40.6
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Mau serviço, ameaça e tentativa de intimidação

Rodrigo Almeida apresentou a reclamação
9 de novembro 2022
Ao tentar mudar de linha para apanhar o metro da linha amarela, vindo da linha azul, fui interpelado de forma grosseira por um revisor.

Tentei explicar que estava a tentar mudar de linha. Ignorou a minha explicação. Disse-lhe que não fazia sentido controlar pessoas que vão seguir viagem e atrasá-las, deviam controlar à saída, não a meio de uma mudança de linha. Voltou a ignorar-me.

Perante a falta de educação do revisor, pedi para falar com um supervisor e disse-lhe o mesmo. Disse-me que faziam os controlos onde quisessem, ao que eu respondi que obviamente que o podem fazer, mas estão a perturbar o funcionamento dos transportes e dos utentes que deviam procurar servir.
E que eu tenho o direito a reclamar, e que queria o livro de reclamações. Disse-me que se o pedisse seria autuado.

Ora eu não pactuo com ameaças. Mostrei o passe, e com o passe na mão, pedi o livro de reclamação e fui autuado com a justificação de que me recusei a apresentar o passe que tinha literalmente na minha mão.

Dados do auto- 141212
Primeiro indivíduo- H. Lopes 5585
Segundo indivíduo- A. Oliveira 4434
Data de ocorrência: 8 de novembro 2022
14 de novembro 2022
Proc. 126667
Exmo. Senhor Rodrigo Almeida,

Na sequência da reclamação nº 83145722,apresentada no Portal da Queixa em 09.11.2022, à qual demos a merecida atenção.
Gostaríamos de informar que, a situação concreta configurou objetivamente uma infração prevista e punida pela Lei nº 28/2006 de 4.07, pelo que o Agente de Fiscalização atuou em conformidade e de acordo com os normativos legais aplicáveis.
Esclarecemos que, é preocupação desta empresa dar formação aos seus trabalhadores com o objetivo de que a sua postura perante o cliente seja pautada pela boa educação, retidão e imparcialidade no juízo de valores, intervindo ativamente quando tal não sucede.
Relembramos que o cliente tem à disposição vários meios de informação/comunicação, acerca dos tarifários, zonas e/ou regras de funcionamento deste meio de transporte. Assim, o ónus de obter as informações necessárias, antes de viajar, é do Cliente.
Caso pretenda efetuar o pagamento voluntário da coima, poderá efetuá-lo no prazo de 15 dias úteis, após a receção da presente resposta, no Posto de Cobrança de Coimas da empresa, sita na estrada da Pontinha, complexo de Carnide/Edifício Administrativo - 1600-582 Pontinha, de segunda a sexta-feira das 09h00/15h30, beneficiando de um desconto 50% de desconto sobre o valor mínimo da coima, o que, ascende a 60€ por se tratar de uma contraordenação grave ou 15€ por se tratar de uma contraordenação simples.
No caso concreto, o valor da coima a pagar é de 60,00 Euros. Foi aplicada a contraordenação grave como está previsto no Dec-Lei 117/2017art.7º nº 1 alínea b), visto não ter aceite o pedido de amostragem do título de transporte ao fiscal
Perante esta situação, e configurando a mesma objetivamente uma utilização indevida do transporte, o Agente atuou em conformidade, aplicando a correspondente multa, em estrita obediência aos normativos legais atrás referidos.
Junto se envia novas referências Multibanco para que o cliente possa proceder ao pagamento da coima após o dia 16/11/2022 inclusive e durante 15 dias uteis, pelo que não deverá levar em consideração as referências anteriores.
Entidade 21786
Referência 202232080
Valor 60,00 €
O não pagamento voluntário no prazo previsto determina o envio do processo para a Autoridade Tributária e Aduaneira para instauração do respetivo processo de contraordenação, podendo nesta fase, o valor da coima ser aplicado até aos valores máximos previstos.
Subscrevemo-nos com consideração,
15 de novembro 2022
Teria todo o gosto em saber qual a infracção que cometi, visto que nunca me recusei a apresentar o título de transporte.

Vocês não têm o direito a negar o meu direito a pedir o livro de reclamações, muito menos a ameaçar um cliente para não o fazer, logo, a atuação é flagrantemente ilegal.

Gostaria de apontar que me foi exigido o meu documento de identificação como condição para apresentação do livro de reclamações, algo também obviamente ilegal.
12 de dezembro 2022
No seguimento da reclamação nº 83145722,apresentada no Portal da Queixa em 15.11.2022, à qual demos uma vez mais a devida atenção, e em complemento à nossa
resposta de 24.11.2022, gostaríamos de referir o seguinte:
No metro, para efetuar uma reclamação, o cliente tem à disposição:
• o Livro de Reclamações físico, disponível em qualquer estação de metro e Espaços Cliente
(Campo Grande e Marquês de Pombal);
• no Site, que remete de imediato para Livro de Reclamações Eletrónico https://www.metrolisboa.pt/informar/reclamacoes/;
• por formulário próprio em https://www.metrolisboa.pt/informar/atendimento-ao-cliente/ ou;
• através do endereço eletrónico atendimento@metrolisboa.pt.
No que ao Livro de Reclamações diz respeito, temos o dever de o disponibilizar sempre que este seja solicitado, deve estar afixada em local visível, nas estações, a informação de que temos ao dispor o livro de reclamações, bem como a entidade competente para apreciar a reclamação.
De referir, ainda, que sempre que o livro de reclamações é solicitado, a entidade a quem é dirigida a reclamação não pode exigir a apresentação de qualquer documento de identificação como condição para a apresentar.

Esperando ter contribuído para o esclarecimento da questão suscitada, subscrevemo-nos com consideração.
12 de dezembro 2022
Ou seja, finalmente está a admitir que cometeram uma ilegalidade, ao ameaçar-me e aplicar a coima por pedir o livro de reclamação, por um agente que nem me pediu o passe de transporte, e ao exigir a apresentação de um documento de identificação.

Então você assume tudo isso, e não fazem nada quanto a este comportamento?
Rodrigo Almeida avaliou a marca
26 de abril 2023

Continuo à espera de informação relativamente às ameaças de que fui alvo