40.8
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Pedido de facturas online

Rita C
Rita C apresentou a reclamação
2 de julho 2018

Venho por este meio demonstrar o meu desagrado sobre o vosso serviço de emissão de facturas do passe social, pois este novo sistema por vocês implementado nas máquinas de venda automática não me parece ter sido bem divulgado e estruturado. Primeiro que tudo, porque é que deixou de haver a possibilidade de poder fazer este mesmo pedido online através do Portal Viva, que é de longe a maneira muito mais rápida, económica e eficaz para o fazer (apesar das limitações do período permitido para pedir factura após a compra do passe)? E porque é que os utentes não foram devidamente informados desta situação? No meu caso específico, eu preciso impreterivelmente de entregar todos os meses a factura do passe social na contabilidade da minha empresa, e por causa desta situação, estou a perder dinheiro.
É lamentável ver que nem os próprios funcionários do Metro de Lisboa me souberam prestar informações correctas, fazendo-me perder tempo na deslocação até ao Espaço Cliente no Marquês de Pombal, onde a funcionária que me atendeu na passada sexta-feira à tarde nem sequer se dignou a ajudar-me, completamente indiferente ao meu problema. Quando pedi o livro de reclamações e comecei a escrever, a funcionária ficou a olhar para mim com um ar aborrecido, quando havia pelo menos 10 pessoas em fila de espera - inclusivamente chamei-a à atenção para tal facto, perante o qual ela respondeu que não queria atender mais clientes enquanto eu estivesse a escrever no livro de reclamações.
Ainda no tempo de espera no Espaço Cliente, fui abordada por um segurança da estação que não me queria deixar entrar na sala de espera, sabendo ele que eu tinha senha e ainda havendo lugares livres na mesma. Alegou que 'as funcionárias estavam muito nervosas e a sala estava cheia'. Eu preferi esperar fora da sala, não estava a incomodar ninguém nem a fazer ruído, qual foi a necessidade do segurança ser arrogante comigo?

Infelizmente, parece que o nosso dinheiro dos impostos não chega para dar a esta cidade um serviço de transportes decente ou pagar aos funcionários para serem competentes. É lamentável.

Data de ocorrência: 2 de julho 2018
4 de julho 2018
Proc. 103725
Exma. Senhora Rita Caldeira

Recebemos a sua exposição apresentada por esta via em 02/07/2018, cumprindo-nos responder o seguinte:

Desde o passado dia 20 de junho, toda a rede de vendas do Metropolitano de Lisboa se encontra certificada para emitir faturas com NIF no ato da compra, estando afixados dísticos informativos, quer nos postos de venda, quer nas máquinas de venda automática.

No que concerne o Portal Viva, este apenas servia para certificar faturas quando isso não era possível nos postos de venda e máquinas ML.

Neste momento isso já é possível em toda a rede de vendas, sendo da responsabilidade do cliente a inserção ou não do NIF no ato da compra, como em qualquer outro serviço ao consumidor.

Já quanto ao atendimento prestado no Espaço Cliente, temos a referir que é preocupação desta empresa a qualidade do atendimento prestado, intervindo ativamente quando comprovadamente tal não sucede, seja através de um reforço na formação, seja mesmo, e quando tal se justifique, na aplicação de sanções disciplinares.

Tendo em conta o teor da reclamação apresentada, entendemos encaminhar a sua exposição para os serviços competentes para averiguação e atuação em conformidade.

Esperando ter correspondido às suas dúvidas, indicamos os canais da empresa através dos quais poderá obter mais informação, nomeadamente o nosso site – www.metrolisboa.pt, assim como o nosso Centro de Atendimento (telefone 213500115 e e-mail atendimento@metrolisboa.pt).

Atenciosamente,

N. Martins