40.8
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Poucas carruagens em tempo de covid19

Maria Kraut
Maria Kraut apresentou a reclamação
16 de maio 2021
Poucas carruagens na linha azul semana e especialmente ao fim de semana.
Ontem 15.05.2021, mais uma vez usei a linha azul do Metropolitano de Lisboa, e verifiquei que infelizmente apenas circulam comboios com 3 carruagens.
Isto é manifestamente insuficiente para o volume de passageiros que se amontoam nas carruagens sem poder cumprir o distanciamento proposto pela DGS de 2 metros.
O facto de serem colocadas mais carruagens não implica um maior volume de mão de obra (maquinistas), assim sendo porquê insistir em ter comboios muito pequenos?
Esta situação, especialmente ao fim de semana e numa linha longa e movimentada, como é a linha azul, já devia ter sido corrigida. É fácil de ver, basta apanhar o metro num destes dias.
Apelo à direção o favor de corrigir esta situação brevemente e preocupar-se com os seus utentes que lhes dão o trabalho e o salário ao fim do mês. Obrigada.
Data de ocorrência: 16 de maio 2021
25 de maio 2021
Proc. 114929
PQ nº 59893321

Exma. Senhora Maria Kraut,

Acusamos a receção da exposição apresentada por esta via em 2021.05.16, à qual demos a devida atenção.

Gostaríamos de começar por assegurar que o Metropolitano de Lisboa tem adotado todas as medidas que se achem adequadas, em estreito cumprimento das diretrizes globais recomendadas pelas autoridades de saúde e segurança.

Por outro lado, a oferta de transporte prestada pelo Metropolitano em cada uma das suas quatro linhas, consubstanciada nos horários e intervalos entre comboios, é dimensionada em função de critérios de procura e eficiência operacional, tendo em conta a variação da procura, que é naturalmente diferente ao longo do dia, durante os fins-de-semana e feriados e nos períodos de verão e de inverno.

Neste contexto, no que à oferta diz respeito temos vindo a monitorizar em permanecia a procura pelo nosso serviço procurando fazer ajustes, tendo sempre presente a situação pandémica vigente.

No caso em apreço, na semana referida registamos um decréscimo na procura do nosso transporte de 56%, em comparação com o mesmo período num ano normal de operação.

Esta monotorização, bem como as medidas em vigor no ML, podem ser acompanhadas através do nosso website: https://www.metrolisboa.pt/covid-19/.

Sendo que a situação epidemiológica está em constante mutação, estamos atentos e em estreita colaboração com as autoridades governamentais, de saúde e policiais, adotaremos as medidas que se revelem necessárias implementar, momento a momento.

Agradecemos e valorizamos a sua exposição, que nos assiste a dar continuidade ao trabalho que desenvolvemos para melhorar o nosso serviço e garantir a satisfação dos nossos clientes.

Subscrevemo-nos cordialmente,

N. Martins