41.6
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Filas enormes

Nuno Rosa
Nuno Rosa apresentou a reclamação
8 de novembro 2018
O metro de Lisboa mostra bem o desprezo que tem para com que os sustenta. A fila para levantar os passes na estação de Marquês de Pombal é a mesma para quem quer fazer o Lisboa Viva Urgente e só tem uma pessoa a atender.
Escusado será dizer que a fila chega a meio da estação.
Vê-se bem outros funcionários a cirandar pela estação sem fazer nada e a conversarem uns com os outros na risota, mas trabalhar que é bom, não contem com eles.
Data de ocorrência: 8 de novembro 2018
26 de novembro 2018
Proc 105836

Exmo. Senhor
Nuno Gonçalo Inácio Cancela Rosa

Recebemos a sua exposição de 2018.11.08 via Portal da Queixa. Em resposta, informamos o seguinte:

A estação Marquês Pombal dispõe de dois postos de venda manual.
Num destes postos (linha Amarela), que funciona todos os dias de semana entre as 7h45 e as 20h30, efetua-se venda de títulos de transporte e receção de pedidos de cartões Lisboa Viva normais (10 dias úteis). No outro posto (linha Azul), em serviço aos dias de semana entre as 7h45 e as 19h45 procede-se à venda de títulos de transporte e à receção de cartões Lisboa viva por pedido normal. Assuntos relacionados com cartões Lisboa Viva por pedido urgente (1 dia útil), seja entrega de requisições, seja levantamento de cartões é aí somente efetuado aos dias úteis entre as 07h45 e as 19h45.

O segundo posto tinha há algum tempo atendimentos diferenciados por guichet. Num dos guichets procedia-se à venda de títulos de transporte e à receção de pedidos de cartões normais estando o outro guichet destinado exclusivamente a cartões Lisboa Viva urgentes.

Na sequência de reclamações sobre o atendimento diferenciado deste posto, procedemos à alteração deste modelo de funcionamento, passando agora o posto a assegurar, com uma única fila de atendimento todas as operações acima referidas. Ou seja, a entrega de cartões Lisboa viva processa-se como qualquer outra operação, tendo o cliente de aguardar a sua vez na fila.

Adicionalmente se informa que, quando por vezes sucede haver um Agente disponível, este é enviado para determinados postos, no sentido de dar apoio nomeadamente ao levantamento de cartões Lisboa viva.
Reconhecemos que no presente nos encontramos com alguma escassez de meios humanos, encontrando-se em estudo medidas corretivas.

Na rede Metro, para além do acima referido, por norma há um Agente de serviço por toda a estação, que não efetua operações de venda em posto, devido à exigência de contínua mobilidade das suas tarefas, dando apoio nas vendas em máquinas automáticas, no funcionamento de cartões, nos canais de acesso, nos demais equipamentos da estação.
Os seus serviços podem ser solicitados, mediante o acionar dos botões de ajuda, localizados nos postes azuis junto aos canais de acesso ou por cima do ecrã das máquinas automáticas. Estes Agentes poderão, contudo, ter de aceder ao posto de venda para análise de algum cartão Lisboa viva ou viva viagem com problemas de funcionamento ou outro assunto de serviço. Poderá ainda haver outros funcionários Metro que tenham de aceder ao posto com instruções internas e que não estejam dotados para efetuar atendimento.

Pelos transtornos decorrentes da situação relatada, apresentamos o devido pedido de desculpas.

Subscrevemo-nos, atenciosamente,

M. E. Borges
Gestão de Reclamações
Nuno Rosa
Nuno Rosa avaliou a marca
27 de novembro 2018

Têm o monopólio, fazem o que querem, o cliente vale pouco para eles.