40.8
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Demora exagerada no tempo de "desespera"

António Moreira Leal
António Leal apresentou a reclamação
21 de junho 2019 (editada a 25 de junho 2019)
Moro na Pontinha e precisei de me deslocar a São Sebastião. Chego à estação e aparece tempo de espera, 20 minutos, de seguida passa a 5 minutos, depois a 10 minutos e de seguida a 7 minutos, que contabilizando o tempo que estive à espera, devem ter sido uns 25 minutos. Chegado a São Sebastião, fui fazer o que tinha previsto e demorei uns 5 minutos. Chegado novamente à estação e para apanhar o transporte em direcção à Reboleira, vejo que faltam 5 minutos. Não é que, para espanto meu, verifico que em sentido contrário, aquele que tinha utilizado anteriormente, nesse espaço de tempo (5 minutos) passaram 4 composições de carruagens, sendo uma delas reservada. Quando o meu transporte estava prestes a chegar, surge a indicação, comboio com 6 carruagens. Como a maior parte dos passageiros se encontrava no local de paragem das primeiras três carruagens, dirigi-me para a retaguarda da estação. Para espanto meu ainda tive de correr de volta, porque afinal a composição só vinha com 3 carruagens.
Data de ocorrência: 21 de junho 2019
2 de julho 2019
Proc. 109403
Exmo. Sr. António Moreira Leal

Recebemos a sua comunicação por este meio, a 21/06/2019, à qual demos a merecida atenção e encaminhamento interno para a área competente.

Gostaríamos de salientar que o Metropolitano de Lisboa tem como objetivo prestar um serviço de qualidade, que satisfaça todos os nossos clientes, enquadrando as suas reclamações como criticas construtivas que nos poderão ajudar a melhorar, como é o caso da presente exposição.

Informamos que, no que à informação sobre o tempo de espera nos Painéis de Informação diz respeito, esta deve considerar-se meramente indicativa. Por razões operacionais a que o Metro está sujeito, o tempo é constantemente alterado, consoante ocorram alterações na circulação a montante ou a jusante, uma vez que o sistema de circulação é em “carrossel”.

Já quanto ao numero de carruagens, tendo em conta a hora, por norma, exceto quando há eventos especiais na cidade, os comboios circulam com 3 carruagens.

No caso concreto, poderá ter havido uma falha de informação momentânea que resultou numa informação incorreta no Painel de Informação, com as consequências referidas.

Pelo sucedido, queira aceitar as nossas desculpas.

Informamos que pelo teor da exposição, encaminhamos internamente a sua exposição para averiguação e atuação em conformidade.

Esperamos ter prestado os devidos esclarecimentos, subscrevemo-nos cordialmente,

N. Martins
Gestão de Reclamações