Metro de Lisboa

Metro de Lisboa - Poucas carruagens em tempo de covid19

Proc. 114929
PQ nº 59893321

Exma. Senhora Maria Kraut,

Acusamos a receção da exposição apresentada por esta via em 2021.05.16, à qual demos a devida atenção.

Gostaríamos de começar por assegurar que o Metropolitano de Lisboa tem adotado todas as medidas que se achem adequadas, em estreito cumprimento das diretrizes globais recomendadas pelas autoridades de saúde e segurança.

Por outro lado, a oferta de transporte prestada pelo Metropolitano em cada uma das suas quatro linhas, consubstanciada nos horários e intervalos entre comboios, é dimensionada em função de critérios de procura e eficiência operacional, tendo em conta a variação da procura, que é naturalmente diferente ao longo do dia, durante os fins-de-semana e feriados e nos períodos de verão e de inverno.

Neste contexto, no que à oferta diz respeito temos vindo a monitorizar em permanecia a procura pelo nosso serviço procurando fazer ajustes, tendo sempre presente a situação pandémica vigente.

No caso em apreço, na semana referida registamos um decréscimo na procura do nosso transporte de 56%, em comparação com o mesmo período num ano normal de operação.

Esta monotorização, bem como as medidas em vigor no ML, podem ser acompanhadas através do nosso website: https://www.metrolisboa.pt/covid-19/.

Sendo que a situação epidemiológica está em constante mutação, estamos atentos e em estreita colaboração com as autoridades governamentais, de saúde e policiais, adotaremos as medidas que se revelem necessárias implementar, momento a momento.

Agradecemos e valorizamos a sua exposição, que nos assiste a dar continuidade ao trabalho que desenvolvemos para melhorar o nosso serviço e garantir a satisfação dos nossos clientes.

Subscrevemo-nos cordialmente,

N. Martins