Metro de Lisboa

Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Comboio e Metropolitano

Av. Fontes Pereira de Melo n.º 28

atendimento@metrolisboa.pt

Metro de Lisboa respondeu à reclamação de Alexandrina Costa
Metro de Lisboa

Metro de Lisboa - Fecho das portas por tempo indevido( crianças abandonadas no cais)

Proc. 112334

Exma. Senhora alexandrina Carvalho de Ceita Costa,

O Metropolitano de Lisboa, E.P.E. após apreciar o pedido apresentado por V. Exas., através do Portal da Queixa em 17 de dezembro de 2019, relativamente ao assunto em epígrafe, informa que não existe nos nossos serviços nenhum registo relacionado com o incidente a que se refere o assunto, nem são apresentadas provas que justifiquem a razão para o Metropolitano de Lisboa, E.P.E. ser responsável pelo mesmo, pelo que, consideramos que não se encontram reunidos os pressupostos para a existência de responsabilidade civil por parte do ML, o que significa que o Metropolitano de Lisboa não reconhece a existência de qualquer obrigação de proceder ao pagamento por eventuais danos morais e psicológicos.

Nestes termos, embora lamentando os eventuais incómodos causados, pelos quais apresentamos as nossas desculpas, o pedido de ressarcimento apresentado é indeferido.

Metro de Lisboa respondeu à reclamação de Ilda Marques

Metro de Lisboa - Limpeza escadas e elevadores na estação da alameda

Proc: 112467 / 112570

Assunto Limpeza na estação Alameda

Exma. Senhora Ilda Marques

Acusamos a receção da exposição efetuada através do Portal da Queixa, a 2020.01.06 e a 2020.01.11, à qual demos a merecida atenção e encaminhamento à área competente. Apresentamos o devido pedido de desculpas, pois estamos cientes de não ter correspondido às suas expectativas, pese embora o tentemos todos os dias.

Averiguou-se que houve uma utilização indevida do espaço da estação, por parte de alguns utilizadores, nomeadamente dos elevadores. Estas atitudes reprováveis condicionam a qualidade do nosso serviço, assim, a equipa responsável pela limpeza das estações foi inteirada do sucedido para atuação em conformidade.

Informamos ainda, que foi solicitado um reforço da limpeza na estação da Alameda, tanto ao nível dos acessos da estação como dos elevadores.

Valorizamos e agradecemos a sua exposição, a qual nos permite obter uma visão direta do serviço que prestamos e nos dá a oportunidade de analisar possíveis melhorias.

Metro de Lisboa respondeu à reclamação de Ilda Marques

Metro de Lisboa - Limpeza escadas

Proc: 112467 / 112570

Assunto Limpeza na estação Alameda

Exma. Senhora Ilda Marques

Luís Lopes comentou uma reclamação à marca Metro de Lisboa

Metro de Lisboa - Informação não providenciada

No dia 31 de Dezembro de 2019, o metropolitano com direcção a Santa Apolónia pelas 18:30 horas no local,… ler reclamação

Luís Lopes

Trpla anedota a sua abordagem. Toda a gente é eventualmente aquela gente que se encontra entre si e o seu umbigo. Não tenho… ler mais

Sónia Ramos

Toda a gente sabe que a estação Terreiro do Paço fecha ao fim da tarde devido a questões de segurança no evento de passagem… ler mais

João Simões comentou uma reclamação à marca Metro de Lisboa

Metro de Lisboa - Postura corporal e atendimento

No dia 8 de Janeiro de 2020 pela 20h30 na estação de metro do Cais do Sodre Dirigi-me as maquinas de… ler reclamação

Metro de Lisboa respondeu à reclamação de Luís Lopes

Proc. 112437
Exmo. Senhor Luís Paulo Vieira Lopes,

Causamos a receção da exposição apresentada em 2020.01.01, à qual demos a justa atenção e encaminhamento interno.

No caso concreto, para o dia e hora em questão não temos registo de interrupção ou perturbação na circulação de comboios, na linha Azul. No entanto, embora não tenhamos registo de anomalia, poderá ter ocorrido uma interferência momentânea na passagem do comando de abertura para algumas das portas, que motivou a não abertura das mesmas, na estação que refere. Caso assim não fosse, o comboio não poderia circular com passageiros e seria retirado de circulação.

Entendemos que o nosso serviço possa estar desadequado às suas expectativas, pelo que daremos conhecimento à área responsável do exposto, para análise e procedimento em conformidade.

Pelo transtorno causado, queira aceitar o nosso pedido de desculpas

Pese embora a empresa reconheça os incómodos que situações como a referida causam, o ML não se pode responsabilizar por eventuais prejuízos que os mesmos possam causar, designadamente aos seus clientes portadores de passe, como é o caso.

Para mais informação pode consultar o nosso website:

Agradecemos e valorizamos a sua exposição, que nos assistirá a dar continuidade ao trabalho que desenvolvemos para melhorar o nosso serviço e garantir a satisfação dos nossos clientes.

