Metro do Porto S.A

Ana Cristina Cascalho Garcia Pereira Falcato
Ana Falcato apresentou a reclamação
18 de julho 2014

Exmos Senhores,

Ana Falcato, Rosário Catita e Elisabete Faria, residentes no concelho de Almada, vem por este meio proceder a reclamação dos serviços do Metro do Porto, pelas circunstâncias que passam a descrever.

No dia 13 de Julho p.p., por virtude de concerto realizado no Estádio do Dragão, deslocaram-se à cidade do Porto, fazendo uso dos serviços por V. Exas. prestados.
Fazendo parte integrante de um grupo de 3 adultos e 5 menores, ao chegar à estação Estádio do Dragão pelas 17:30h efetuamos a compra de 3 bilhetes andante de 24 horas e 5 bilhetes andante com 2 viagens cada, na expetativa de as menores fazerem os percursos Estádio do Dragão/Bolhão e Bolhão/Estação da Campanhã. Os bilhetes foram amavelmente retirados da máquina por um vosso funcionário que nos deu a indicação de que a estação Estádio do Dragão estaria em funcionamento até às duas da madrugada, o que nos pareceu adequado dado o movimento extraordinário vivido nas imediações da referida estação de metro. Essa informação foi confirmada por um outro segurança que se encontrava no Centro comercial Dolce Vita.
Ao chegarmos à referida estação pouco após a uma da madrugada do dia 14, e não havendo qualquer funcionário vosso no recinto de entrada, procedemos à validação dos 8 bilhetes, tal como demais passageiros, não havendo qualquer constrangimento do equipamento disponível para o efeito, dada a hora em questão. Ao iniciar a descida das escadas rolantes deparámo-nos com presumíveis passageiros, que traziam a informação de uma série de pessoal ao serviço da Metro do Porto enveredando coletes refletores, de que a circulação havia entretanto terminado.
Na 1º cave da estação encontrámos pois os v/funcionários que nos confirmaram de que os serviços haviam terminado e que a estação estaria em serviço apenas para chegada de passageiros. Ao questionarmos acerca da validade de cada bilhete, informaram-nos de que cada bilhete tinha validade de 1 hora após validação e de que poderíamos apanhar autocarro. Infelizmente não circulou qualquer autocarro pelas imediações e efetuamos o nosso trajeto utilizando 2 táxis para o efeito.

Deste modo e face ao exposto, lamentamos a débil capacidade informática dos vossos sistemas, que permitem a validação de títulos de transporte para horários de transporte inexistentes, bem como a indisponibilidade de recursos humanos no local apropriado, entrada da estação, por forma a informar devidamente os passageiros acerca das v/limitações técnico-operacionais.

Assim sendo, e falamos no nosso caso pessoal, que se estendeu a inúmeros passageiros que chegavam à estação aquela hora, pelo que fazendo as contas, ao invés dos 5*1,70€=8,5€ que acabaram por ficar as viagens das menores, que na realidade não foram concretizadas, (dado que os adultos possuíam passe de 24h), as viagens de táxi para o destino ainda vieram a acrescer ficando em 12,70€, conforme faturas em nosso poder o comprovam e que teremos todo o prazer de as remeter pelo meio que entendam por conveniente, dado que conforme atrás indicado os bilhetes do metro foram validados, tendo sido despendido, no total 21,20€ para a viagem até ao Bolhão.
Temos em nosso poder 8 bilhetes andantes com os nº 000139610516A, 142577399A, 142577400A, 142577401A, 142577402A, 142577403A, 142577404A e 142577405A, por forma a que vos seja possível auditar internamente a veracidade da presente reclamação.

Pelo exposto, pretendemos reaver o dinheiro já despendido e que não permitiu a concretização das viagens.

Aguardamos resposta, por esta mesma via, apresentando desde já os melhores cumprimentos,

Ana Falcato, Maria do Rosario Catita, Elizabete Faria

Data de ocorrência: 18 de julho 2014
22 de julho 2014
Estimado cliente,

A Metro do Porto informa que a sua reclamação foi recebida e irá ser analisada, e respondida, com a maior brevidade possível.

Obrigado
6 de setembro 2014
A reclamação ainda não foi resolvida. Não foi dada qualquer resposta. Nem sequer um email a informar que estavam a analisar. Pura e simplesmente, a reclamação foi completamente ignorada.

Cumprimentos
Bom dia estimada Cliente,

Agradecemos o seu contacto e exposição os quais nos mereceram toda a atenção.

