Proc. 151615
Exma. Senhora Fátima Pedrosa,
Recebemos a sua reclamação nº 119588224, apresentada no Portal da Queixa em 28.09.2024, à qual demos a merecida atenção. Desde já lamentamos o sucedido.
Em resposta, cumpre-nos informar que, de facto no dia 26.09.2024, a circulação de comboios na Linha Azul encontrou-se interrompida entre as 21h35m/21h45m, efetuou-se por troços (não circulava no troço LA/AV) das 21h45m às 22h25m, ficando a circulação de comboios normalizada às 22h32m. Não podemos, pois, deixar de lhe apresentar as nossas desculpas pelo transtorno causado.
De sublinhar que, sempre que se verifica que uma ocorrência origina interrupção ou perturbações na circulação, resultando num tempo de espera superior a 15 minutos, essa informação é imediatamente veiculada ao cliente, através dos nosso sistema de informação escrita e sonora nos cais das estações, no website da Empresa e nas redes sociais, para que deste modo o cliente possa ponderar as suas opções de transporte.
Por outro lado, informamos que, quando estas situações imprevistas sucedem, o ML procede ao respetivo reembolso de viagem. A compensação é feita na própria estação, através do recarregamento do bilhete ou recarregamento do valor gasto (no caso do zapping), mas não utilizado, no respetivo cartão nas situações em que ocorre interrupção da circulação, por um período igual ou superior a 15 minutos e caso já tenha validado o acesso à viagem.
Adicionalmente se informa que, embora a empresa reconheça os incómodos que situações como a exposta causam, não se pode responsabilizar por eventuais prejuízos que as mesmas possam causar. Consequentemente, não efetuarmos qualquer devolução em numerário, relativamente ao recibo de táxi.
Para mais informação pode consultar o nosso website: https://www.metrolisboa.pt/viajar/como-utilizar-o-metro/.
No que diz respeito, à inoperacionalidade dos acessos mecânicos, confirmamos que de facto, existem na nossa rede equipamentos mecânicos, tais como escadas mecânicas, elevadores e tapetes, que se encontram fora de serviço a aguardar reparação por parte Schmitt, a demora deve-se à falta de peças e equipamentos de substituição, situação que muito lastimamos.
O Metropolitano de Lisboa (ML) está ciente do impacto que a paragem dos equipamentos mecânicos causa junto dos seus clientes, pelo que continua constantemente empenhado em melhorar o serviço e a infraestrutura das estações, garantindo a melhor experiência de viagem possível para os passageiros, procurando sempre que estas situações, sejam resolvidas com a maior brevidade possível.
Embora reconhecendo tratar-se de uma solução de recurso, para minorar potenciais constrangimentos de deslocação quando a mobilidade é reduzida ou quando acompanhada de carrinho de bebé, sugere-se que, sempre que possível, seja verificado no website oficial o estado dos elevadores (https://www.metrolisboa.pt/ ) ou se contacte de antemão o Centro de Atendimento (213 500 115), que presta informação sobre a disponibilidade dos acessos mecânicos em toda a rede do Metro. Este serviço funciona em dias úteis, das 08h30 às 19h00.
Estamos empenhados em melhorar constantemente o nosso serviço e a infraestrutura das nossas estações, garantindo a melhor experiência de viagem possível para os nossos passageiros.
Agradecemos a compreensão de todos, reforçando o nosso pedido de desculpas.
Esperando terem sido prestado os devidos esclarecimentos, subscrevemo-nos com consideração,
L.Silva
Para deixar o seu comentário tem de iniciar sessão.