41.1
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Problema com o passe

Marta Rosado Lopes
Marta Lopes apresentou a reclamação
22 de agosto 2019
Boa noite!
Venho reclamar, porque tenho o passe carregado e válido, e hoje quando o tentei passar na entrada do metro da Encarnação, apareceu a mensagem que o meu passe estava temporariamente inválido! Não estava nenhum funcionário do metro para me resolver o problema na estação. De facto, na estação da Encarnação só estão funcionários de serviço, no início do mês (altura de carregar os passes). Tive de comprar um bilhete e uma viagem. Não é para isso que compro o passe! É absolutamente indecente!! Quando mais tarde apanhei o metro na estação dos Anjos não tive qualquer problema com o passe, o que me leva a concluir que o problema não deveria ser com o meu passe.
Data de ocorrência: 22 de agosto 2019
13 de setembro 2019
Ao Portal da Queixa
No seguimento da reclamação nº 31113719, apresentada em 2019.08.22, pela Sra. Marta Falcão Lopes, cumpre-nos prestar-lhes a seguinte informação:
Algumas estações da rede do Metropolitano são dotadas de postos de venda que efetuam, em todos os dias da semana ou aos dias úteis, a venda de títulos de transporte.
Noutras apenas se encontra disponível a venda automática.
No Metropolitano encontram-se em funcionamento, todos os dias, os seguintes postos:
a) das 7h45 às 20h30
Linha Azul: Colégio Militar/Luz e Jardim Zoológico
Linha Amarela: Odivelas (*) e Marquês de Pombal
Linha Verde: Rossio, Baixa Chiado e Cais do Sodré
Linha Vermelha: Oriente e Aeroporto
b) das 7h45 às 19h45
Linha Azul: Marquês de Pombal
Linha Amarela: Campo Grande
No caso da estação Encarnação, não tem posto de venda ativo, apenas tem venda automatizada.
Na rede Metro, para além do acima referido, por norma há um Agente de serviço por toda a estação, que não efetua operações de venda em posto, devido à exigência de contínua mobilidade das suas tarefas, dando apoio nas vendas em máquinas automáticas, no funcionamento de cartões, nos canais de acesso, nos demais equipamentos da estação.
Em situações como a que refere, havendo a necessidade de presença de um dos nossos Agentes de serviço na estação, não se encontrando estes visíveis, o mesmo pode ser contatado através dos pontos de ajuda localizados nos postes azuis junto aos canais de acesso ou por cima do ecrã das máquinas automáticas, que prontamente irá ao encontro do cliente, de onde se encontrar na estação, para prestar a devida assistência.
Para obviar o sucedido, deveria ter acionado o ponto de ajuda, evitando assim a aquisição de um bilhete.
Embora lamentando o ocorrido, pelas razões expostas entendemos não ser possível dar satisfação ao solicitado.

Subscrevemo-nos, atenciosamente,
L. Silva