41.6
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Filas para fazer/receber os passes

Carlos Morgado apresentou a reclamação
28 de junho 2019 (editada a 8 de julho 2019)
Metro de Lisboa Marques de pombal.
Ora bem depois de ter estado 1h30m em pé para entregar a porcaria de um formulário para fazer o passe, depois de 9h de trabalho. Um serviço horrível que custa 12€, não aceitaram a carta de condução como identificação, ainda tive que gastar mais 3€, 2€ de dados net+1€fotocópia do cc(uma fotocópia na kodac, a preto e branco 1€, nunca paguei tanto, aproveitam-se ao máximo das situações) porque a funcionária não aceitou ver o meu CC no telemóvel. Muito bem, bravo, vamos gastar papel.
Não é que passado uns dias, volto lá na hora de almoço, a pensar que seria mais rápido e estaria lá uma pessoa a entregar os passes pessoalmente, como vi no dia do pedido. Não! A fila era a mesma para todos, sendo que, fazer o passe demora ~10min/por pessoa e levantar o cartão 30seg, ora as pessoas que já levaram com a seca de fazer, ainda têm que esperar outra vez os que estão a pedir o passe. Isto só pode ser uma gestão de atrasados mentais! Houve pessoas que desistiram de receber o cartão depois de 1hora de espera, é tempo que não produzem nos trabalhos por causa deste metro/carris de mer... Houve uma mulher que não esteve um 1min na fila, foi ao guiche pediu o cartão e deram, eu vi, sai da fila e fui lá também pedir(depois de 1h20m de espera) e não me deram, o que é isto fdx pkp.
Fiquei num estado de irritação incrível, só apetecia partir tudo e mandar tudo para o cara... Estragaram-me o dia, já nem consegui trabalhar em condições, qualquer dia vai haver ali confusão, se é que já não houve,depois admirem-se. Tive que me controlar tanto a ver aqueles funcionários à passearem dum lado para o outro, e falarem uns com os outros encostados à parede e a fecharem a porta para ninguém ver, enquanto a fila tinha alguns 40 metros. É da maneira que só vou usar o passe 1 mês e não vos dou mais um tosto, * PROIBIDO * incompetentes. Vou arranjar outra solução, ainda se admirem que mais de 70‰ das pessoas prefira o carro pessoal. Pedi o livro de reclamações e ainda esteve uma funcionária ca fora 5min de guarda, talvez com medo que eu estragasse o livro em vez de despachar a fila, para rir ou chorar. Mais pessoas queriam reclamar, mas não estavam para perder mais tempo.
NÃO VALEM NADA! Incrível esta situação, está assim à meses, não é só de agora(depois de ver reclamações iguais antigas) em pleno século XXI, país de mer...estes idiotas gestores do metro, burros do crl, ainda não viram que estão tratar as pessoas como animais. Com o avanço tecnológico que houve, estes idiotas ainda usam o mesmo sistema de à 20 ou 30 atrás, com papel e fotos de passe, os funcionários perdem tempo cortarem as fotos e a colarem no formulário, parece que estão na escolinha a fazer trabalhos manuais. Fiquei parvo, que estupidez tão grande, pensei que estava em 1990. O atrasado do director do metro não deve saber o que é um computador ou a informática.
Data de ocorrência: 28 de junho 2019
18 de julho 2019
Proc 109507

Exmo. Senhor
Carlos Miguel Lemos Morgado

Assunto: Reclamação nº 29449019 - Atendimento

Na sequência da reclamação nº 29449019 apresentada via Portal da Queixa em 2019.06.28, informamos o seguinte:

Para requisitar um cartão Lisboa Viva para se poder comprovar a identificação do titular podem ser apresentados os seguintes documentos: Cédula pessoal (criança até 10 anos de idade), Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão, Passaporte e Autorização de Residência.

No caso concreto, reiteramos a informação prestada na estação Marquês Pombal, de que não é aceite como identificação a carta de condução e de que não é aceite a apresentação de foto digital em telemóvel do Cartão de Cidadão para este efeito.

Relativamente à estação Marquês Pombal, esta dispõe de dois postos de venda manual.
Num destes postos (Linha Amarela), que funciona todos os dias de semana entre as 7:45h e as 20:30h, efetua-se venda de títulos de transporte e receção de pedidos de cartões Lisboa Viva normais (10 dias úteis).

No outro posto (Linha Azul), em serviço aos dias de semana entre as 7:45h e as 19:45h procede-se à venda de títulos de transporte. Assuntos relacionados com cartões Lisboa Viva por pedido urgente (1 dia útil), seja entrega de requisições, seja levantamento de cartões é aí somente efetuado aos dias úteis entre as 07:45h e as 19:45h.

O segundo posto tinha há algum tempo atendimentos diferenciados por guichet. Num dos guichets procedia-se à venda de títulos de transporte e à receção de pedidos de cartões normais estando o outro guichet destinado exclusivamente a cartões Lisboa Viva urgentes.
Na sequência de reclamações sobre o atendimento diferenciado deste posto, procedemos à alteração deste modelo de funcionamento, passando agora o posto a assegurar, com uma única fila de atendimento todas as operações acima referidas. Ou seja, a entrega de cartões Lisboa Viva processa-se como qualquer outra operação, tendo o cliente de aguardar a sua vez na fila.

