Metro Transportes do Sul

Metro Transportes do Sul - Agentes de fiscalização mts

Carla Horta
Carla Horta apresentou a reclamação
20 de dezembro 2019
Venho pelo presente apresentar a minha reclamação relativamente ao comportamento dos colaboradores que procedem à fiscalização do Metro Sul do Tejo.
No passado dia 13/12/2019, a minha filha com 15 anos, carregou o seu bilhete Viva com viagens da MTS, por forma a utilizar o transporte, na paragem da António Gedeão, com destino Pç S. João Baptista. O carregamento foi efetuado, estando naquela altura a paragem cheia de jovens, provenientes da escola que se encontra ali perto e que também utilizam este transporte.
Após alguma dificuldade em entrar no transporte e em proceder à validação do transporte, surge um agente de fiscalização que indica de forma pouco profissional e hostil que a minha filha só validou o titulo após o ver. Não correspondendo à verdade, a minha filha indicou que era menor e que ia ligar para mim, pois sabia que me encontrava em trabalho perto do local.
Quando ocorri ao local (paragem do Parque da Paz), fui literalmente cercada por 8 agentes de fiscalização, que de forma muito incorreta e agressiva, fizeram comentários de uma extrema falta de educação. Tentando chegar à fala com o agente que multou a minha filha, este apresentou-se bastante agressivo no trato, sendo que um dos seus colegas se colocou no meio, afastando-o, como se quisesse evitar um confronto mais agressivo (a ter em conta o sr. Agente de Fiscalização Hernani é praticante de artes marciais, tem aproximadamente 90kg e cerca de 1,80m).
Perante tal facto, informei todos os presentes que iria chamar agentes de autoridade por forma a ver a situação resolvida, pois temi pela minha integridade física, sendo que a moral estava de todas as formas a ser colocada em causa. Estando já a chamada para a PSP de Almada a ser efetuada (não estava a ser atendida), os agentes de fiscalização entraram no metro que seguia para Corroios, sendo que o Sr. Agente de Fiscalização que autuou a minha filha – Sr. Hernani – mostrou o dedo do meio em sinal de asneira quando as portas estavam fechadas de forma direta a mim.
Agirei naturalmente em conformidade, quer na reclamação sobre a multa, quer sobre o comportamento dos agentes de fiscalização (em especial o Sr. Hernani). No entanto, existem alguns pontos que devem ser esclarecidos:
- Estando um bilhete validado, pode o agente fiscalizador reter o titulo?;
- A testemunha do auto poderá ser um colaborador da mesma empresa? Pode este ser considerado idóneo?;
- Não deverão os agentes de fiscalização, enquanto agentes ajuramentados, estar seguros da sua gestão de conflitos e manter um discurso coerente e tranquilo?
Perguntas que obrigatoriamente terei de obter a resposta enquanto cidadã de um estado Democrático.
Data de ocorrência: 20 de dezembro 2019