40.8
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Atraso de 20 Minutos na linha azul - Hora de Ponta

João Pereira
João Pereira apresentou a reclamação
20 de abril 2017

Cerca das 9h05 ocorreu mais um atraso significativo ( cerca de 20 minutos) do Metro na Estação do Alto dos Moinhos. Obviamente que a entrada na carruagem se assemelhou novamente a uma mêlée (Rugby). Enfim!

Data de ocorrência: 20 de abril 2017
24 de maio 2017
No seguimento da reclamação nº 9462417, apresentada em 2017.04.20, pelo Sr. João Paulo Rebelo Marques Pereira, cumpre-nos prestar-lhe a seguinte informação:

“Tendo como objetivo a otimização de recursos e do material circulante disponível, o Metropolitano de Lisboa (ML) viu-se obrigado a implementar um modelo de circulação na linha Azul (Reboleira/Santa Apolónia) semelhante àquele que se encontra em funcionamento há algum tempo na linha Amarela (Odivelas/Rato).

De acordo com este modelo, os comboios na linha Azul circularão, aos dias úteis entre as 07:30h e as 10:00h de forma alternada entre Santa Apolónia e Pontinha e Santa Apolónia e Reboleira.

Trata-se de uma situação temporária, a vigorar até ao dia 16 de julho, que visa a adequação da oferta à procura, bem como, a recuperação progressiva dos níveis de eficiência e da qualidade do serviço, face ao plano de recuperação da frota, que se encontra em curso.

Neste âmbito, o ML disponibilizou aos seus clientes em todos os suportes de comunicação que dispõe, nomeadamente cartazes nos comboios, informação sonora e escrita nos painéis informativos das estações e no site da empresa.”

O incumprimento dos horários vigentes, por vezes, decorrem de problemas imprevistos de natureza técnica, tais como, avarias em material circulante e/ou outras, na denominada infraestrutura, que podem originar indesejáveis delongas no tempo de espera e/ou interrupções na circulação de comboios, assim como a sobrelotação de algumas das composições.
São ocorrências que procuramos resolver o mais rapidamente possível, com o intuito de minimizar os incómodos que as mesmas venham a causar aos clientes.

Devido a constrangimentos de natureza económica, a empresa debate-se com uma escassez de recursos humanos no que à operação diz respeito, entenda-se pessoal tripulante, cujas consequências se refletem inevitavelmente na capacidade da oferta de transporte prestada.

Este condicionalismo, tenderá a ser obviado num futuro próximo, porquanto já está em curso um processo de recrutamento externo de pessoal, que possibilitará a abertura de novos cursos de formação para pessoal tripulante.

Embora fazendo nosso o seu descontentamento, no que à situação por si descrita diz respeito, não nos é possível, face às razões expostas, proceder a um aumento da atual capacidade de resposta.

Pelos transtornos e/ou inconvenientes causados, queira aceitar o devido pedido de desculpas.

Atenciosamente, subscrevemo-nos

L .Silva
Técnico Administrativo
João Pereira
João Pereira avaliou a marca
16 de junho 2017

Infelizmente não existe outra marca para o mesmo serviço! Como cidadão e "accionista" da referida marca, exijo que os atrasos não sejam recorrentes e que os utentes sejam objectivamente esclarecidos dos atrasos existentes.