Quando por vezes sucede haver um Agente disponível, este é enviado para determinados postos de maior afluência de clientes, tal como o posto da estação Marquês Pombal que refere, no sentido de dar apoio nomeadamente ao levantamento de cartões Lisboa Viva.

Reconhecemos que no presente nos encontramos com alguma escassez de meios humanos, encontrando-se em estudo medidas corretivas.

Pelos transtornos decorrentes da situação relatada na estação Marquês Pombal, apresentamos o devido pedido de desculpas.

No que se refere aos Agentes que observou fora do posto de venda e pela estação, informamos que, na rede Metro, para além dos Agentes que efetuam venda nos postos, por norma há um Agente/Vigilante de serviço por toda a estação, que não efetua operações de venda em posto, devido à exigência de contínua mobilidade das suas tarefas, dando apoio nas vendas em máquinas automáticas, no funcionamento de cartões, nos canais de acesso, nos demais equipamentos da estação.

Os seus serviços podem ser solicitados, mediante o acionar dos botões de ajuda, localizados nos postes azuis junto aos canais de acesso ou por cima do ecrã das máquinas automáticas. Estes Agentes poderão, contudo, ter de aceder ao posto de venda para análise de algum cartão Lisboa Viva ou Viva Viagem com problemas de funcionamento ou outro assunto de serviço.
Poderá ainda haver outros funcionários Metro que tenham de aceder ao posto com instruções internas e que não estejam dotados para efetuar atendimento a clientes.

Reiteramos o nosso pedido de desculpas pela situação que nos indicou.

Subscrevemo-nos, atenciosamente,

M. E. Borges
Gestão de Reclamações
18 de julho 2019
Várias perguntas que ficaram por responder, só respondem ao que interessa e ao que conseguem explicar.
Os funcionários estavam realmente a entrar e sair aos pares na zona de guiche, como se andassem a passear para tomar o cafézinho, não os vi a ajudar ninguém, outro estava encostado a parede à conversa e a fechar a porta para ninguém o ver.
Tirando isto, o principal é o sistema/processo de merd... que têm, ao qual não responde nem consegue.

Porque razão pago 12€ por um serviço urgente e tenho que estar 1h30 a espera numa fila em pé, apenas para receber o cartão que já está pronto? Após já ter estado 1h30m para o fazer. Atrasados mentais. Perdi 3h de vida/trabalho devido ao vosso sistema de merd...
Já sei não querem ter custos a enviar os cartões para casa por correio ou se enviam tem que se pagar mais, * PROIBIDO *.

Porque razão o processo continua a ser o mesmo de à 20 ou 30 anos atrás, com papel(formulários), e os idiotas do funcionários a fazerem trabalhos manuais com as fotos(a cortar e colar em papel)?

Não têm os leitores de CC, que pedem às pessoas para comprar no portal viva, porquê? Um processo que demoraria 2 mim a ler a informação/foto do CC, em vez demorar 10/15mim por pessoa, para fazer/renovar o passe.

Soube depois que já têm máquinas automáticas na carris do arco cego para fazer o passe na hora, porque razão o metro não tem algumas?

Se me conseguir responder a isto tudo é o maior! Mas não vai conseguir porque como já disse os gestores do metro são uma cambada de idiotas, atrasados mentais, que não servem para nada, só pensam no lucro e devem estar a encher os bolsos(a roubar) à pala do povo.

Já agora metam as desculpas no c..porque o tempo de vida que perdi já não me devolvem, ao menos deviam devolver o valor de um serviço que não é urgente. Espero mesmo que para o mês já não precise de utilizar o passe, vou voltar ao meu carrinho, só para não pactuar com este sistema de merd... Só neste país.
19 de julho 2019
Vocês são tão estúpidos que nem percebem que, não é por falta de pessoas que têm filas enormes.

É os PROCESSOS que não são eficientes, 10-15min para atender cada pessoa não é lento, é mesmo parado.

Pelo que percebi até as pessoas para renovar a porcaria de um cartão têm que preencher o mesmo formulário.
Não era mais fácil/eficiente ter já os dados da pessoa numa base de dados, da primeira vez que pediu o passe. A pessoa pedir a renovação e receber um novo por correio. Inventei a roda? Isto é difícil? Fdx

Nunca vi nada assim na put... Da vida vocês estão mesmo debaixo do esgoto.

Também vi os vossos funcionários aos berros dentro dos guiches, uns com os outros(acusando a pressão da fila enorme), devem ter uma qualidade/ambiente de trabalho espectacular. Enquanto isto os directores estão nos escritórios a coçar as bolas.
7 de agosto 2019
Proc 109507

Exmo. Senhor
Carlos Miguel Lemos Morgado

Assunto: Reclamação nº 29449019 - Atendimento

Na sequência das reclamações nº 29449019 apresentadas via Portal da Queixa em 2019.07.18 e em 2019.07.19, informamos o seguinte:
Entendemos as reclamações e sugestões dos nossos clientes de uma forma positiva, como um valioso contributo para a melhoria do serviço, acolhendo e implementando, sempre que possível as sugestões formuladas.
Tendo em conta o teor da exposição apresentada, encaminhámos os assuntos para os serviços competentes, para averiguação e atuação em conformidade.

Lamentamos o sucedido e apresentamos os nossos cumprimentos,

M. E. Borges
Gestão de Reclamações