Metro do Porto

Metro do Porto - Ocorrência de coima injusta

Rita Vasconcelos Nunes
Rita Nunes apresentou a reclamação
9 de março 2019
Venho por este meio expor uma situação grave que infelizmente me sucedeu.

No passado dia 4 de Março, às 16h16, carreguei, na estação da Trindade, 1 viagem no meu andante (com o número 61206727615601793). Tenho o recibo desta compra como comprovativo da mesma e da respetiva hora de aquisição (como poderão confirmar, em anexo).

Contudo, quando entro numa das carruagens, foi-me requerida a verificação do meu título de viagem. Para meu espanto, foi-me informado pelo agente que o título em questão não tinha sido validado. Este, cumprindo naturalmente as suas funções, preencheu o formulário da coima, no valor de sessenta euros (60€).

Como poderão constatar na digitalização do formulário em anexo, a hora de registo da coima é 16h30, apenas catorze minutos depois da aquisição de uma viagem.

Evidentemente que, apesar de ter passado o cartão na máquina de validação de títulos, não estou em posição de garantir que esta apresentou a luz verde de confirmação de leitura correcta do cartão. Contudo, agindo de boa fé e partindo do princípio que esse nunca seria um problema, (na presunção que as máquinas estivessem completamente operacionais e que, passando o meu cartão, a minha viagem seria validada) não tive a preocupação de olhar para o mesmo. Saliento ainda que vivo a cerca de 200km da cidade do Porto utilizando, por isso, poucas vezes os serviços do Metro, não estando alertada para a eventualidade desta situação se verificar.

Coloco, então, duas hipóteses: ou passei de modo incorrecto o meu andante na máquina de leitura (não tendo, contudo, agido de má fé) o que justifica a não validação ou, então, passei correctamente o meu cartão, que estava carregado com a viagem que acabara de adquirir, não tendo a máquina, por uma qualquer avaria e/ou problema técnico, validado o título.

De qualquer das formas, coloco ao vosso juízo esta situação. Porque razão haveria de adquirir uma viagem para poucos minutos depois não a utilizar?

Aguardo ansiosamente uma resposta, na esperança que me possam auxiliar a solucionar este problema. Sugiro até uma eventual solução: tendo sido a viagem adquirida, mas, aparentemente, a sua utilização não registada, será que existe a possibilidade de aceder aos títulos do andante pelo seu número de série retirando o equivalente a uma viagem e restabelecendo a situação original? Sugiro isto na ignorância da real e efetiva viabilidade desta sugestão, mas na ânsia que possa ser possível retificar esta situação, ainda para mais dado o avultado valor da coima em questão. Pelo exposto, apelo à vossa compreensão e solicito que me seja perdoada a coima aplicada.

Agradecia a regularização desta situação e a vossa compreensão.

Cordialmente,

Rita Nunes