40.8
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Comboio em excesso de velocidade

Leonardo Correia Alegria
Leonardo Alegria apresentou a reclamação
19 de junho 2019
Hoje dia 19/06/2019 apanhei um metropolitano na estação Marquês Pombal (linha azul) para Terreiro do Paço. A meu ver achei que o metropolitano ia com uma velocidade maior do que a permitida, o metropolitano antes de dar entrada na estação Terreiro do Paço, fez uma travagem muito grande, nesse momento eu ia levantar me para sair, pois tinha pressa para apanhar o barco, acontece que eu e mais outras pessoas cairam na carruagem e possivelmente nas outras também. A travagem foi de tal maneira violenta que pensei que o metropolitano tivesse descarrilado ou avariado, sinceramente não sei o que passou pela cabeça do maquinista de ir com tanta velocidade na curva antes de chegar ao Terreiro do Paço.
Data de ocorrência: 19 de junho 2019
Proc. 109362
Exmo. Sr. Leonardo Correia Alegria

Acusamos a receção da exposição efetuada por esta via em 19/06/2019, à qual demos a devida atenção e encaminhamento interno.

Por motivos de segurança, o Metropolitano de Lisboa, dispõe nos túneis, perto da entrada das estações em cada uma das vias, de balizas de controlo de velocidade dos comboios.
Através da leitura efetuada por sensores colocados nestas balizas, é verificada a velocidade do comboio. Se esta excede os valores parametrizados, o sistema de travagem do comboio é imediata e automaticamente acionado.

Não é, assim, uma travagem efetuada pelo Maquinista, mas pelo sistema de controlo de velocidade. Sendo parametrizados valores fixos, basta que a velocidade seja excedida mesmo em poucos metros para que o sistema seja acionado.
De qualquer modo, todas as situações ficam registadas, sendo objeto de análise, e quando se justifica, de correção, seja do ponto de vista técnico ou humano.

Sem deixar de lamentar o sucedido, reiteramos o pedido de desculpas e apresentamos os nossos cumprimentos.

Perante os factos relatados informamos que, reencaminhamos a sua exposição para a aérea competente, para que averiguação e atuação em conformidade.

Cordialmente,

N. Martins
Gestão de Reclamações
Leonardo Alegria
1 de julho 2019
Ok, obrigado pelo vosso esclarecimento, só quiz alertar esta situação, para que os maquinistas tenham em atenção à velocidade, pois esse sistema pode aleijar alguém caso o comboio vá muito ou alguém de mobilidade reduzida.
Leonardo Correia Alegria
Leonardo Alegria avaliou a marca
1 de julho 2019

A marca explicou a situação muito bem o que aconteceu e é perfeitamente normal, apenas quis alerta para os comboios não excederem a velocidade pois pode alguém aliejar-se.