41.1
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Elevadores de acesso ao cais do metro no cais de sodré

marta nunes
marta nunes apresentou a reclamação
29 de dezembro 2021
Começa a ser ridículo o constante não funcionamento dos elevadores tanto de acesso ao metro como de acesso ao próprio cais para apanhar o metro.... Tenho uma bebé e ando com ela no carrinho... Tenho depender da boa vontade quando a há de alguém que me ofereça ajuda tanto para descer como para subir... O que infelizmente nos dias de hoje torna se complicado a ajuda das pessoas... É um direito meu pois ou tanto pago bilhete ou tanto carrego passe de ter direito a um serviço completo... Isto é ficar com o dinheiro das pessoas sem lhes dar o devido serviço... Sou obrigada a vir para o cais do sodre pois o de entrecampos ainda não está acabado e mesmo assim não terei nenhuma garantia que também esse não ficará fora de serviço.
Gostaria que realizassem de forma rápida a manutenção.. Arranjo... Desses mesmos elevadores.
Data de ocorrência: 29 de novembro 2021
3 de janeiro 2022
Exma. Senhora Marta Nunes,

Na sequência da reclamação nº 69345021, apresentada no Portal da Queixa em 29.12.2021, à qual demos a merecida atenção e encaminhamento interno.

Gostaríamos de referir que entendemos o desagrado evidenciado e que nem sempre é possível satisfazer as expectativas de todos os nossos clientes.

Embora estes equipamentos se encontrem permanentemente sob supervisão e sujeitos a ações de monitorização e manutenção regulares, por vezes surgem situações em que dada a complexidade da avaria detetada, e não obstante as equipas de manutenção se deslocarem rapidamente aos locais, o período de reparação é, infelizmente, mais longo do que o que seria desejado.

Tendo em conta o exposto, informamos que de facto, os elevadores na estação Cais do Sodré, que se encontram fora de serviço há algum tempo por motivo de avaria, deve-se ao facto da sua antiguidade e de existir alguma dificuldade em adquirir peças para sua reparação. Apraz-nos informar que à data da sua exposição, foi reparado o elevador nº 3, tendo ficado em funcionamento no dia 29 ao final do dia.
Mais se informa, que neste momento todas as entregas de materiais de todas as naturezas encontram-se atrasadas, particularmente pelo motivo da pandemia.

A resolução deste tipo de situações é complexa, por implicar a substituição de componentes que, de momento, não se encontram disponíveis no mercado e cuja aquisição terá de ser efetuada ao abrigo das regras legais de contratação pública, processo que se encontra já em curso. A celeridade da reparação depende do contexto internacional, o qual que pode influenciar e dificultar a entrega destes materiais.

Conscientes dos transtornos causados à mobilidade dos nossos clientes, nomeadamente na mobilidade, estamos a desenvolver esforços para que a reparação seja efetuada no menor tempo possível, de modo a colocar ao dispor dos nossos clientes equipamentos imprescindíveis para a acessibilidade da estação.

Reconhecendo que se trata de uma solução de recurso, e de modo a evitar deslocações que resultam infrutíferas, sempre que se pretende iniciar viagem com pessoas, que de uma forma ou outra estejam condicionadas na deslocação pelo elevador ou pelas escadas pedonais ou mecânicas, sugerimos que sempre que possível, contacte de antemão o nosso Centro de Atendimento (213500115), que presta informação sobre a disponibilidade dos meios mecânicos em toda a rede Metro.

Agradecemos a sua exposição, embora não deixemos de lamentar o sucedido, apresentamos as nossas desculpas pela incapacidade de intervenção demonstrada.

Subscrevemo-nos com a maior consideração,
L.Silva