Enviada a sua comunicação para a empresa operadora, após avaliação interna, concluíram que a informação prestada não deveria ter sido proferida por funcionário daquela Empresa uma vez que os agentes de estação envolvidos exercem funções de Apoio ao Cliente no Metro do Porto há vários anos, e que sempre que questionados sobre o horário de fecho de uma estação, têm bem presente que a resposta correta a dar é a hora da última partida do veiculo.
De resto, todas as estações de metro têm afixados os horários de funcionamento do serviço em conformidade com as exigências da legislação aplicável ao setor. Nessa conformidade, e se algumas dúvidas houvesse, haveria sempre um apoio de referência por escrito afixado nos armários contíguos às Máquinas de Venda Automática.
Pode ainda consultar previamente a informação no menu da página www.metrodoporto.pt . no separador “Horários e frequências”.
Face ao exposto, admitimos que provavelmente a informação errada foi prestada por Vigilantes/Seguranças do Centro Comercial Dolce Vita e não por qualquer colaborador da ViaPorto e nesse sentido, entende esta Sociedade não lhe caber qualquer responsabilidade na informação avulsa recolhida, pelo que nada tem a prestar a título de ressarcimento.

Agradecendo a sua melhor compreensão, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos,

Departamento de Exploração
Metro do Porto, S.A.
16 de outubro 2014
Desde já agradecemos a vossa resposta. Lamentamos no entanto a falta de atenção dada a leitura da mesma. Será fácil dar uma resposta com base em factos que não estão relatados na nossa queixa.
Começo por transcrever uma parte da mesma:
"Os bilhetes foram amavelmente retirados da máquina por um vosso funcionário que nos deu a indicação de que a estação Estádio do Dragão estaria em funcionamento até às duas da madrugada, o que nos pareceu adequado dado o movimento extraordinário vivido nas imediações da referida estação de metro". Como podem LER, não foi um funcionário do Dolce Vita que nos facultou essa informação.
Por outro lado, depois de questionar os vosso funcionários, aqueles que vocês dizem que prestam serviço de apoio ao cliente há vários anos na Metro do Porto, fomos informadas pelos mesmos que a informação não se encontravam disponível na estação, apenas da NET, acesso esse que não somos obrigados a terna altura e dai termos feito esta reclamação.
Confirmamos que, ao contrário do que se encontra previsto na legislação, na estação de metro do estádio do dragão, esta estação de metro específica, não tinha, neste dia, afixados os horários de funcionamento do serviço em conformidade com as exigências da legislação aplicável ao setor. Muito menos havia, na data, um apoio de referência por escrito afixado nos armários contíguos às Máquinas de Venda Automática. Inclusive o funcionário que nos ajudou a retirar o bilhete, nem sequer nos chamou a atenção para isso quando questionado sobre o horário de funcionamento, caso houvesse alguma dúvida.
Faz-nos concluir que, se realmente todos estes procedimentos são habituais, neste dia não foram cumpridos uma vez que não se verificou apenas no nosso caso pessoal, mas estendeu-se a inúmeros passageiros que chegavam à estação aquela hora. A verdade é que NINGUEM consegui identificar a informação que afirma estar disponível a todos.
Podem verificar pelos vossos "cofres" o dinheiro que foi encaixado nesse dia, sem o serviço ter sido executado.
Claro que a metro do Porto não quer assumir aqui o erro pois o prejuízo não foi vosso, pelo contrário foi nosso....
Só podemos concluir que, não estando a ser cumpridos os pressupostos legais, a Metro do Porto, agiu de má fé e propositadamente não facultou informação aos utentes, num dia de afluência especial, de pessoas que se dirigiram ao Porto para se divertir no Concerto dos 1 Diretion e que esperavam um acolhimento diferente.
Lamentamos o facto de se estarem a descartar da situação e iremos até às ultimas instancias para fazer valer os nossos direitos.
Não podemos ser "roubados" e assumir isso assim.
Cumprimentos
Ana Cristina Cascalho Garcia Pereira Falcato
Ana Falcato avaliou a marca
16 de outubro 2014

A entidade Metro do Porto agiu de má fé connosco e com todos os utentes naquele dia. O que podemos fazer mais? Pode o Portal da Queixa orientar-nos sobre o que podemos fazer para valer os nossos direitos ou este portal é apenas um intermediário? Obrigada pela atenção mas, na realidade precisamos de ver os nossos assuntos resolvidos e não "empurrados". Não podemos ser "roubados" e ficar quietos nem fazer valer os nossos direitos. Cumprimentos