41.1
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Estação metro olaias e oriente

Isabel Lopes
Isabel Lopes apresentou a reclamação
17 de setembro 2018
Venho pelo presente apresentar a minha reclamação acerca das condições de acesso ao metro para pessoas com carrinhos de bebés ou com deficiência motora. Não vou descrever a situação pela qual passei hoje e a semana passada pois estou certa de que vos é indiferente, no entanto venho por este meio exigir condições para que me seja possível usufruir de um serviço que eu pago SEMPRE! É inadmissível numa estação como a do oriente não terem elevadores a funcionar. É inadmissível numa estação de metro como a das Olaias não terem elevadores a funcionar nem sequer escadas rolantes há mais de um mês! É inadmissível o nojo que é cada vez que se entra num elevador (o único!!!!) na estação da Alameda. Eu, que pago o meu passe, os meus bilhetes, os vossos ordenados há ANOS só não salto a cancela de tão indignada que estou porque neste momento tenho um carrinho de bebé para levar. Espero que a situação dos elevadores seja prontamente resolvida...já estão há demasiado tempo a brincar com os utilizadores. Informo ainda que caso me seja recusado um livro de reclamações novamente como foi o caso na estação das olaias (porque o segurança me indicou que não havia ninguém ali, apenas na estação da alameda), chamarei a PSP. Só continuam a trabalhar assim porque os utentes não tem tempo para reclamar...mas hoje eu abdiquei do meu. Deste tempo e da meia hora em que tentei encontrar uma alternativa às vossas avarias sem ajuda de qualquer funcionário vosso. A minha intenção com esta reclamação não é uma resposta, é uma resolução. Caso verifique que as estações que mencionei continuam sem condições para eu poder aceder ao metro e usufruir de um serviço que paguei, farei questão de TODOS os dias escrever no vosso livro de reclamações para que as multas que venham a pagar sejam muito superiores ao custo da manutenção a que estão obrigados.

Verifico ainda as reclamações que já vos foram feitas aqui com O MESMO TEOR! Espero que não me enviem o mesmo modelo de resposta que estão a dar há meses aos utentes e que percam tempo é a contatar os técnicos para a manutenção dos equipamentos...provavelmente os funcionários só imprimiram um papel a dizer “avariado” é nada mais...a ninguém foi repostado nada.
Data de ocorrência: 17 de setembro 2018
1 de outubro 2018
Proc. 104788
Exma. Senhora Luciana Alves

Recebemos a sua exposição apresentada 17/09/2018, à qual demos a devida atenção e encaminhamento.

Entendendo o descontentamento sentido, não pode o Metropolitano deixar de apresentar o devido pedido de desculpas pela situação ora em causa.

O Metropolitano de Lisboa tem como prioridade assegurar a máxima operacionalidade funcional de qualquer equipamento, designadamente dos elevadores, observado sempre os devidos requisitos de segurança.

Sempre que é reportada qualquer anomalia, estes equipamentos são imediatamente colocados fora de serviço para verificação e reparação, surgindo por vezes situações em que dada a complexidade da avaria detetada, e não obstante as equipas de manutenção se deslocarem rapidamente aos locais, o período de reparação é, infelizmente, mais longo do que o que seria desejado.

Cumpre-nos assim, apresentar as nossas desculpas pelos transtornos e incómodos que lhe possam ter sido causados, no entanto muito nos apraz informar que os equipamentos mencionados estão em serviço na presente data.

Somente o elevador para o exterior de Olaias ainda aguarda resolução. Este encontra-se a aguardar reparação há largos meses devido à gravidade da avaria detetada (rotura do bloco hidráulico de válvulas). Em julho, a Schmitt&Sohn, empresa que nos assegura os serviços de manutenção, encomendou o material necessário à sua reparação.

Segundo informação de que dispomos, o material será finalmente entregue, esperando-se para breve a reparação e colocação em funcionamento do elevador que tanta falta faz a quem diariamente utiliza aquela estação.

Já no que concerne o guarnecimento da estação Olaias, este por norma é realizado por um Vigilante, que presta apoio a toda a estação. Nesta situação, quando o Livro de Reclamações é solicitado, o Vigilante de serviço na estação deve contatar internamente para que um Agente ML se dirija ao local com o Livro de Reclamações. Embora exista um em todas as estações, sendo este um instrumento legal de cidadania ao dispor do cliente, obedece a procedimentos, que quando não cumpridos, resultam numa sanção para o Metropolitano, portanto só podem ser facultados por trabalhadores da empresa e não por terceiros.

O Metropolitano de Lisboa lamenta não ter correspondido às suas legitimas expectativas, no entanto estamos a envidar todos os esforços para continuar a melhorar o serviço que prestamos, sendo as reclamações e sugestões dos nossos cliente uma ajuda fundamental.

Esperando ter prestado os esclarecimentos devidos, apresentamos os nossos cumprimentos.

N. Martins
Gestão de Reclamações

Ainda bem que existem mais pessoas a reclamar... Só ainda não pedi o Livro nas Olaias porque, a maior parte das vezes, não há sequer ninguém a quem pedir. Na minha inocência, pensei que havia online, mas no site do Livro de Reclamações não é possível encontrar o Metro de Lisboa!!! Hoje fiquei super admirada quando vi o elevador do Oriente a funcionar, estava "fora de serviço" HÁ SÉCULOS!

Voltámos ao mesmo... Elevador e todas as escadas paradas tudo ao mesmo tempo nas Olaias...