Metro de Lisboa
Metro de Lisboa
Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Tempo Médio de Resposta
36,8%
Taxa de Solução
24,1%
Média das Avaliações
40,6%
Taxa de Retenção de Clientes
62,5%
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Escadas rolantes

Resolvida
Luis Miguel Récio
Luis Récio apresentou a reclamação
7 de dezembro 2024 (editada a 31 de dezembro 2024)
Como utilizador diário do Metro, nas linhas Vermelha (Alameda/Saldanha) e Amarela (Saldanha/Rato), verifico a progressiva degradação das escadas rolantes, com várias avariadas há mais de 6 meses (Alameda e Saldanha). Existe incompetência do serviço responsável por reportar e reparar as avarias, prejudicando a acessibilidade dos utilizadores do Metro.
Isto é inacreditável numa empresa com dinheiros públicos, pagos por todos nós.
Exige-se resolução imediata dos problemas e avarias nas escadas rolantes, porque todos nós pagamos para termos um serviço digno.
Aguardo resposta.
Obrigado.
Data de ocorrência: 7 de dezembro 2024
Metro de Lisboa
26 de dezembro 2024
PQ123731024 | Processo: 154894

Estimado cliente Luís Lopes,

Agradecemos o seu contacto e a atenção dedicada ao serviço prestado pelo Metropolitano de Lisboa.

Relativamente aos acessos mecânicos, confirmamos que, de facto, existem na nossa rede equipamentos mecânicos, tais como elevadores, escadas e tapetes, que se encontram fora de serviço por motivo de avaria, há mais tempo do que seria desejado.

Gostaríamos no entanto de indicar, que os equipamentos mecânicos, escadas, tapetes e elevadores têm manutenção assegurada por empresas externas especializadas e certificadas, porém, considerando a utilização intensiva dos mesmos, todos os dias ocorrem situações de avaria, umas que são prontamente atendidas e reparadas, outras as de maior complexidade e que necessitem de componentes para a respetiva reparação, o tempo de resposta e resolução, poderá ser mais demorado, situação que muito lastimamos.

De referir que o Metropolitano de Lisboa investiu 22,5 milhões de euros, desde 2018, na instalação, substituição ou modernização de elevadores, escadas e tapetes mecânicos em toda a sua rede.

Estas intervenções inserem-se num vasto programa de remodelação e modernização que o Metropolitano de Lisboa tem vindo a concretizar, no âmbito do Plano Nacional para a Promoção da Acessibilidade, com o objetivo de garantir a acessibilidade e mobilidade para todos os seus clientes.

Trata-se de um programa de modernização com uma escala e um volume de investimento sem paralelo no passado recente. Prevê-se que no final de 2025 o Metropolitano de Lisboa venha a ter 52 estações com acessibilidade plena (atualmente, das 56 estações da rede do Metropolitano de Lisboa, 44 - 77% - possuem acessibilidade plena).

Desde 2018 até à data, foram instalados ou encontram-se em processo de instalação 39 elevadores e 33 escadas mecânicas em diversas estações, tais como Baixa Chiado, Rato, Avenida, Anjos, Campo Grande, Cidade Universitária, Areeiro, Arroios, Colégio Militar, Entre Campos, Alameda, Intendente, Martim Moniz, Praça de Espanha, Jardim Zoológico, Laranjeiras, Alto dos Moinhos, entre outras.

Nas 56 estações da rede atual do Metropolitano de Lisboa existem 121 elevadores, 234 escadas mecânicas e 10 tapetes rolantes.

Pese embora os investimentos já realizados, não podemos deixar de referir que a execução do supra mencionado programa implica um conjunto significativo de investimentos que têm vindo a ser realizados em função dos meios financeiros disponíveis desta empresa.

O Metropolitano de Lisboa (ML) está ciente do impacto que a paragem dos equipamentos mecânicos causa junto dos seus clientes, pelo que continua empenhado em melhorar constantemente o serviço e a infraestrutura das estações, garantindo a melhor experiência de viagem possível para os passageiros, e procurando sempre que estas situações, sejam resolvidas com a maior brevidade possível. Até lá agradecemos a compreensão de todos.

Lamentamos profundamente todos os inconvenientes, pois estamos cientes de não ter correspondido às suas expetativas.

Subscrevemo-nos com consideração,
A.Mata
Esta reclamação foi considerada resolvida
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.