Metro do Porto S.A

Metro do Porto - Reclamação a auto de notícia e posterior falta de resposta

Bruno Roberto Ferreira Oliveira
Bruno Oliveira apresentou a reclamação
27 de setembro 2013

Boa noite, Agradeço desde já a este espaço a possibilidade / tentativa de entrar em contacto com a empresa Metro do Porto, visto que tentei pela única via que me foi recomendada (email) no dia 20/08/13 (dentro do prazo de 5 dias para reclamação ao auto de notícia) ainda sem qualquer tipo de resposta mas já com a recepção do processo de pagamento de um Auto de Notícia que, mais uma vez passo a explicar; No dia 17/08/13, pelas 22.50h, na estação Casa da Música com direcção à estação do Bolhão, após viagem validada sem problemas desde a estação do Bolhão, no percurso inverso eu e Bryan Bento fomos alvos de uma falha no serviço de Compra/Recarregamento de viagem andante e respectivos meios de pagamento, como devem estar ocorrentes, da mesma forma como os funcionários fiscais Luís Pinto e Bruno Guimarães pelas 23.00h confirmaram a mesma falha, que coloca o passageiro comum numa situação, dada à fraca manutenção dos serviços dessa mesma estação, bastante injusta. Falha essa que, na insuficiência de recursos e/ou manutenção, gerou dois Autos de Notícia por falta de título de transporte. Acompanhado por Bryan Bento, actualmente a residir no estrangeiro e autuado nessa mesma noite e após levantamento da quantia mínima na caixa multibanco, é feita a primeira tentativa de carregamento de dois Multiviagens Andante com o nº 140701601A e nº 140616986A respectivamente, numa primeira máquina de Compra/Recarregamentos, onde dispunham do pagamento por Moedas, Notas e por último Cartão Bancário. Das duas notas do valor de 5€ adquiridas na caixa multibanco, nenhuma delas foi aceite pela máquina de Compra/Recarregamentos, e somente depois do auto passado tomei conhecimento pelos fiscais que pelo menos as máquinas daquela estação ainda não estão preparadas para uma nota que foi substituída e está em circulação á mais de 3 meses. Na mesma máquina, ignorando o valor previamente levantado para o pagamento das viagens, na tentativa de pagamento por Cartão Bancário, e após várias tentativas do teclado numérico funcionar, a resposta foi sempre uma: operação falhada. Nessa mesma estação, outra máquina de Compra/Recarregamentos estava disponível, na qual não havia slot para o pagamento através de Notas e apenas se encontravam dois meios de pagamento: Moedas, Cartão Bancário, onde mais uma vez havia o mesmo erro na inserção do Cartão Bancário. No meio de toda esta situação, não havia qualquer funcionário pertencente à Metro do Porto presente e junto a estas máquinas para prestar o devido apoio a esta situação. Após a explicação imediata, pelas 23.00h, logo após o encontro com os fiscais Luis Pinto e Bruno Guimarães que entraram no Metro na estação Carolina Michaelis, os dois tomaram conhecimento deste episódio e estavam ocorrentes de um mau funcionamento informático naquela estação, deram seguimento ao Auto de Notícia de forma a dar seguimento à infracção causada e garantiram-me que a Metro do Porto deveria estar ocorrente, tendo em conta a data e a hora, da manutenção das máquinas de Carregamento/Pagamento. Colaborei com as melhores das intenções com os fiscais na estação da trindade, que têm como objectivo registar anomalias e infracções nas linhas e tendo em conta a situação anormal que foi sentida nessa estação. Mas sempre com o objectivo de contestar e obter uma resposta por parte da Metro do Porto, algo que até hoje, ainda não aconteceu e à qual agradecia uma resposta. Da mesma forma como não foi respondida a minha reclamação que foi enviada dentro do prazo que me foi indicado e que segue em anexo, mantenho em suspenso o pagamento de 97€ para a entidade que me foi enviada para casa hoje, reenvio mais uma vez a mesma reclamação para o mesmo email e contacto o Instituto Público de Mobilidade e dos Transportes para tentar perceber se só há compreensão quando tentam obter dados pessoais para um auto de notícia causado por falta de manutenção nos serviços e falta de recursos humanos que compensem as falhas.

Data de ocorrência: 27 de setembro 2013
10 de outubro 2013
Estimado cliente,

A Metro do Porto informa que a sua reclamação foi recebida e irá ser analisada, e respondida, com a maior brevidade possível.

Obrigado
Bruno Oliveira
27 de maio 2014
É lamentável que a minha reclamação tenha sido recebida e analisada ou não, continua sem resposta desde o dia 10/10/2014, e esta semana tenha recebido novamente uma nova entidade e referência para proceder ao pagamento da mesma coima.
Tendo em conta que a mesma carta fez o favor de dar a conhecer que passaram as funções do IMT, IP para a Autoridade Tributária e Aduaneira, farei questão de ser ouvido perante os mesmos.
Obrigado.