Metro do Porto S.A

Metro do Porto - Reclamação gestão de serviços

Maria Pereira
Maria Pereira apresentou a reclamação
28 de novembro 2022
No dia 18/07, apanhei o metro das 9,15H, na estação Parque Maia (Linha C) com destino à Casa da Música, para me deslocar para o trabalho, como faço diariamente. Quando cheguei à estação havia um aviso a passar no placard a indicar a existência de perturbações na linha. Não obstante, o metro parou na referida estação e permitiu a entrada dos passageiros, largando-os duas estações depois (Araújo). O motorista anunciou o término da marcha nesta estação de Araújo, por motivo de atropelamento na linha, em Pias (que infelizmente se revelou fatal, conforme se soube mais tarde). Perante aquele comunicado os passageiros saíram e ficaram a aguardar a retoma do serviço de metro. Face à ausência de informação quanto ao tempo estimado para retoma do serviço, e não havendo alternativas de transporte público no local, uns foram saindo de boleia e outros, como foi o meu caso, chamaram um Uber, após ter aguardado cerca de 1H. O transporte foi efetuado entre a estação Araújo e Parque Maia, de modo a utilizar a minha viatura, que se encontrava aí estacionada, para me deslocar para o local de trabalho (Porto).
Neste contexto, no dia 22/08, dirigi reclamação à empresa metro do Porto, a solicitar o reembolso de €5,41, relativo a esta despesa. A resposta foi dada a 03/10, nos seguintes termos:
"Em resposta à sua reclamação, que mereceu a nossa melhor atenção, serve o presente para informar que não existe qualquer nexo de causalidade entre o facto imputável à Metro do Porto e os danos eventualmente alegados na exposição que nos dirige, uma vez que os atrasos são um risco inerente ao uso da circulação de transportes coletivos.
Assim, em conformidade com o acima referido, entende esta Sociedade nada ter a ressarcir seja a que título for."

Ora, não sendo o atropelamento da responsabilidade da Metro do Porto, o mesmo não se pode dizer da decisão (errada) de transportar os passageiros num percurso de 2 estações, em vez de os deixar nas paragens respetivas, onde existem outras alternativas de transporte. Por essa razão e porque não se tratou de um mero atraso, conforme consta da resposta, enviei segunda reclamação, no dia 3/10, alegando isso mesmo, não tendo obtido qualquer resposta até à presente data. Acresce referir que tive o cuidado de usar a Uber no percurso mais curto possível, pois caso tivesse usado este meio de transporte da estação Araújo para o Porto a despesa seria superior.

Assim, parece-me ser de toda a justiça o reembolso do transporte em Uber, no valor de €5,41, referente à deslocação naquele percurso, pelos motivos invocados.
Data de ocorrência: 18 de julho 2022
9 de janeiro 2023