Metro de Lisboa
Metro de Lisboa
Performance da Marca
41.6
/100
Razoável
Razoável
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
97,6%
Tempo Médio de Resposta
35,4%
Taxa de Solução
23,8%
Média das Avaliações
51%
Taxa de Retenção de Clientes
70%
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Mobilidade estação olaias

Resolvida
5/10
Mário Ramos
Mário Ramos apresentou a reclamação
16 de outubro 2019
Acabei de desembarcar na estação Olaias, e constatei a seguinte situação:
Em ambos os cais apenas havia 1 canal se saída e 2 de entrada sendo que a esta hora o maior fluxo de passageiros é saida.
As escadas rolantes do lado sul estavam paradas, quer as ascendenres quer as descendentes.
O elevador alternativo PARADO.
APENAS UM VIGILANTE QUE NÃO SOUBE O QUE FAZER PERANTE AS RECLAMAÇÕES DE PESSOAS DE IDADE, GRÁVIDAS E EM CADEIRA DE RODAS.
Liguei para as relações publicas do metro e, quem me atendeu em vez de ser proativo , foi burocrata respondendo que tinha de reclamar por escrito.
Cada vez pior, ponham um funcionário do metro na estação, que possa intervir nad escadas rolantes.
Data de ocorrência: 16 de outubro 2019
Metro de Lisboa
5 de novembro 2019
Proc. 111485
Exmo. Senhor Mário Ramos recebemos a sua exposição de 16/10/2019, à qual demos a merecida atenção e encaminhamento interno.

Compreendemos que a situação esteja desadequada às suas necessidades e expectativas. O Metropolitano está ciente dos inconvenientes descritos e pelos quais apresentamos o nosso pedido de desculpas.

Confirmamos que, na data e hora em questão, tanto a escada mecânica nº 4, como a nº 10, estavam fora de serviço, sendo que ambas aguardavam reparação por parte do piquete de manutenção. Já o elevador para o exterior ficou fora de serviço por avaria, tendo sido vistoriado e colocado em serviço no dia seguinte.
Na presente data subsistem avariadas as escadas 9 e 10, sendo os elevadores da estação alternativa para mobilidade.

Gostaríamos de sublinhar que, temos de assegurar a máxima operacionalidade funcional de qualquer equipamento, designadamente das escadas e elevadores, observando sempre os devidos requisitos de segurança. Embora estes equipamentos se encontrem permanentemente sob supervisão e sujeitos a ações de monitorização e manutenção regulares, por vezes ocorrem avarias. Quando a avaria é reportada, estes equipamentos são imediatamente colocados fora de serviço para verificação e reparação, surgindo por vezes situações em que dada a complexidade da avaria detetada, e não obstante as equipas de manutenção se deslocarem rapidamente aos locais, o período de reparação é, infelizmente, mais longo do que o que seria desejado.

De facto as escadas mecânicas da estação Olaias apresentam elevado desgaste mecânico nas cadeias que sustentam e movimentam os seus degraus, tendo como consequência a sua paragem. Para contornarmos esse problema, a Otis, empresa que presta serviços de manutenção de escadas mecânicas ao ML, tem vindo a reparar pontualmente estas falhas através da substituição de partes destas cadeias, cuja degradação impede as escadas de funcionar em segurança. Na presente data, temos fora de serviço a escada nº 9. Porém, esta situação é precária e temporária, e é possível que novas avarias ocorram.
A solução definitiva para a resolução desta situação passa pela substituição integral destas cadeias de degraus – intervenção idêntica à que ocorreu na estação Parque – sendo que o ML já tem em curso um procedimento de contratação para esta reparação. Contudo o prazo previsto para que esta reparação fique concluída aponta para 3 a 5 meses, uma vez que os materiais necessários não existem em stock, tendo que ser fabricados por medida. Nesta perspetiva estimamos que o problema destas escadas fique resolvido definitivamente em dezembro. Até lá todas as avarias que ocorrerem serão tratadas como até aqui.

Já no que concerne ao guarnecimento da estação, o modelo adotado é o de guarnecimento, sempre que haja recursos humanos para tal, de agentes ML e/ou em determinadas situações, por vigilantes ao serviço do Metropolitano. Desta forma todas as estações estão guarnecidas.

A conjuntura dos últimos anos ditou, por diversas vicissitudes, um abrandamento do investimento na manutenção dos meios da empresa, tanto materiais, como humanos, o que contribuiu para um desgaste do serviço prestado.

Neste contexto a empresa, encetou um esforço a vários níveis para inverter a situação, nomeadamente através da admissão de maquinistas, agentes para as estações e o devido investimento na manutenção de comboios. No entanto ainda subsistem problemas de falta de recursos humanos para colmatar a falta de agentes ML nas estações.

Esperamos em breve, com a entrada de 20 novos agentes ML para as estações corresponder às expectativas dos nossos clientes.
Apelamos pois à compreensão de todos. Valorizamos a satisfação dos nossos clientes e estamos empenhados em melhorar o serviço prestado.

Subscrevemo-nos cordialmente,


N. Martins
Gestão de Reclamações
Mário Ramos
Mário Ramos avaliou a marca
5 de novembro 2020

Metro de Lisboa falta de financiamento deixa utentes a reclamar para nada.

Esta reclamação foi considerada resolvida
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.