10.9

Metro Sul do Tejo - Prestação de mau serviço por falta de informação

Paulo Almeida
Paulo Almeida apresentou a reclamação
18 de dezembro 2015

O MST tem em todas as suas estações painéis que deveriam indicar qual o destino do próximo comboio e quantos minutos estes demoram a chegar à respetiva estação. Nos últimos tempos, durante vários dias seguidos, a informação acima não está disponível e aparece a frase "CONSULTE O HORÁRIO".
Mesmo por uma situação de avaria e impossibilidade de colocação dos minutos que faltam para os comboios, será que o MST não pode colocar o horário nos ditos painéis e assim minimizar o transtorno para os clientes? Que eu saiba o horário é fixo e se nos dizem para o consultar, podê-lo-iam afixa-lo nos ditos painéis, de acordo com a hora corrente.
Estas situações causam ainda mais transtornos em Cacilhas, em que não informam qual o comboio que sai primeiro. Uma vez que para quem vive em Almada o destino do comboio é indiferente (Universidade ou Corroios), o objetivo é apanhar o que sai primeiro e desta forma poder minimizar o tempo da viagem.
Fora das horas de ponta, em que a cadência dos comboios passam a dezena de minutos.
Já me aconteceu (a mim e a outros clientes) entrar (mos) no único comboio que está na plataforma e esperar que este seja o primeiro a sair, dado não haver qualquer tipo de informação e chegar outro e sair de imediato, ficando as pessoas à espera durante dez minutos, sem necessidade e apenas por falta de informação.
Inclusivamente os maquinistas, quando questionados, ou não têm essa informação ou não estão interessados em informar aos clientes. Inclusivamente, alguns encontram-se no gabinete de comando com a janela fechada para o interior da composição e não a abrem quando lá batemos para os questionar e obter essa informação.

Trata-se de um mau serviço que prestam a quem paga e utiliza o serviço que deveria ser melhorado.

Data de ocorrência: 18 de dezembro 2015
23 de dezembro 2015
Exmo. Sr. Paulo Jorge Almeida,

A MTS vem pelo presente acusar a receção da sua reclamação, que mereceu a nossa melhor atenção e que desde já agradecemos.

Sobre o conteúdo da mesma vimos esclarecer o seguinte:

A MTS, SA é a Concessionária da exploração, manutenção e conservação de toda a Rede do Metro Sul do Tejo por via de ter vencido um concurso internacional para a prestação dos referidos serviços.

Ora, o horário praticado pela MTS foi parte integrante do Caderno de Encargos do referido concurso, tendo passado a constituir um anexo ao Contrato posteriormente assinado entre a MTS e o Estado Português, não podendo assim ser alterado unilateralmente pela MTS.

Informamos que as razões para a situação actual de falta de informação nos paneis electrónicos instalados nas paragens do MST se devem a uma falha técnica de um equipamento que, só o fabricante, na Alemanha, pode reparar.

Esse equipamento foi enviado pela MTS logo que detetada a respectiva falha, aguardando-se a receção do mesmo devidamente reparado.

Pelos mesmos motivos, não é possível prestar a informação de indisponibilidade dos referidos painéis nos mesmos.

A MTS tudo está a fazer para minimizar o tempo de indisponibilidade da informação, situação que esperamos que seja solucionada brevemente.

Desejando ter contribuído para uma melhor informação, apresentamos as nossa desculpas pelo eventuais danos causados.

Eliete Barros

Departamento Comercial

Apoio ao Cliente
Paulo Almeida
Paulo Almeida avaliou a marca
29 de setembro 2022

Está empresa é muito fraquita em termos de preocupação com as necessidades dos clientes.