40.8
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Metro com poucas carruagens

Claudia gomes
Claudia gomes apresentou a reclamação
12 de junho 2021
Boa noite e inadmissível que o metro ao fim de semana e feriados andarem vom 3 carruagens com o metro cheio e destanciamento nenhum em lisboa os cassos a aumentar deveriam de vereficar isso e porém as 6 ou 5 carruagens aguardo uma resposta obrigado
Data de ocorrência: 12 de junho 2021
22 de junho 2021
Proc. 115077
PQ nº 60958821

Exma. Senhora Cláudia Gomes,

Acusamos a receção da exposição apresentada por esta via, em 2021.06.12, à qual demos a merecida atenção.

Gostaríamos de começar por assegurar que o Metropolitano de Lisboa tem adotado, no decorrer da evolução pandémica, todas as medidas que se achem adequadas, em estreito cumprimento das diretrizes globais recomendadas pelas autoridades de saúde e segurança.

No que à oferta de transporte prestada pelo ML diz respeito, esta, consubstanciada nos horários e intervalos entre comboios, é dimensionada em função de critérios de eficiência e segurança, tendo em conta a variação da procura, que é naturalmente diferente ao longo do dia, durante os fins-de-semana e feriados e nos períodos de verão e de inverno.

Pese embora lamentemos não ter correspondido às suas expectativas, e indo de encontro ao referido na exposição apresentada, na semana de 07 a 11 de junho, a taxa de ocupação na Rede, à hora de ponta da manhã era de 16,6% e à tarde de 17,5%, valores muito aquém dos de anos normais de operação.

Assim, tendo por base os dados aferidos na Rede, nomeadamente o número de validações e taxas de ocupação nas horas de ponta, informamos que nos dias úteis a circulação de comboios nas quatro linhas é feita com seis carruagens, até as 20h. Aos fins-de-semana e feriados a circulação de comboios é ajustada conforme a procura em cada linha, a cada momento, de acordo com os dados do sistema de monotorização.

Esta monotorização, bem como as medidas em vigor, horários e frequência de comboios, podem ser consultadas no nosso website:

• * PROIBIDO *://www.metrolisboa.pt

Por fim, queremos a assegurar que estamos atentos e sempre que se revele necessário, as devidas alterações serão implementadas, em estreita articulação com as autoridades de saúde, policiais e governamentais.

Agradecemos e valorizamos a sua exposição, que nos assiste a dar continuidade ao trabalho que desenvolvemos para melhorar o nosso serviço e garantir a satisfação dos nossos clientes.

Subscrevemo-nos cordialmente,

N. Martins