Metro do Porto
Metro do Porto S.A
  • Avenida Fernão Magalhães, 1862 7º
    4350-158 Porto
  • metro@metrodoporto.pt

Metro do Porto - Scanner não validou, apesar da passagem do respectivo bilhete acabado de comprar

Nuno Vieira
Nuno Vieira apresentou a reclamação
9 de setembro 2019 (editada a 11 de setembro 2019)
Hoje dia 9 de setembro

Hoje, ou no dia, 9 de setembro (9/9/2019) por volta das 15h15 entrei no autocarro na casa da música na Boavista, aliás entrei juntamente com bastantes pessoas ao mesmo tempo.

Tinha acabado de comprar o meu titulo de viagem (com fatura), entrei e passei como é
normal, mas neste caso o scâner aparentemente e apesar de ter a viagem e comprovado isso mesmo, aparentemente não validou, algo que tem acontecido muitas vezezs e por vezes tenho de passar no scaner duas e até três vezes para dar o sinal verde para passar.

Neste caso, passei o meu ticket acabado de compra e comprovadamente com fatura e devido a ter pessoas juntamente comigo várias pessoas a entrar no autocarro, como escrevi.

Aparentemente não validou o ticket (acabado de comprar com recibo inclusive), aparentemente á primeira passagem e com pessoas a pressionar não deu o sinal verde, coisa que nem reparei devido á multidão a entrar, fiz a minha parte ao passar o meu bilhete propriamente carregado e entrei.

Mas neste caso o scâner aparentemente não deu o sinal verde apesar de ter a viagem no ticket como deve ser, mas não validou aparentemente na minha passagem, como tinha a viagem acabada de comprar e muita gente a entra não foi algo que repara-se ou esperasse ter feito algo errado.

Tinha a fatura que mostrei posteriormente (sem aparente interesse) mostrei e expliquei o melhor possivel apesar de me sentir bastante mal na situação que me foi colocada e a pressão que nunca passei na vida, muito menos devido a uma falta de validação de um mero bilhete.

Ainda por cima tinha a viagem corretamente (com fatura incluída), comprada, passada na entrada e pronta como deve ser feito.

Neste caso o senhor segurança da (20145) que nã sei se é coincidencia ou não, mas essa empresa tem pessoas muito intimidadoras . Compreendo que são seguranças, mas vejo facilmente uma enorme diferença em relação á outra fiscalizadora do metro (não me lembro o nome: "Antene" ou algo muito parecido em que lidam com as pessoas de uma forma que as pessoas se sentem tranquilas e não intimidadas. Não quero fazer juízos de valor e certamente há casos e casos.

Mas o pior veio quando após ter passado a multa, e eu ter explicado e ter cooperado, o senhor fiscaliador segurança da injustiça e falta de tacto do fiscalizador/segurança.

A conversa toda, confesso que fiquei com um pouco indisposto pela sua abordagem agressiva, inclusive perante pessoas que eu conhecia, meus vizinhos e conhecidos nessa mesma viagem diária… tendo eu a viagem legal, apenas aparentemente não validou na primeira passagem, e voltaria atras se soubesse que não tinha validado, aso tivesse de incomodar e voltar para tras por cima das pessoas, deveria aparentemente fazer apesar de eu ter a viagem e ter passado como devia no scâner. Porque haveria de te comprado a viagem? Aliás, porque haveria de fazer uma coisa dessa, ponto final. Ainda mais fazendo essa viagem sempre e diariamente? Não tem lógica, mas tudo o resto fez isto ser algo mais que uma mera falha de tratamento- comunicação- compreensão.
senão tivesse
Com muitas pessoas atras de mim a pressionar a entrada e eu passei normalmente como é normal. o que deveria fazer mais? Tendo a viajem e a fatura, inclusive peço para verem as imagem caso as tenha, penso que tem nos autocarros.

Mas o pior e que neste momento me coloca bastante triste e sinto-me enganado e ultrajado pela forma com fui tratado e a proporção que o senhor
fiscalizador- segurança (da 20145). Vou até ás ultimas consequencias porque além da injustiça, no fim e após assinar verifiquei que o segurança- fiscalizador enganou-me e escreveu informações incorretas que me faz sentir
bastante chateado porque fui correto, apesar de não ter culpa do scaner não ter feito o seu trabalho e ter validado com a passagem do ticket, o senhor fiscalizador ou segurança, ainda não sei qual a função, colocou e assinalou com uma cruz todas as coimas mais graves, não me perguntou nada e colocou a multa do valor de gravidade máxima, nem me perguntou se já me tinha acontecido e colocou como verifiquei depois "grave" em tudo, e não escreve como poderia ter assinalado "nunca tinha acontecido e ter essa diferença, por isso sinto-me ultrajado e enganado. Podia ter escrito, ainda mais perante como tudo aconteceu, sem eu ter feito nada que não o que me competia, não ter escrito como devia ao assinalar que não era reincidente, escreveu aliás sempre "grave" ou aliás, escreveu sempre nos campos"grave" em todos os aspetos e em todas as opções. Eu que nunca me aconteceu tal coisa e nem neste caso, porque fiz o que me competia.
alguma vez, coisa que nunca aconteceu, mas o senhor fiscalizador- segurança (2015) não me perguntou se era a primeira vez
e colocou e assinalou sempre nas multas máximas de valor e gravidade. Algo extremamente injusto perante a falta de gravidade de toda a situação.