Sónia Ramos comentou uma reclamação à marca Metro de Lisboa

Metro de Lisboa - Postura corporal e atendimento

Sónia Ramos

Para fazer queixinhas pôde perder tempo... para se dirigir a um MB, não!

Metro de Lisboa respondeu à reclamação de Noélia Simões

Metro de Lisboa - Avarias nos comboios

Proc. 112362
Exma. Senhora Noélia Valente,

Acusamos a receção da exposição apresentada em 2019.12.18 e à qual demos a justa atenção.

Confirmamos que na data e horas referidas a linha Verde e Amarela estiveram interrompidas uma vez que a anomalia se localizava na confluência de ambas as linhas.
Sem deixar de lamentar os inconvenientes advindos da situação descrita, temos a referir que situações de interrupção/perturbação, quando inevitavelmente sucedem, têm da nossa parte a preocupação de serem resolvidas o mais rapidamente possível, de modo a minimizar os incómodos que as mesmas causam aos nossos clientes. Nem sempre é possível efetuá-lo ou mesmo estimar o tempo necessário à normalização da circulação, tudo dependendo da complexidade da situação e dos atores envolvidos.

Não podemos deixar de lhe apresentar as nossas desculpas, pois estamos cientes de não ter correspondido às suas expectativas e necessidades.

A qualidade do serviço prestado é objetivo fundamental do Metropolitano de Lisboa, enquanto prestador de um serviço público de transporte, neste sentido entendemos as reclamações e sugestões dos nossos clientes de uma forma positiva, como um valioso contributo para a melhoria do serviço.

Agradecemos o seu contributo.

Metro de Lisboa respondeu à reclamação de Fernando Lopes
Metro de Lisboa - Saúde pública em causa

Metro de Lisboa - Saúde pública em causa

Proc. 112314

Exmo. Senhor Fernando Lopes

Rececionámos a sua exposição efetuada no dia 30.12.2019 através do Portal da Queixa, à qual demos a merecida atenção e encaminhamento interno.

Agradecemos desde já a sua análise referente às instalações sanitárias que consideramos oportuna e pertinente.

A questão da abertura de instalações sanitárias nas estações de Metropolitano de Lisboa é complexa, e exigiu ponderação e rigor na definição do modelo que melhor pudesse servir os clientes e num contexto que fosse sustentável para a empresa.

Apraz-nos informar que presentemente existe um concessionário responsável pelas instalações sanitárias em diversas estações da nossa rede: a TSC, que é a empresa especializada na área, e que deve garantir um serviço de elevada qualidade, mediante o pagamento de uma taxa pelo utilizador, em linha com o praticado no mercado.

Contemplado neste plano de concessão, já existem em funcionamento Instalações sanitárias nas seguintes estações, Campo Grande, Marquês de Pombal, Aeroporto, Terreiro do Paço, Rossio, São Sebastião e Oriente. Prevê-se que, em breve, sejam colocadas mais instalações sanitárias ao dispor dos nossos clientes.

Informamos também que, a TSC tem disponível um Livro de Reclamações nas instalações sanitárias do Campo Grande por esta ter em permanência e num horário alargado, uma colaboradora ao serviço, onde qualquer utilizador poderá fazer uma reclamação.

Todas as máquinas estão identificadas com um contacto telefónico e email para contacto: toiletsystemcontrol@hotmail.com.

Declaramos, que já foram tomadas as devidas medidas corretivas para que, situações como a que relatou na sua exposição, não voltem a ocorrer.

Pelos transtornos e/ou inconvenientes causados, queira aceitar o devido pedido de desculpas.

Sónia Ramos comentou uma reclamação à marca Metro de Lisboa
há 2 semanas

Metro de Lisboa respondeu à reclamação de Diana Dantas
há 2 semanas

Metro de Lisboa - Tempos de espera na linha amarela

Proc. 112315
Exma. Senhora Diana Dantas,~

Acusamos a receção da sua exposição de 2019.12.13, que nos mereceu a melhor atenção.

Compreendemos que a atual oferta de transporte possa estar desadequada às suas necessidades e expectativas. No entanto, com os horários diferenciados existentes para as quatro linhas do ML, para diversas épocas do ano, dias úteis e não úteis, para as chamadas horas de ponta e horas de menor movimento, pretende-se otimizar recursos humanos e o material circulante disponível.
Não podemos deixar de lhe apresentar as nossas desculpas, pois estamos cientes de não ter correspondido às suas expectativas.

A qualidade do serviço prestado é objetivo fundamental do Metropolitano de Lisboa, enquanto prestador de um serviço público de transporte, neste sentido entendemos as reclamações e sugestões dos nossos clientes de uma forma positiva, como um valioso contributo para a melhoria do serviço,

Agradecemos o seu contributo.