41.1
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Mau serviço

Sílvia Nogueira
Sílvia Nogueira apresentou a reclamação
23 de maio 2019
Apresento aqui esta reclamação uma vez que nunca obtive resposta às duas reclamações que fiz no site da própria empresa.
A primeira vez que fiz reclamação foi devido às constantes avarias das carruagens que não permitiam fazer a viagem, uma delas especificamente no dia 24 de Abril. Neste dia eu e muitos dos utilizadores do metro ficámos mais de 30min parados na linha vermelha, até que a maioria de nós teve de deslocar-se de táxi ou uber para os seus destinos. No meu caso, visto que o atraso já era enorme, tive de gastar 22 euros para chegar ao trabalho a horas. Ou seja, metade do valor do passe (o patronato está-se nas tintas para se o atraso foi do metro). A realidade é que desde que o preço dos passes baixou, todos os dias há uma falha, no mínimo, nos serviços do metropolitano de Lisboa. Tinham prometido o aumento da velocidade das linhas, em especial da linha vermelha (noticiado em vários meios de comunicação social), e a diminuição dos tempos de espera entre composições. Mas afinal tudo não passou de campanha de marketing para que mais gente comprasse os ditos passes mais baratos.
A realidade é que sendo utilizadora do metro desde 2006, nunca tive de esperar tanto tempo entre composições como agora (que já foi motivo da segunda reclamação). Hoje, dia 23 de Maio, estive 11min30 à espera que o metro viesse, na estação do Saldanha (linha vermelha). Este tempo corresponde à viagem até à estação de Cabo Ruivo (porque os 9min até à estação do oriente foi só nos primeiros dias). Acho incrível como a degradação do serviço tem vindo a galopar, quando aliciaram o público com o contrário. Ainda por cima quem tem outros transportes para apanhar a seguir ao metro, fica logo com a vida toda alterada. Assim sendo, agradeço que desta vez tenham a dignidade de nos explicar o que anda a causar esta situação e que repensem o vosso serviço. Grata.
Data de ocorrência: 23 de maio 2019
6 de junho 2019
Proc. 108970
Exma. Sra. Sílvia Nogueira

Gostaríamos de salientar que as situações reportadas decorrem de imprevistos, são situações de perturbação ou de interrupção da circulação que quando inevitavelmente sucedem, têm da nossa parte a preocupação de serem resolvidas o mais rapidamente possível, de modo a minimizar os incómodos que as mesmas causam aos nossos clientes. Nem sempre é possível efetuá-lo ou mesmo estimar o tempo necessário à normalização da circulação, tudo dependendo da complexidade da situação.

Adicionalmente informamos, que sendo portadora do título Navegante Metropolitano pode utilizar qualquer operador do serviço público de transporte de passageiros nos 18 Municípios da Área Metropolitana de Lisboa, caso assim o entenda. Em Lisboa, em situações como as que alude pode sempre recorrer ao serviço da Carris.

Compreendemos pois, que a atual oferta de transporte possa estar desadequada às suas necessidades e expectativas. O Metropolitano de Lisboa está ciente dos inconvenientes descritos e tendo como objetivo melhorar a oferta e a comodidade na rede, está envidar todos os esforços para que assim seja.

Com a entrada em vigor do novo tarifário em Abril, são-nos colocados todos os dias novos desafios que encaramos com ânimo e determinação.

Pese embora, pretendamos dar uma resposta sustentável e no mais curto prazo possível, até lá apelamos à sua compreensão e de todos os nossos clientes.

Temos ainda caminho a percorrer para corresponder às expectativas daqueles que connosco decidem viajar e que todos os dias nos incentivam a sermos melhores.

Valorizamos e agradecemos a sua exposição, a qual nos permite obter uma visão direta do serviço que prestamos e nos dá a oportunidade de analisar possíveis melhorias.

Cordialmente,

N. Martins