gente a fazer fila para um dos autocarros estacionados lá. Fomos ter com um DOS FUNCIONÁRIOS DA METRO DO PORTO e perguntamos como estavam a funcionar os transportes públicos, ao que ele responde, que os transportes em direção à queima seriam gratuitos mediante a apresentação de bilhete. Fomos todos contentes para o metro, em direção à queima, e chegam os senhores da Anthea para nos verem os títulos. Nós, feitos burros, mostramos os bilhetes da queima, e eles ficaram a olhar para nós sem entender nada. Explicamos a situação, os senhores foram super compreensivos, e entregaram-nos o papelzinho para fazer a reclamação, e disseram que à partida estaria tudo bem. A outra multa, apanhada NESSE MESMO DIA, de madrugada, dá-se de uma forma ainda mais ridícula. Chegamos à paragem de Matosinhos sul, e as máquinas estavam sem cartões de andante para tirar o bilhete. Gostaria de apontar, que nessa estação, estavam tantos como 0 fiscais para poderem assistir as inúmeras pessoas que como eu e os meus amigos, se viram nessa situação. Embarcamos no metro, junto à porta, para sairmos na paragem seguinte para tirar bilhete, não fosse acontecer a mesma coisa que aconteceu na ida e termos que explicar toda uma situação de novo. Chegamos à paragem seguinte, e encontramos alto aparato, com inúmeros seguranças e inclusive PSP/GNR (não me recordo), que quase nos arrancaram fora do metro a pedir os títulos. Eu fiquei parva. Expliquei a situação, como IMENSAS pessoas que tinham passado pelo mesmo, mas desta vez, em vez de compreensivos, os seguranças ou lá o que eles são, foram do mais rude que pode haver. Chegando inclusive ao ponto de me agarrarem no braço, porque eu estava com toda a calma do mundo a explicar que não tinha como termos tirado bilhete, e que estávamos a sair do metro para fazer isso mesmo. Porque é que iríamos sair numa paragem onde estavam tantos fiscais se não tivéssemos intenção de comprar o título? Bem, visto que a situação foi completamente irrisória, obviamente fizemos reclamações do auto que voltaram como "improcedente o seu pedido de confirmar a infração". Ora digam-me lá, que culpa tenho eu destas duas multas? Aliás, é muito estranho que na estação imediatamente após o local onde inúmeras pessoas estavam impedidas de tirar bilhete, estivesse semelhante aparato. Especialmente, porque trataram as pessoas como animais, simplesmente a passar multas e serem de muito má índole, como se fôssemos todos uns vagabundos que estavam ali a roubar alguém. Eu entendo que há imensa gente que realmente não compra os títulos por opção, mas não é o caso aqui. Não sou sequer utilizadora assídua do metro, não é por 1,75 ou lá o que é que vou ficar pobre. E é bem melhor pagar isso, do que ter que andar com todo este trabalho, a justificar duas multas sobre as quais tenho zero responsabilidade. Agradecia por favor a regularização desta situação. Não faz sentido nenhum eu ter que estar com todo este trabalho, e até agora não recorri ao livro de reclamações porque demoraram quase dois meses a responder, quando é suposto demorar 15 dias, e eu pensei que isto estava arrumado. No entanto, se a situação se prolongar muito mais, sem um resultado satisfatório, irei recorrer a instrumentos legais para resolver esta situação. Prefiro gastar os 120€ a provar que não tenho culpa, do que gastar os 120€ a pagar duas multas que me foram passadas injustamente. E como eu, muitos. Só peço, no entanto, que resolvam a minha situação.
Data de ocorrência: 27 de junho 2022