Mas juntando a isso, a falta de transparência, e no fundo enganou-me, porque poderia ter-me explicado e eu ter sido informado de forma a colocar a coima correta, caso estivesse assim tão focado como estava. Já nem falo no facto de não ter tido culpa do scaner não ter validado á primeira, mas o facto de me ter colocado tudo na máxima gravidade e ter assinado e não me explicaro que fez e nem me ter perguntado para "ajustar" a eventual coima.

Coima essa que não é correta porque não tenho culpa que o scaner não tenha validado, coisa que acontece demasiadas vezes, e também não me ter explicado nem ter pedido ajuda para
explicar a minha situação, além do embaraço, fiquei muito tempo, mais de 1 hora nessa situação. Mais parecia um ataque criminoso tal era o aparato da situação e "tratamento"
mostrado pelo fiscalizador muito arrogante.

Por isso apelo á vossa sensibilidade e terei de ir até ás ultimas consequencias porque era injusto a coima. Eu tinha a viajem (como mostrei a fatura e no bilhete obviamente), mas esse não era o problema até verificar que além de tudo no fim e verificar que fui nitidamente "enganado" para aumentar a gravidade de algo que nem sequer existia.

Surreal e ompletamente fora do contexto.

Até no facto de ter depois verificado que o senhor fiscalizador- segurança colocou e escreveu na alíneas que eu não tinha o titulo é errado não é verdade e colocou sem me avisar como se não tivesse. Por isso escrevo esta reclamação indignado.

Se necessário irei até ás ultimas consequencias devido ao comportamento muito, mas muito mau e nada profissional
Devido ás circunstancias foi um embaraço completo.

Mas juntar a isso tudo, escrever coisas de forma errada faz-me ficar
com esta situação na mente devido a nunca ter passado por tal coisa e esperar outro "senso" da vossa parte, nomeadamente da fiscalização.

E já agora aproveito para dizer que os scaners precisam de ter uma aior sensibilidade porque e
varias vezes tem de se passar com o ticket varias vezes para dar o verrde de passagem e pode acontecer situações destas, mas se fosse construtivo e percebe-se e não vir de antemaão com o mau intuito, isso não acontecia.

Só decidi escrever esta reclamação após verificar que as informações e o que foi escrito ou "mal" escrito, e sem nenhum cuidado, sensibilidade (não ter culpa do scaner não ter vaidado apesar de ter tudo correto).
A falta de correção do acontecido faz-me escrever isto e indignado com o comportamento e por ter sido "enganosamente " levado a assinar algo que não foi o correto nem o que aconteceu. Chegou ao ponto de escrever ou pelo menos ter-me colocado
no nivel de não ter viagem e não ter o cuidado de escrever que nunca aconteceu isso antes, já nem falo de ter sido tudo culpa do scaner e ter essa sensibilidade de distinguir e diferenciar as coisas.

obrigado pela atenção, espero que ponderem e já di os meus dados porque após ler e ver o duplicado chego a casa a tremer de injustiça e ao ser levado em erro.

Como disse, nunca me aconteceu, nunca. E tenho a certeza que não volta a acontecer, a não ser que o scâner não funcione e esteja fora do meu alcance e nada poder fazer como aconteceu.
Data de ocorrência: 9 de setembro 2019
Nuno Vieira
10 de setembro 2019
Hoje entrei no mesmo autocarro, neste caso de manhã, mas era o mesmo motorista e o mesmo autocarro e tive de passar 2 vezes no scâner e deu sempre vermelho, até que o motorista me pediu para passar no scâner mesmo ao lado dele, e ai deu logo o sinal verde.

Infelizmente ontem aconteceu o mesmo e provocou esta situação toda, mas a diferença é que ontem tinha muitas pessoas a entrar e atras de mim, passei e como se verificou hoje, o scâner não está minimamente sensível e não regista como devido á primeira, nem há segunda, tive de ir ao scâner ao lado porque se calhar nem á terceira daria. E ontem fui vitima disso, mas pior foi a forma como fui tratado e ainda mais na minha posição sem culpa nenhuma do scâner não estar a validar corretamente.
Estou á espera se faz favor que me expliquem e orientem no que fazer para contestar esta coima e o que fazer e opções a tomar para que tal não volte a acontecer. Não foi justo, mas a falta de tato do fiscal e a proporção tomado foi escandaloso e posso dizer que dormi pouco mais de 2h devido a todo esse stress.

Obrigado

Nuno V